Depois do jogo entre o "Team do Gaz" e a "The São Paulo Railway", o futebol encontrou dificuldades para se desenvolver, porque apenas o São Paulo Athletic Club, fundado por britânicos em 13 de maio de 1888 praticava a nova modalidade esportiva, resumida aos seus sócios. O alto custo dos uniformes, bolas e equipamentos, tudo importado, inibia a formação de novos clubes de futebol.
Essa situação começou a mudar somente a partir de 1897, com a chegada ao Brasil do imigrante alemão Hans Nobiling, ex-jogador do Germânia, da Alemanha, e apaixonado por futebol, que veio se estabelecer em São Paulo. Ele é reconhecido como o segundo incentivador do futebol no Brasil. O alemão trouxe em sua bagagem uma bola de futebol da marca “Fussball” e os estatutos do Deutschland S. V., de Hamburgo, sua cidade.
Logo que pisou em solo brasileiro, Nