quinta-feira, 30 de abril de 2015

A morte de Valmir Louruz

Morreu na última quarta-feira, 29, o ex-jogador e técnico de futebol, Valmir Louruz, na idade de 71 anos. Foi vítima de um mal súbito, quando caminhava por uma das ruas de Porto Alegre, onde residia. Louruz chegou a ser encaminhado para o hospital, mas acabou não resistindo. Ele faleceu por volta das 12h50min no Hospital Santa Casa de Misericórdia, na capital do Estado.

Natural de Porto Alegre, onde nasceu a 13 de março de 1944, Valmir Louruz foi zagueiro e começou a carreira no E.C. Pelotas, em 1967, levado pelo então treinador do clube, Oswaldo Rolla (Foguinho). Jogando em campos de várzea, Valmir chamou a atenção do treinador, que solicitou a sua contratação junto à diretoria do clube pelotense.

Era um quarto-zagueiro técnico, sereno, bom cabeceador e voluntarioso. Posicionava-se bem, uma verdadeira liderança positiva.

Posteriormente, foi emprestado ao Palmeiras em 1968 e contratado pelo Internacional, no ano seguinte. Valmir conquistou três títulos estaduais pelo Inter (1969, 1970 e 1971). Ainda defendeu as equipes de Hercílio Luz, Caxias, CSA e Juventude, onde encerrou sua carreira.

Após pendurar as chuteiras, iniciou em 1980 a jornada como treinador e trabalhou em diversos clubes. Seus títulos mais importantes foram o de campeão da “Copa do Brasil” de 1999, com o Juventude, de Caxias do Sul.

Na ocasião, o time gaúcho eliminou Corinthians, Bahia, aplicou 4 X 0 no Inter em pleno Beira-Rio na semifinal e se consagrou ao segurar um 0 X 0 no Maracanã lotado, diante do Botafogo, após uma vitória por 2 X 1 em casa no jogo de ida.

Outra campanha de destaque de Louruz como técnico ocorreu em 1985, quando levou o Brasil, de Pelotas às semifinais do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o “Xavante” chegou a eliminar o Flamengo, de Zico, com uma vitória por 2 X 0 no Estádio Bento Freitas.

Em Alagoas, Valmir Louruz treinou o CSA entre os anos de 1981 a 1983, regressando em 1986. Em 2006, voltou a treinar o CSA. Foi também um dos responsáveis por trazer o então jogador Luiz Felipe Scolari para o CSA, ainda na década de 1980. Louruz também treinou o CRB em 2009. 

Outros times que treinou: Londrina (PR), Vitória (BA), Náutico (PE), Santa Cruz (PE), Tuna Luso (PA), Paysandu (PA), Jubilo Iwata (Japão), Seleção Olímpica do Kuwait (classificando para os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992), Al Ahli ,da Arábia Saudita, Internacional (RS), Figueirense (SC), Vila Nova (GO), São José (RS), Duque de Caxias (RJ) e Esportivo, de Bento Gonçalves, onde encerrou a carreira, em 2009.

Pego de surpresa com a notícia da morte do amigo – vítima de um AVC, o técnico Dunga, da Seleção Brasileira, recordou a passagem que ambos tiveram pelo futebol japonês juntos e, inclusive, lembrou que foi um dos responsáveis por levar Louruz ao comando do time nipônico, em 1998, onde conquistaram a “Copa Nabisco” e foram vice-campeões japonês.

Títulos. Como jogador: Internacional, Campeão Gaúcho. (1969, 1970 e 1971). Como treinador: CSA, Campeão Alagoano. (1981); Vitória: Campeão Baiano (1989); Júbilo Iwata, Campeão da Liga Japonesa. (1998); Juventude: Campeão da Copa do Brasil. (1999). (Pesquisa: Nilo Dias)

Louruz quando treinava o E.C. Pelotas. (Foto: Uol Esportes)

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Pesquisa histórica

Esse importante trabalho de pesquisa foi realizado pelo pesquisador Marlon Krüger Compassi, (marloncompassi@gmail.com) de Panambi (RS), que nos autorizou a sua publicação. São 19 páginas, de um material histórico único, que vale a pena ser lido. 

A fundação da Federação Rio-Grandense de Desportos

No dia 18 de maio de 1918, à partir das 19 horas, vários dirigentes do futebol da época de diferentes cidades se reuniram no salão principal do Palacete Rocco, no centro de Porto Alegre. O encontro foi definido como o primeiro Congresso do Futebol do Rio Grande do Sul.
A iniciativa partiu da Associação Porto-Alegrense de Desportos APAD, da capital Porto Alegre e da Liga Pelotense de Foot-Ball (LPFB), de Pelotas. A ideia era unir as ligas existentes pelo Rio Grande do Sul em uma única, para a realização de disputas estaduais.

Após várias reuniões, os congressistas reunidos em Assembléia Geral, presidida pelo doutor Francisco Simões Lopes, presidente do S.C. Pelotas, era fundada a Federação Rio-Grandense de Desportos (FRGD).

A primeira diretoria ficou assim constituída: Presidente: doutor Aurélio de Lima Py; Vice-Presidente: doutor Francisco Simões Lopes; 1º Secretário: Nestor Fontoura; 2º Secretário: José Revello e Tesoureiro: doutor Washington Martins.

Foram fundadores da FRGD: a APAD, representada pelo doutor Aurélio de Lima Py); LPFB e demais clubes de Bagé, representada pelo doutor Francisco Simões Lopes; Guarany Foot-Ball Club, de Bagé, representado também pelo doutor Aurélio de Lima Py; Liga Rio-Grandense de Desportos Atléticos (LRGDA), representando todos os clubes da cidade de Rio Grande, representada pelo senhor Nestor Fontoura; Sport Club 14 de Julho, de Santana do Livramento, representado pelo senhor Izolino Leal; Club Sportivo Juvenil, de Caxias do Sul, Sport Club Ferrocarril  e Sport Club Uruguayana, de Uruguaiana, representados pelo senhor Victor Rodrigues, presidente do E.C. Cruzeiro, de Porto Alegre; Montenegro Foot-Ball Club, de Montenegro, Sport Club Nacional, de São Leopoldo e Sport Club Guarany, de Cruz Alta, representados pelo doutor Araújo Vianna. E o S.C. Rio Branco, depois Grêmio Sportivo Bagé, também representado pelo doutor Francisco Simões Lopes, além de José Revello, Washington Martins e Antenor Lemos.

O primeiro presidente, doutor Aurélio de Lima Py, era ligado ao Grêmio, de Porto Alegre, tendo sido presidente do clube em 1912, 1913, 1915, de 1919 até 1922, 1929 e 1930.

A primeira disputa de um campeonato, que deveria ter acontecida em 1918, foi adiada devido a epidemia de “gripe espanhola”, que atingiu todo o Estado. Participariam dele S.C. Cruzeiro, campeão de Porto Alegre, G.S. Brasil, campeão de Pelotas e S.C. 14 de Julho, campeão de Santana do Livramento. A Confederação Brasileira de Desportos (CBD) reconheceu a FRGD em 10 de agosto de 1918.

Assim, a disputa do Estadual só ocorreu em 1919, com a participação somente de Grêmio FBPA, da Capital  e G.S. Brasil, de Pelotas, curiosamente os dois representantes das ligas citadinas que primeiro se manifestaram para a consolidação de uma Federação Estadual.

Era aterradora a “gripe espanhola”: na Europa, dizia-se, causara mais mortes do que a guerra. No Brasil, uma das vítimas foi o próprio presidente da República, Rodrigues Alves, que morreu em 16 de janeiro de 1919, antes de tomar posse.]

Vejamos todo o desenrolar da fundação da FRGD vista pelos dois principais jornais da época: “Correio do Povo” e “A Federação”:

Publicações do “Correio do Povo” de 10 de abril

“FOOT-BALL – O Congresso de Foot-Ball Rio-Grandense reunir-se-á, definitivamente, no dia 13 do corrente. Na semana entrante começarão a chegar os delegados”.

“Correio do Povo” – 1 de maio

“FOOT-BALL - O S.C. 14 de Julho, de Livramento, resolveu fazer-se representar no Congresso de Foot-Ball Rio Grandense, que se reunirá nesta capital, no dia 13 do corrente. Aquelle club telegrafou ao senhor Isolino Leal, nomeando-o seu delegado nesse congresso”.

“Correio do Povo” – 3 de maio

“FOOT-BALL – Entre as várias e importantes adesões de clubs do Estado para o próximo Congresso de Foot-Ball Estadual, à realizar-se no dia 13 do corrente, o senho Victor Rodrigues, presidente do Sport Club Cruzeiro, recebeu hontem o seguinte telegramma da cidade de Uruguayana:

Victor Rodrigues – Presidente Sport Club Cruzeiro – Directoria Sport Club Uruguayana resolveu nomear-vos representante junto Congresso e Associação, com plenos poderes advogar interesses este club. Antecipadamente agradece vosso valoroso auxílio, certo de que não negareis apoio e acceitação vosso nome representante Uruguayana. Saudações sportivas. – Sport Club Uruguayana.”

“Correio do Povo” – 11 de maio

“CONGRESSO DE FOOT-BALL – Prosseguem animados os preparativos para o Congresso de Foot-Ball Rio-Grandense que se reunirá, segunda-feira próxima nesta capital. As sessões realizar-se-ão no Club Caixeiral.

Neste congresso tratar-se-á da fundação da Confederação de Foot-Ball Rio-Grandense. A Associação Porto-Alegrense de Desportos nomeou uma commissão, composta dos srs. Major Bráulio Teixeira, José Rebello e Oswaldo Lautert, para receber os delegados dos diversos clubs do Estado que vem tomar parte no congresso.

Pela mesma associação foram nomeados os doutores Washington Martins, Aurelio Py e Zopyro Ourique e srs. José Rebello e Oswaldo Lautert para represental-a nos trabalhos preliminares do congresso”.

“Correio do Povo” – 12 de maio

“CONGRESSO DE FOOT-BALL - Amanhã, pela primeira vez, neste Estado, reunir-se-á o Congresso de Foot-Ball Rio-Grandense, que tem por fim, não só deste sport, como também da fundação da Confederação Rio-Grandense de Desportos.

Dado o número de clubs que se farão representar é de se esperar que o congresso alcance o mais franco êxito. Alguns delegados já se acham nesta capital, devendo outros aqui chegar hoje. As sessões realizar-se-ão no salão do Club Caixeiral.”

“Correio do Povo” – 14 de maio

“A PRIMEIRA SESSÃO PREPARATÓRIA - Começaram, hontem, os preparativos para a sessão de installação do Congresso de Foot-Ball Rio Grandense, que se realizará neste Estado.

Sem medo de errar podemos affirmar caber ao Rio Grande do Sul a primazia de promover, no Brazil, um congresso desta natureza. O foot-ball, dado o seu desenvolvimento que tem tido entre nós, necessitava que se congregasse debaixo de uma só bandeira, afim de assim ser reconhecido pelas nossas principaes entidades sportivas não só dos demais Estados da União, bem como de outros paízes sul-americanos.

O fim principal, portanto, da reunião nesta capital, do que de melhor  possue o foot-ball rio-grandense é de tratar-se da fundação da Confederação Rio-Grandense Desportiva, a qual uma vez organizada será filiada à Confederação Brasileira de Desportos. 

Tudo faz crer, dado o valor dos delegados que tomarão parte no congresso, que este alcançará o fim desejado que será o congraçamento de todos os clubs deste sport, existentes no Estado.

Achando-se nesta capital muitos de sociedades do interior e conhecidas as adhesões de outras, a Associação Porto Alegrense de Desportos que tomou a sí o encargo de promover este congresso designou o dia de hontem para a inauguração dos seus trabalhos preparatórios.

Assim, hontem, à noite, em uma das dependências da redacção da “Revista Sportiva” realisou-se a primeira sessão preparatória.
Compareceram à esta reunião: o major Braulio Teixeira, pela Associação Porto Alegrense de Desportos; o senhor Francisco Simões Lopes, pela Liga Pelotense; o senhor N. Fontoura, pela Liga Rio-Grandense de Sports Athléticos; o doutor Washington Martins, pelo Sport Club Juvenil, de Caxias; o senhor Victor Rodrigues, pelo S.C. Uruguayana, de Uruguayana; o senhor Arthur Vissentaines, pelo S.C. Ferro Carril, de Uruguayana; o senhor Izolino Leal, pelo S.C. 14 de Julho de Livramento; o doutor Araujo Vianna, pelo S.C. Guarany Cruz Altense, de Cruz Alta; o doutor Aurelio Py, pelo S.C. Guarany, de Bagé e o senhor Carlos Otaviano de Paula, pelo Nacional F.C., de São Leopoldo.

Abrindo a sessão o dotor Zopyro Ourique, vice-presidente em exercício da Associação Porto Alegrense de Desportos, dirigiu uma saudação aos diversos delegados e, agradecendo ao mesmo tempo o concurso que vinham prestar em pról do foot-ball rio-grandense.

Finalisando o seu discurso o doutor Zopyro Ourique solicitou à assembléa que entre os presentes escolhesse o presidente para dirigir os trabalhos do congresso.

Os delegados acclamaram então, debaixo de salva de palmas, para presidente o doutor Simões Lopes, delegado da Liga Pelotense. O doutor Simões Lopes, ao assumir a presidência agradeceu a distinção que lhe era feita pelos delegados das associações sportivas do Estado.

Prosseguindo, congratulou-se com a Associação Porto Alegrense de Desportos pela feliz iniciativa que tivera, promovendo o primeiro congresso de foot-ball neste Estado.

O doutor Simões Lopes convidou para seu secretário o senhor José Rebello, que procedeu à leitura de numerosos telegrammas e offícios de saudação aos congressistas.

Em seguida foram organisadas as diversas commissões, que ficaram assim constituídas: De Estatutos: doutores Aurelio Py e Washington Rodrigues e senhor Nestor Fontoura; Technica de Jogo: majores Braulio Teixeira e Carlos Otaviano de Paula; Orçamento: doutor Araujo Vianna e senhor Victor Rodrigues.

A segunda sessão preparatória realizar-se-á amanhã, às 19 horas.
Provavelmente a sessão de installação do Congresso realizar-se-á na próxima sexta-feira.”

“Correio do Povo” – 15 de maio

“CONGRESSO DE FOOT-BALL – Hontem, pela manhã, e à tarde, estiveram reunidas as diversas commissões do Congresso de Foot-Ball Rio-Grandense.

Nessas reuniões foram estudados os trabalhos que serão apresentados à discussão e approvação nas próximas reuniões. Hoje à noite realizar-se-á a segunda sessão preparatória, devendo amanhã, provavelmente, ser installado oficialmente o congresso.

O senhor Victor Rodrigues representará também o Montenegro Foot-Ball Club, da cidade do mesmo nome, no referido Congresso. A Associação Porto Alegrense de Desportos tem cercado de gentilezas os diversos delegados junto ao Congresso de Foot-Ball.

Hontem, às 14 horas, membros daquella entidade sportiva e os congressistas, em automóveis, percorreram os principaes arrabaldes da capital.

Com um jantar íntimo a realizar-se quinta-feira próxima no Club do Commercio, o Sport Club Cruzeiro reunirá os congressistas sportivos. O Dr. Francisco Simões Lopes, acclamado para presidir às sessões do Congresso de Foot-Ball tem o seu nome ligado ao engrandecimento deste sport, no sul do Estado. Em Pelotas, onde conta grande numero de amizades, exerce elle o cargo de presidente do Sport Club Pelotas.

Hontem, deu-nos o prazer de sua visita o nosso collega Nestor Fontoura, da redacção do jornal “Rio Grande”, da cidade do mesmo nome.

Aquelle confrade aqui veiu representar a Liga Rio Grandense no Congresso de Foot-Ball, actualmente reunido. O sr. Nestor Fontoura é secretário daquella associação sportiva, fazendo parte do Foot Ball Club Rio Grandense.”

“Correio do Povo” – 16 de maio
   
“CONGRESSO DE FOOT-BALL – Sob os melhores auspícios prosseguiram hontem, os trabalhos preparatórios do Congresso de Foot-Ball Rio-Grandense que sabbado próximo será instalado nesta capital.

A reunião de hontem, que se realizou na redacção da revista “Máscara” e que foi presidida pelo doutor Simões Lopes, compareceram os senhores doutores Washington Martins e Aurelio Py, o major Braulio Teixeira, Arthur Vissentaines, Nestor Fontoura, Isolino Leal, Victor Rodrigues e José Rebello.

Ao conhecimento dos congressistas foram levados os Estatutos da Federação Rio Grandense de Desportos, a ser fundada pelo Congresso e que foram elaborados pela commissão composta dos doutores Aurelio Py e Washington Martins e sr. Nestor Fontoura.

Segundo os Estatutos, que se compõem de 42 artigos, a nova  entidade  sportiva constituída  dos Clubs representados no Congresso denominar-se-á, conforme acima, Federação Rio Grandense de Desportos.

A commissão orçamentaria, constituída do doutor Araujo Vianna e do senhor Victor Martins Rodrigues, apresentou o seu trabalho sobre este assumpto, o qual depois de lido e discutido foi approvado.

A commissão encarregada da organização das regras de jogo pelas quaes se regerão os clubs da nova Federação, deu conhecimento dos seus trabalhos, os quaes estão bastante adeantados devendo terminar hoje.

Tratados estes assumptos de interesse, o doutor Simões Lopes encerrou a sessão, fixando para hoje nova reunião preparatória para as 19 e ½ horas.

A installação do Congresso de Foot-Ball realizar-se-á sabbado, à noite, devendo o encerramento effectuar-se na mesma occasião.
Será então eleita a primeira directoria da Federação Rio Grandense de Desportos, que, segundo nos consta, ficará assim constituída: presidente, doutor Aurelio Py; 1º vice-presidente, doutor Francisco Simões Lopes; 2º vice-presidente, Nestor Fontoura; secretário, José Rebello e thesoureiro, doutor Washington Martins.”

“Correio do Povo” – 17 de maio

“Hontem, em uma das dependências da redacção da revista “Máscara”, realisou-se a terceira sessão preparatória do Congresso de Foot-Ball Rio Grandense, que amanhã inaugurar-se-á nesta capital.

Como nas reuniões anteriores, a de hontem foi presidida pelo doutor Francisco Simões, tendo a ella comparecido os senhores doutores Aurelio Py e Washington Martins, Isolino Leal, Nestor Fontoura e José Rebello.

Na reunião de hontem, que se prolongou até às 23 horas, foram tratados assumptos de relevantes serviços para o foot-ball rio-grandense.

Pella commissão constituída dos senhores doutores Washington Martins e Nestor Fontoura foi apresentado o Regimento Interno da Federação Rio Grandense de Desportos por elles elaborados.

Segundo o referido Regimento que é bastante longo o Rio Grande do Sul dividir-se-á em quatro regiões sportivas, que terão respectivamente as suas sédes em Porto Alegre, Pelotas, Uruguayana e Santa Maria.

Essas regiões sportivas foram organisadas para os necessários effeitos do campeonato riograndense de foot-ball, que annualmente será disputado no mez de outubro.

Em cada uma dessas regiões, pelos clubs que della fizerem parte será disputado um campeonato de eliminação. Em seguida, os campeões das quatro regiões bater-se-ão, devendo dellas sair o campeão do Estado.

O regimento occupa-se, também, do regulamento dos jogos e inscripções de jogadores nas differentes ligas para a disputa do campeonato.

Nenhum dos clubs ou ligas poderá d’oravante bater-se com clubs que não façam parte da Federação Rio Grandense de Desportos ou de outros Estados, que não se façam parte da Confederação Brasileira de Desportos.

Lido, discutido e approvado o Regimento Interno da Federação Riograndense de Desportos, o doutor Francisco Simões marcou a quarta e última sessão preparatória do Congresso cuja instalação deixou elle para amanhã, às 20 horas, no salão Caixeiral.

Para a sessão de installação foi deliberado convidar-se as autoridades civis e militares. Hoje os doutores Aurelio Py e Francisco Simões irão, pessoalmente, convidar os doutores Borges de Medeiros e José Montaury, respectivamente presidente do Estado e intendente municipal.

Uma outra commissão da qual fazem parte os senhores Izolino Leal, José Rebello e Nestor Fontoura irá convidar o general Tito Escobar, commandante da 7ª Região Militar; coronel Afonso Emilio, commandante geral da Brigada Militar e imprensa em geral. Por nosso intermédio são convidados para a sessão de installação do congresso as sociedades sportivas e os sportmen em geral.

O doutor Francisco Simões tem recebido muitos telegrammas de  congratulação do interior do Estado pelo modo como está dirigindo os trabalhos do congresso.

Amanhã, às 18 horas, a Associação Porto Alegrense de Desportos offerecerá, no Club do Commércio, um jantar íntimo aos congressistas.

Achando-se nesta capital o doutor Francisco Simões, presidente do Sport Club Pelotas, a directoria do Sport Club Cruzeiro resolveu prestar-lhe uma homenagem bem como a sua exma. esposa. Esta homenagem consistiu no offerecimento de um banquete que se realizou hontem no Club do Commércio.

Em mesa artisticamente preparada tomaram assento o doutor Francisco Simões e exma. esposa e os senhores doutor Zopyro Ourique, Victor Rodrigues, Raymond Louis, Cícero Soares, Juvenal Vasconcellos e Rodolpho Correia Filho.”

“Correio do Povo” – 18 de maio

“CONGRESSO DE FOOT-BALL - Sob a presidência do doutor Francisco Simões, realisou-se, hontem, a quarta sessão preparatória do Congresso de Foot-Ball Rio Grandense, que hoje será installada nesta capital.

Compareceram à reunião os senhores doutores Araujo Vianna e Washington Martins, Nestor Fontoura, Izolino Leal e José Rebello. O doutor Simões levou ao conhecimento dos congressistas que o Sport Club Rio Branco, de Bagé, havia lhe telegraphado adherindo ao congresso e nomeando-o ao mesmo tempo seu delegado.

Disse ainda que o senhor Leopoldo de Souza Soares lhe havia enviado um telegramma participando-lhe que havia instituído uma taça a fim de ser disputada annualmente, entre os “Scratchs” das ligas pertencentes à Federação Rio Grandense de Desportos.

Essa, segundo declara o seu instituidor, que é um enthusiasta sportman, se denomina “Luesol”. Consultados os congressistas sobre a instituição deste premio, todos se manifestaram de accordo.

Prosseguindo a sessão, organizou-se o programma a que obedecerá a installação do congresso e tratou-se de interesse do mesmo.

A directoria do S. C. Internacional prestou, hontem, uma homenagem ao doutor Francisco Simões, presidente do S.C. Pelotas, e que actualmente preside o congresso de foot-ball.

No Grande Hotel, foi-lhe offerecida uma mesa de doces, tendo ao champagne falado, saudando-o o doutor Washington Martins, que poz em destaque os seus méritos de sportman. O doutor Simões, respondendo, agradeceu com palavras de carinho as homenagens que acabara de lhe prestar o Internacional.

Sabemos que uma vez installada a Federação Rio Grandense de Desportos, tratar-se-á de annexar à mesma as secções de remo, tennis e outros sports.

Depois de quatro sessões preparatórias, nas quaes se tratou dos principaes assumptos que motivaram a fundação da Federação Rio Grandense de Desportos, instalar-se-á hoje, às 20 e ½ horas, o  Congresso de Foot-Ball Rio Grandense.

Promovido para tratar de assumptos de interesse para este sport, promette elle vir prestar bons serviços aos clubs de foot-ball do Estado, tornando-os conhecidos não só no Estado como no Brasil.
Ao acto da installação, comparecerão as autoridades civis e militares e o mundo sportivo em geral.

A instalação do Congresso se dará no salão da Confeitaria Rocco e não no Club Caixeiral, como se havia resolvido.

Hontem, os doutores Francisco Simões e Aurelio Py foram pessoalmente convidar para a sessão de installação os doutores Borges de Medeiros e José Montaury, respectivamente presidente do Estado e intendente municipal.

Outra commissão da qual faziam parte os senhores Nestor Fontoura, Izolino Leal e José Rebello convidou o general Tito Escobar, commandante da 7a região militar; coronel Affonso Emilio Massot, commandante geral da Brigada Militar e imprensa em geral. Por nosso intermédio são convidados para a sessão de installação do congresso as sociedades sportivas e os sportsmen em geral.

Às 18 horas no Club do Commércio a Associação Porto Alegrense de Desportos offerecerá um banquete aos congressistas.

O sr. Nestor Fontoura, que veiu tomar parte no Congresso representando a Liga Riograndense, não faz parte da redacção do “Riogrande”, e sim é antigo colaborador deste jornal.”

“Correio do Povo” – 19 de maio

“Congresso de Foot-Ball – A sessão de hontem – A installação da Federação Rio-Grandense de Desportos.


Foi, hontem, installado e hontem mesmo encerrado, o Congresso de Foot-Ball Rio Grandense, talvez o primeiro que se reuniu no Brasil. Essa iniciativa, partida da Associação Porto Alegrense de Desportos, teve o mais franco acolhimento por todos aquelles que se interessam pelo foot-ball entre nós.

As adhesões dos principaes clubs do Estado, foram, por assim dizer, quasi unanimes, dado os importantes interesses que se deviam discutir e tratar no Congresso.

Iniciadas as sessões preparatórias segunda-feira ultima e tendo terminado as mesmas ante-hontem, resolveu-se fazer a installação do Congresso hontem à noite.

Durante os dias em que os congressistas estiveram reunidos procuraram elles o melhor meio de collocar o foot-ball no logar que lhe compete entre os demais sports que neste Estado são cultivados pela nossa mocidade.

Foi tendo em vista o desenvolvimento theorico da mocidade rio-grandense que os congressistas procuraram fundar uma Federação sob os auspícios da qual dever-se-iam disputar as mais importantes provas de foot-ball.

Havendo assim o estimulo, os amantes do foot-ball procurarão, cada vez mais, tornar-se hábeis no modo de jogar. Desse Congresso, pois, esperam-se os melhores resultados, sendo o principal tornarem-se os jovens rio-grandenses homens fortes e robustos.

A sessão de installação do Congresso realizou-se, às 21 horas, no salão nobre da Confeitaria Rocco. Além de grande numero de sportmen compareceu a ella os senhores major João Carlos de Barros, que representava o doutor Borges de Medeiros, presidente do Estado; 1º tenente Moreira Coutinho, ajudante de ordens do general Tito Escobar, commandante da 7ª Região militar; o doutor Washington Martins, pela Associação Porto Alegrense de Desportos; doutor Francisco Simões Lopes, pela Liga Pelotense e Sport Club Rio Branco, de Bagé; senhor Nestor Fontoura, pela Liga Rio-Grandense de Sports Athléticos; senhor Victor Rodrigues, pelo Sport Club Uruguayana, de Uruguayana; senhor Arthur Vissontaines, pelo Sport Club Ferro Carril, de Uruguayana; senhor Izolino Leal, pelo Sport Club 14 de Julho de Livramento; doutor Araujo Vianna, pelo Sport Club Guarany Cruzaltense, de Cruz Alta; doutor Aurelio Py, pelo Sport Club Guarany, de Bagé.

Abriu a sessão o doutor Francisco Simões, que fora eleito para presidir os trabalhos do Congresso, congratulando-se com a Associação Porto Alegrense de Desportos pela iniciativa que tomara de reunir na capital do Estado os principaes clubs e ligas, a fim de se constituir a Federação Rio Grandense de Desportos.

A sua tarefa, accrescentou o orador, era também patriótica porque visava contribuir para o desenvolvimento physico da mocidade riograndense.

A consecução do objetivo do Congresso, antes de ser este inaugurado, estava assegurada, porque todos os delegados, de comum accordo, haviam já ellaborado os Estatutos da nova entidade sportiva, bem como organisado os seus regulamentos technicos.

Em seguida o dotor Francisco Simões solicitou ao senhor José Rebello, que procedesse à leitura dos trabalhos realisados pelas diversas commissões.

Um dos principaes trabalhos apresentados pelas diversas commissões, que tomaram parte nas reuniões preparatórias foi a organisação da Federação Rio Grandense de Desportos, constituída das ligas de foot-ball existentes em varias localidades do Estado.

Essa entidade sportiva, segundo os seus Estatutos, moldados pelos da Confederação Brasileira de Desportos, será o centro director de todas os assumptos referentes à vida sportiva deste Estado.

O seu programma é bastante vasto, vindo perfeitamente cooperar para o congraçamento do foot-ball rio-grandense e, ao mesmo tempo, para tornal-o conhecido nos demais Estados da União e no extrangeiro.

Segundo ainda os estatutos da Federação Rio Grandense de Desportos, uma vez que esta entre em franco funccionamento, filiar-se-á à Confederação Brasileira de Desportos, que por sua vez se acha filiada às Confederação americanas do Uruguay e à Liga de Sports de Amsterdam.

Enquanto não organisar as outras secções dos demais sports, a Federação Rio Grandense fará disputar o Campeonato Estadual de Foot-Ball, dividindo, para isso, o Estado em quatro regiões, tendo por sedes a primeira em Porto Alegre; a segunda em Pelotas; a terceira, em Santa Maria; e a quarta em Uruguayana.

Os clubs de cada uma destas regiões disputarão entre si o campeonato, devendo o vencedor dos mesmos bater-se na prova final com os campeões das outras regiões, afim de saber-se qual delles será o campeão do Estado.

No primeiro anno, o campeonato será decidido em Porto Alegre e, nos annos seguintes na sede onde funcionar o club campeão. Afim de evitar o profissionalismo, a Federação Rio Grandense de Desportos fixa que os jogadores extrangeiros só poderão jogar nos seus clubs federados depois de residirem no Estado, durante três annos.

Um jogador de um club só poderá defender as côres de outros após dois annos de ter deixado a sociedade de que fazia parte.

Terminada a leitura dos Estatutos e do Regimento Interno da Federação Rio Grandense de Desportos o doutor Francisco Simões submeteu-se à discussão e approvação dos delegados.

Fazendo uso da palavra o doutr Zopyro Ouriques solicitou que a discussão e approvação fossem feitas  englobadamente. Concordando todos com a proposta do doutor Zopyro Ourique, foram por unanimidade approvados os Estatutos e o Regimento Interno.

Em seguida o doutor Francisco Simões declarou fundada a Federação Rio Grandense de Desportos constituída de todos os clubs que se fizeram representar no Congresso.

Fazendo uma saudação aos delegados dos clubs presentes à reunião, fallou o senhor Nestor Fontoura, que recebeu muitos applausos ao finalizar o seu discurso.

Prosseguindo os trabalhos o doutor Francisco Simões lembrou aos congressistas que uma vez fundada a Federação Rio Grandense de Desportos devia-se proceder à eleição de sua primeira diretoria.

O doutor Araujo Vianna propoz, sendo aceita por unanimidade e por entre uma salva de palmas, que a primeira directoria daquella corporação ficasse assim constituída: Presidente, doutor Aurelio Py, da Associação Porto Alegrense; 1º vice-presidente, doutor Francisco Simões Lopes, da Liga Pelotense; 2º vice-presidente, Nestor Fontoura, da Liga Rio-Grandense; Secretário, José Rebello e Thesoureiro, doutor Washington Martins.

O doutor Francisco Simões, tomando novamente a palavra, declarou que com o maior júbilo ia empossar no cargo de presidente da Federação o doutor Aurelio Py, sportman conhecido em todo o Estado e cuja escolha seria recebida com prazer por todos os sportmen do Rio Grande.

Depois de ter assumido a presidência, por entre palmas, o doutor Aurelio Py empossou os demais membros da Diretoria nos cargos aos quaes haviam sido acclamados sendo cada um delles saudado com salvas de palmas.

O doutor Francisco Simões continuando a dirigir os trabalhos propoz, sendo acceito, que se passassem telegrammas ao Ministério das Relações Exteriores, que muito se tem interessado pelo foot-ball, ao presidente do Estado e à Liga Metropolitana, do Rio participando a realisação do Congresso de Foot-Ball e a fundação da Federação Rio Grandense de Desportos.

Encerrando a sessão o doutor Simões agradeceu as gentilezas que tinha recebido do mundo sportivo porto alegrense durante sua estada nesta capital e, abraçando o doutor Aurelio Py, declarou que tinha o prazer de, na sua pessoa, abraçar o Rio Grande do Sul sportivo. As suas ultimas palavras foram cobertas com uma salva de palmas.

Publicações do jornal “A Federação” – 11 de maio

“O CONGRESSO – O Congresso Sportivo, de iniciativa da Associação Porto Alegrense de Desportos, vae se reunir na próxima segunda-feira, 13 do corrente.

Além do concurso dos elementos sportivos de Porto Alegre, contará, elle, com o de inúmeras associações estaduaes, das quaes, a maior parte enviarão delegados.

Outras, e entre ellas o 14 de Julho, de Livramento, delegaram poderes a cavalheiros desta capital para represental-as nas reuniões do próximo Congresso de Foot-Ball.

Está redigido nos seguintes termos o telegramma recebido pelo senhor Victor Rodrigues, daquelle club da fronteira:

Victor Rodrigues – Presidente Sport Club Uruguayana – Directoria Sport Club Uruguayana resolveu nomear-vos representante junto Congresso e associação, com plenos poderes advogar interesses este club. Antecipadamente agradece vosso valioso auxilio, certo de que não negareis apoio e acceitação vosso nome representante Uruguayana. Saudações sportivas. – Sport Club Uruguayana.

As reuniões do Congresso realizar-se-ão nos salões do Club Caixeiral.”

“A Federação” – 14 de maio

“O CONGRESSO DE MAIO – várias notas – Suggerido pela Associação Porto Alegrense de Desportos, secundada por um grande número de associações congêneres estadoaes, foi installado, hontem, o Congresso de Foot-Ball Rio Grandense.

Este acto de grande relevância da directriz do sport sul riograndense, é o primeiro, no gênero, que se levou a effeito no Brasil.

Para tratar de assumptos que tão de perto interessam as classes sportivas como os que agora vão formar as ordens do dia do Congresso de Maio, não houve, ainda, em nossa terra abençoada nada de definitivo, apesar das tentativas feitas com aquelle fim no Rio e em São Paulo.

Em vista do numero de clubs que se fizeram representar e, o que é mais de notar, da posição que occupam e da estima que gozam – a Associação de Desportos deve star de parabéns.
                                                        
O Congresso, que ora funciona, vae tratar do congraçamento dos clubs de foot-ball estadoaes e, após isso, conseguindo que seja um regimento para a collectividade, será pleiteada a filiação da dirigente que então surgir, à Confederação Brasileira de Desportos.

Attendendo, pois, ao apello da Associação Porto Alegrense de Desportos e ao objectivo do Congresso, a este enviaram delegados:
Liga Pelotense, doutor Francisco Simões Lopes; Liga Rio Riograndense de Sports Athléticos, senhor Nestor Fontoura; S.C. Ferro Carril, de Uruguayana, senhor Arthur Visontaines; S.C. 14 de Julho, de Livramento, senhor Isolino Leal; S.C. Guarany Cruz Altense, de Cruz Alta, doutor Araujo Vianna e Nacional F.C., de São Leopoldo, senhor Carlos Octaviano de Paula.

Seguem ainda as seguintes representações: senhor Braulio Teixeira, pela Associação Porto Alegrense de Desportos; doutor Washington Martins, pelo S.C. Juvenil, de Caxias; pelo S.C. Uruguayana e pelo Foot-Ball Club Montenegro, das cidades desses nomes; senhor Victor Rodrigues e o doutor Aurelio Py, pelo S.C. Guarany de Bagé.

Na séde da “Revista Sportiva”, hontem, às 20 horas, com a presença de todos os delegados acima, realizou-se a primeira sessão preparatória.

O doutor Simões Lopes, acclamado para presidir os trabalhos, após a passagem do cargo pelo tenente Zopyro Ourique, saudou seus companheiros de lides sportivas, congratulando-se com a Directoria da APAD pela empresa de grande vulto que havia se empenhado.

Após vários trabalhos preliminares, foram eleitas as seguintes commissões: De estatutos: doutores Aurelio Py e Washington Martins e senhor Nestor Fontoura. Technica de jogo: majores Braulio Teixeira e Carlos Octaviano de Paula. Orçamento: doutor Araujo Vianna e  o senhor Victor Rodrigues.

Amanhã, às 19 horas, haverá nova sessão, devendo a installação effectuar-se sexta-feira, dia 17 do andante.
                                            
Hoje, às 14 horas, vários membros da Associação de Desportos passearão, em automóvel, com os delegados ao Congresso pelos arrabaldes da nossa capital.

O Gremio Football Porto Alegrense vae offerecer, provavelmente amanhã, um “five-ó-clock-tea”, em sua séde, aos representantes dos co-irmãos estadoaes.

Com um jantar intimo a realizar-se quinta-feira próxima no Club do Commercio, o Sport Club Cruzeiro reunirá os congressistas sportivos.

Nas recepções dos diversos representantes compareceram, além de outras, as seguintes commissões: pela Associação, tenente Zopyro Ourique, senhores Braulio Teixeira e Victor Rodrigues; pelo Cruzeiro, senhores Cicero Soares, Henrique Avelline e Odilon Oliveira; pelo Grêmio, snhores Oswaldo Siebel e Ernesto Geyer.

Às 14 horas de hoje o presidente do S.C. Cruzeiro, acompanhado por uma grande commissão desse club foram ao Grande Hotel saudar os delegados das ligas Pelotense e Rio Grandense.

Ali, após momentos de agradável palestra, aquelle cavalheiro offereceu lindo bouquet de flores naturaes à esposa do doutor Simões Lopes.”

“A Federação” – 15 de maio

“Festas aos membros do Congresso – Conforme noticiámos, os delegados dos clubs que concorrem ao Congresso de Foot-Ball, visitaram, de automóvel, os arrabaldes desta capital. Acompanhou-os uma commissão da Associação Porto Alegrense de Desportos.

Hoje à tarde os tenistas do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense offerecerão um chá à exma. esposa do doutor Simões Lopes, delegado da Liga Pelotense de Foot-Ball.

O S.C. Cruzeiro reunirá os congressistas no Club do Commércio amanhã à noite. Neste local ser-lhes-á offertado um jantar íntimo.

As diversas commissões nomeadas no dia da 1ª Sessão Preparatória do Congresso do Football, tem trabalhado com o fim de que no dia da installação do mesmo possam apresentar seus trabalhos completamente elaborados.”

“A Federação” – 17 de maio

“O Congresso de Foot-Ball – Effectuou-se, hontem, à noite, mais uma Sessão Preparatória do Congresso de Football Rio Grandense.
Presidiu-a o doutor Simões Lopes, havendo comparecido os demais delegados.

Os senhores Nestor Fontoura e doutor Washington Martins, componentes da commissão incumbida de elaborar o Regimento Interno da futura Federação, apresentaram já seu trabalho. Submetido à apreciação dos congressistas o projeto de Regimento foi, após lido, approvado sem alteração.

Logo depois o doutor Simões Lopes determinou que, amanhã, à noite, no salão do Club Caixeiral, seja definitivamente installado o Congresso de Football Rio Grandense.

Nessa occasião, com a presença das nossas altas autoridades civis e militares e representantes da imprensa e das sociedades sportivas, será fundada a Confederação Rio Grandense de Desportos [sic].

Para convidar os senhores Presidente do Estado, commandante da Região, intendente municipal, secretários de Estado, commandante da Brigada, delegado do Capitão do Porto, e outras pessoas gradas, foram destacadas duas commissões constituídas pelos doutores Aurelio Py e Simões Lopes e outra pelos senhores Nestor Fontoura, José Rebello e Isolino Leal.

Assim, pois, teremos amanhã a installação do Congresso de Football Rio Grandense e da Confederação Rio Grandense de Desportos [sic]. Os congressistas convidam, por nosso intermédio, o mundo sportivo de Porto Alegre para a solenidade a que nos vimos referindo.

Com um banquete, a se realizar, amanhã, no Club do Commercio, a Associação Porto Alegrense de Desportos obsequiará os congressistas do foot-ball riograndense.”

“A Federação” – 18 de maio

“A unificação do foot-ball Estadual?

Temos a honra de convidar a V. Ex. para a sessão de installação do Congresso Rio-Grandense de Desportos, a realizar-se amanhã, às 20 horas, no salão do Palacete Rocco.

Porto Alegre – 17 de maio de 1918

Doutor Francisco Simões Lopes, presidente; José I. Rebello, secretário.

Está redigido nos termos acima o convite que os organizadores do Congresso de Desportos dirigiram às nossas altas autoridades, à imprensa, à sociedades sportivas e à cavalheiros de representação na sociedade porto-alegrense.

Assim, pois, com o acto a realizar-se hoje, no Palacete Rocco e não no Club Caixeiral, como fora deliberado, ficarão ultimados, em these, os trabalhos dos Congressistas de Maio que, desde terça-feira última, se têm reunido diariamente, para o desempenho de suas missões.

Os sportmen porto-alegrenses são, por nosso intermédio, convidados para assistir à solenidade de installação do Congresso de Desportes.

O Sport Club Rio Branco, de Bagé, telegraphou ao doutor Simões Lopes, actualmente nesta capital, pedindo-lhe que aceitasse a  incumbência de represental-o no Congresso de Desportos.

Na sessão de hontem, aquelle cavalheiro communicou aos seus companheiros de trabalho, essa nova adesão assim como scientificou que o sr. Leopoldo de Souza Soares, industrialista de Pelotas, lhe pozera o pedido de offerecer em seu nome uma taça denominada “Luesol”, para ser disputada nos próximos matches dos “scratches” regionais do Estado.

Submetido este offerecimento à votação dos congressistas, foi elle acceito.”

“A Federação” – 21 de maio

“SPORTS – O Congresso de Desportos – Informações:

Após longa serie de profícuas sessões preparatórias o Congresso Rio Grandense de Desportos encerrou, sabbado ultimo, seus trabalhos. A reunião final estiveram presentes os delegados dos clubs desta capital e estadoaes e que eram os seguintes senhores:

doutor Francisco Simões Lopes, pela Liga Pelotense e Sport Club Rio Branco, de Bagé; doutor Washington Martins, pela Associação Porto Alegrense de Desportos; senhor Nestor Fontoura, pela Liga Rio Grandense de Sports Athleticos; senhor Arthur Visontaines, pelo Sport Club Ferro Carril, de Uruguayana; doutor Araujo Vianna, pelo Sport Club Guarany Cruz Altense, de Cruz Alta; senhor Isolino Leal, pelo Sport Club 14 de Julho, de Livramento; doutor Aurelio Py, pelo Sport Club Guarany, de Bagé e senhor Victor Rodrigues, pelo Sport Club Uruguayana e Football Club Montenegro, respectivamente, das cidades desses nomes.

Compareceram, igualmente, ao salão do Palacete Rocco, onde se realizou a solenidade representantes dos senhores doutor Presidente do Estado, commandante da Região, e elevado número de cavalheiros.

O presidente dos trabalhos, doutor Simões Lopes, iniciando a sessão, usou da palavra congratulando-se com seus collegas e com os sportmen sul-riograndenses pelo feliz êxito alcançado pelo Congresso Rio-Grandense de Desportos e, ainda mais, pela grande empresa a que, com rara felicidade se haviam arrolado os congressistas de Maio: a fundação da Federação Rio Grandense de Desportos.

Extendendo-se sobre varias considerações referentes à nova era que que se vae abrir para o sport nas terras dos pampas, ao finalizar sua allocução declarou instalada a Federação Rio Grandense de Desportos.

Essa nova instituição, à qual estão filiados, por ora, os clubs de association de maior destaque no Rio Grande do Sul, vae actuar, em breve, o commando único do nosso grande mundo do sport.

E, quer nos parecer, é única e risonha a esperança para o congraçamento sportivo, a primeira directoria aclamada para dirigir a Federação Rio Grandense de Desportos, por proposta do doutor Araujo Vianna, logo depois de approvados os Estatutos da agremiação recém constituída.

Formaram-na os seguintes cavalheiros: doutor Aurelio Py, presidente (Associação Porto Alegrense de Desportos); doutor Francisco Simões Lopes, 1º vice-presidente (Liga Pelotense); Nestor Fontoura, 2º vice-presidente (Liga Rio Grandense de Sports Athleticos); José Rebello, secretario e doutor Washington Martins, thesoureiro, ambos da Associação Porto Alegrense de Desportos.

Por indicação do doutor Simões Lopes, após ser empossada a nova Diretoria, foram passados telegrammas aos doutores Ministro do Exterior, Presidente do Estado e à Liga Metropolitana de Sports Athleticos, a todos comunicando a fundação da Federação Rio Grandense de Desportos.

Agradecendo as justas deferências de que foi alvo durante sua curta permanência nesta capital, o doutor Simões Lopes, deu por terminada a gestão do Congresso de Desportos do qual surgiu a Federação Rio Grandense de Desportos e, acclamado pelas ovações dos que haviam comparecido à solenidade. Ao encerrar os trabalhos, saudou o mundo sportivo sul-riograndense abraçando o doutor Aurelio Py.

Reinou a mais franca cordialidade no banquete que, no sabbado à noite, a Associação Porto Alegrense de Desportos offereceu aos delegados dos clubs estadoaes que vieram assistir ao Congresso de maio.

Offereceu a festa o doutor Aurelio Py, em nome daquella agremiação sportiva, havendo respondido pelos delegados, o doutor Simões Lopes.

Pelo vapor “Jaceguay” seguiram domingo último, para Rio Grande e Pelotas, respectivamente, o senhor Nestor Fontoura e o doutor Simões Lopes que vieram tomar parte no Congresso de Desportos.

O delegado da Liga Pelotense, doutor Simões Lopes, que veio acompanhado de sua exma. esposa recebeu, a bordo, as despedidas de muitas exmas. famílias e cavalheiros. À madame Simões Lopes foram offerecidos vários bouquets de flores naturaes.”

“A Federação” - 25 de setembro

“Em novembro próximo virão a esta capital quatro clubs campeões da Ligas do Estado disputar com o Cruzeiro o título de campeão do Rio Grande do Sul.

O doutor Aurelio Py, presidente da Federação Rio Grandense de Desportos, está trabalhando, sem esmorecimento, para a realisação deste grande campeonato e para o brilhantismo do mesmo.

Assim sendo, Porto Alegre irá, em breves dias, assistir à lindas festas sportivas, que hão de marcar época nos annaes sportivos do nosso Estado.”

Doutor Aurélio de Lima Py, primeiro presidente da FRGD. (Foto enviada pelo pesquisador Marlon Compassi)

Doutor Francisco Simões Lopes, presidiu o Congresso de fundação da FRGD. (Foto enviada pelo pesquisador Marlon Compassi)

terça-feira, 28 de abril de 2015

Carruíra, “El Maestro”

João Baptista Ferraretto, o “Carruira”, um dos grandes jogadores oriundos do futebol da cidade gaúcha de Rio Grande, sempre foi amador, e garantia que nunca recebeu dinheiro para jogar.

Em 1937 deixou o S.C. Rio Grande e foi para o F.B.C. Rio-Grandense, juntamente com “Cazuza”. E fato curioso, o seu novo clube, que desde 1921 não vencia um certame, conquistou os campeonatos de 1938, 1939 e 1940.

Em 1944 retirou-se dos gramados, voltando em 1946 como técnico do Rio-Grandense. Sua atuação como treinador foi a mais proveitosa, pois conseguiu levar o time ao vice-campeonato estadual, com um time formado em parte por jogadores que foi buscar na várzea.

O Rio-Grandense bateu o Brasil, de Pelotas, o Floriano, de Novo Hamburgo e o Grêmio Santanense. Faltava o Grêmio, de Porto Alegre, mas como os tricolores constituíam a base do Selecionado Gaúcho em organização, a decisão do Estadual foi deixada para depois do Campeonato Brasileiro, em 1947.

Entrementes, “Carruira” foi dispensado da direção técnica. “Essa foi a grande gratidão ao meu trabalho”, desabafou ele, na época. E quando o Rio-Grandense, no início de 1947 voltou ao certame com novo técnico, foi eliminado pelo Grêmio, que assim, obteve o Campeonato Estadual de 1946.

“Carruira” disse que nunca se emocionou tanto no futebol, como quando conquistou o Campeonato Riograndino de 1922, pelo General Osório, que venceu o São Paulo por 3 X 1. “Carruíra” marcou um gol, e seu irmão, “Carruirão”, os outros dois.

“Carruíra” ganhou os títulos de Campeão do Estado, em 1936, pelo S.C. Rio Grande; em 1939, pelo F.B.C. Rio-Grandense, clube que lhe deu também os vices-campeonatos estaduais de 1937 e 1938 e, como técnico, de 1946. Foi ainda campeão de Rio Grande em 1922, pelo General Osório.

Nos 25 anos em que atuou por equipes das Divisões Principais do Estado, um recorde dificil de ser batido, conheceu grandes jogadores: Fruto, no S.C. Rio Grande; Mário Reis, no S.C. Pelotas e Lara, no Grêmio Portoalegrense.

O jornal “O Tempo”, de Rio Grande, edição de 30-12-1949, publicou a seguinte legenda, em uma fota de “Carruíra”: “Eis o maior de todos! A maior glória do S.C. Rio Grande, no tempo do esplendor do futebol papareia. Quando “Carruíra” aparecia em campo, milhares de olhos convergiam para a sua figura, que durante o jogo era um astro brilhando demais entre os outros”. (Matéria publicada no extinto jornal “Diário de Notícias”, de Porto Alegre e nos enviada pelo pesquisador Douglas Marcelo Rambor, de Três Coroas-RS.)

Também me vali do amigo Luiz Ernesto Ferraretto, sobrinho de "Carruíra", riograndino de nascimento e que reside há mais de 35 anos em Canoas (RS) e que gentilmente me passou valiosas informações. Ele tem 60 anos de idade, e como não poderia deixar de ser é um apaixonado por futebol, torcedor gremista e do “veterano” Sport Club Rio Grande, o time mais velho do futebol brasileiro em atividade.

Luiz Ferraretto chegou a jogar nos juvenis do “tricolor” riograndino em 1971, mais para manter uma tradição familiar, do que para fazer carreira. Para minha alegria, ele conta que chegou a ler artigos e matérias que publiquei nos antigos jornais “Folha da Manhã” e ”Folha da Tarde Esportiva”, nos tempos em que trabalhei na Empresa Jornalística Caldas Júnior, Sucursal de Rio Grande.

E também já visitou meus blogs www.nilodiasreporter.blogspot.com e www.reliquiasdofutebol.blogspot.com o que me deixa mais feliz, ainda. Conta que sabe de algumas coisas interessantes dos bons tempos do futebol riograndino, em especial de 1963 a 1968, quando o S.C. Rio Grande tinha um grande time. Costumava ir aos jogos com o seu pai e diz ter muitas saudades dos estádios “Arthur Lawson” e “Torquato Pontes” lotados e das narrações vibrantes do Paulo Corrêa e do Volni Dutra.

A família Ferraretto era toda muito ligada ao S.C. Rio Grande. Não perdiam por nada a tradicional “ceia veterana“, onde anualmente é celebrado o aniversário do clube e até hoje é realizada. Embora ainda “guri”, Luiz ia ao evento junto de seu pai e do seu tio.

E nas andanças pelo futebol daqueles anos memoráveis, teve a oportunidade de conhecer o famoso zagueiro “Fruto” e o inesquecível centro-médio “Tocco”, que foram ídolos do “veterano” e campeões gaúchos de 1936, num passado mais distante. Eles estavam sempre no antigo pavilhão do “Estádio das Oliveiras” como torcedores.

Também lembra de outro campeão, Ernestinho Ernest, que era vizinho dos Ferrarettos, que moravam na rua Francisco Marques e ele na Barão de Cotegipe. O velho “Chinês”, pai do craque “Chinesinho” e o seu Pesce, remanescentes de 1936, tinham uma casa de revistas, “A Gioconda”, parece que na Andradas ou Zalony.

O craque Mário Reis, do E.C. Pelotas frequentava a casa de primos de seu pai, Zeferino, em Pelotas. Todos eram amigos. E muitas vezes iam juntos assistir jogos da “Divisão Especial”, fosse em Rio Grande ou pelo interior, em excursões.

Até hoje Luiz lembra do primeiro jogo do Rio Grande que assistiu. O clube recém havia ganho o “Torneio da Morte”, da 2ª Divisão de Profissionais, contra o São José, de Porto Alegre,  em 1962. Foi em 1963, vitória de 5 X 2 frente o então Floriano, de Novo Hamburgo. O Nico, que na época jogava no “tricolor” fez dois ou três gols, se lesionou e tempos depois foi para o Rio-Grandense.

Em seu Lugar entrou Alcindo, o “Bugre”, emprestado Pelo Grêmio. No retorno ao clube da capital fez grande sucesso, inclusive participando de uma Copa do mundo pela Seleção Brasileira, em 1966, na Inglaterra. O time “veterano” era este: Caetano – Motini – Galego - Kim e Pedro - Lambari e Jadir – Celmar – Jesus - Alcindo e Luisinho. Um timaço, que acabou em 5° lugar no “Gauchão”.

Voltando ao foco principal deste artigo, Luiz Ferraretto conta que os “Carruíras” eram quatro, seu pai, Zeferino Luiz Ferraretto, volante, ou center half como era chamado no passado, os tios Vitor Modesto, goleiro, Arthur, meia atacante e João Baptista, atacante.

O “Carruira” que ganhou fama foi João Baptista Ferraretto, chamado de “El Maestro”, campeão estadual pelo Rio Grande em 1936 e pelo Rio-Grandense, em 1939.

Luiz conta coisas que ouviu do próprio tio. João Baptista Ferraretto, o “Carruíra”, nasceu em Rio Grande, no dia 22 de novembro de 1906. Filho do imigrante italiano, natural de Schio, Ernesto Ferraretto e de Fortunata Enderle Ferraretto. Era o terceiro, de nove irmãos, quatro homens e cinco mulheres.

Cresceu na Avenida Rheingantz, onde sua família residia no prédio de número 60, uma das casas que eram ocupadas pelos funcionários da tecelagem onde seu pai trabalhava como mestre-tecelão.

Os quatro irmãos Ferraretto, apelidados de “Carruíra” iniciaram a prática do futebol no General Osório, clube que dominava o futebol riograndino nas décadas de 1920 e 1930. O “Carruíra” que se tornou famoso, tinha apenas 15 anos. Em 1924 foi para o Rio Grande.

Quem os viu jogar dizia que o craque da família era o Arthur, dois anos mais velho que o João Baptista, mas que por problemas de saúde não conseguiu projeção no meio esportivo.

Vitor foi excelente goleiro e Zeferino Luiz, um "center-half" de grande categoria, 10 anos mais novo que o irmão famoso. Todos tiveram passagens pelo Sport Club Rio Grande e pelo Foot-ball Club Rio-Grandense.

“Carruíra”, atacante nato e goleador, já brilhava como exímio cobrador de faltas e pênaltis. No final desse ano transferiu-se para o Rio-Grandense, onde não foi feliz. Um fato inusitado aconteceu com ele em 1925.

Caçado durante todo o jogo num clássico contra o São Paulo, pelo campeonato citadino, quando o seu marcador lhe bateu bastante, terminada a partida, dirigiu-se ao agressor para cumprimentá-lo e quando o mesmo ficou a altura da mão, desferiu-lhe um soco, o que acabou ocasionando uma pancadaria generalizada que lhe rendeu um ano de suspensão.

Em 1927, cumprida a suspensão retornou ao Rio Grande, onde jogou até 1937, tendo sido campeão gaúcho em 1936, num time recheado de craques que contava com Munheco - Fruto e Cazuza - Juvêncio - Sanguinha e Tocco – Ernestinho – Marzol (Souza) – Carruíra - Chinês e Pesce.

Nesse mesmo ano de 1936, começou a ser criada a lenda de que “Carruíra” nunca errou um pênalti. Foi num jogo, no velho estádio das “Oliveiras”, contra a seleção carioca que tinha craques como Zarzur, Afonsinho, Roberto, Carvalho Leite, Feitiço, Patesco e Leônidas Da Silva, o “Pelé” da época, que dois anos mais tarde estariam na Copa da França (1938).

Essa partida por anos afora passou a constituir uma das glórias do Sport Club Rio Grande. No centro do país ninguém da crônica quis acreditar: o time carioca, com mais da metade da Seleção Brasileira apenas conseguiu um empate em 1 x 1, com o S.C. Rio Grande.

Mas a história daquele jogo, que fez vibrar a cidade foi entremeada de lances folclóricos. Tudo começou quando o Rio Grande abriu o escore com dupla cobrança de pênalti por “Carruíra”. O relato do fato consagrou o nome do jogador.

As reclamações dos cariocas surgiram bem antes da cobrança, pois segundo eles não houvera pênalti. Mas a grande encrenca viria após a primeira cobrança. “Carruíra” cobrou, o goleiro "Panela" defendeu e o árbitro tranquilamente apontou para o meio de campo.

“Não viemos aqui para sermos roubados, gritavam os cariocas. E o juiz, imperturbável, confirmou: “Foi gol. O goleiro de vocês defendeu dentro do gol. Bola ao centro”. Seguiu-se um “foi, não foi”, até que o juiz no auge da irritação deu o assunto por encerrado.

“Foi gol e não se fala mais, porque o “Carruíra” nunca errou um pênalti. Irritados com a posição do juiz, os cariocas queriam se retirar de campo e temendo isso, os dirigentes do Rio Grande sugeriram que o pênalti fosse batido de novo.

O juiz aceitou e avisou: “Vai dar no mesmo, “Carruíra” nunca erra”. Dessa vez o goleador correu para a bola e estufou as redes. Ele era mesmo infalível. Carvalho Leite empatou para os cariocas. Faltando 10 minutos para terminar a partida, o juiz marcou novo pênalti contra os cariocas, que ameaçaram outra vez deixar o campo.

A torcida vaiou e pediu a continuação da partida. O presidente do Rio Grande, num ato de cavalheirismo, mandou que o pênalti fosse cobrado para fora. Alguém muito previdente, alertou: “Presidente, não manda o “Carruíra” bater, porque ele nunca erra...” Marzol foi o encarregado da cobrança e como não tinha a tradição de batedor infalível, chutou para fora e o jogo terminou empatado.

“Carruíra” ficou no Rio Grande até 1937, quando se transferiu novamente para o Rio-Grandense onde foi campeão estadual em 1939,  num time que contava com Brandão - Cazuza e Armando – Martinez - Pacheco e Mariano – Osquínha – Cardeal – Carruíra - Chinês e Plá.

Encerrou a carreira em 1944, aos 38 anos de idade. Depois dirigiu técnicamente o F.B.C. Rio-Grandense. E ainda foi durante muitos anos chefe das Oficinas de Manutenção da extinta Viação Férrea do Rio Grande do Sul, onde aposentou-se

Foi casado com a uruguaia Adalila Saavedra Ferraretto, com quem teve dois filhos, que também foram conhecidos como “Carruíra”. Carlos Jorge, o “Carlinhos”, foi ponteiro direito do Rio-Grandense e João Alberto, atacante do Rio Grande e Juventude de Caxias do Sul, na década de 50. Os dois já faleceram.

“Carruíra” até os últimos dias de sua vida acompanhava o futebol no radinho de pilhas, e era torcedor apaixonado pelo Grêmio, como toda a família Ferraretto. Diversas vezes foi convocado para a Seleção Gaúcha. Chegou a receber propostas dos clubes da capital e do centro do pais, mas nunca quis deixar Rio Grande.

Sempre dizia que o melhor jogador de futebol que viu jogar foi Mario Reis, atacante do Pelotas, na década de 30. Quiseram os deuses do futebol que “Carruíra” nos deixasse durante a “Copa do Mundo”, de 1982. Ele faleceu em 26 de junho daquele ano.

“Carruíra” foi uma figura carismática, que tinha frases sobre o futebol que se eternizaram: “Um time de futebol tem que começar pelo goleiro. Ele tem que ser o mais bonito do time”; “A bola tem que ser tratada com carinho, como se trata uma mulher; “Jogador do meio de campo que joga para os lados, não joga nada. Tem de erguer a cabeça, fazer o lançamento e deixar o atacante na cara do gol”; “Ponteiro tem que ir a linha de fundo e cruzar para trás, para pegar o atacante de frente para o gol e os zagueiros de costas”.


F.B.C. Rio-Grandense, de Rio Grande, campeão gaúcho de 1939. "Carruíra" é o terceiro agachado, contando da esquerda para a direita. (Foto: Arquivo de Nilo Dias)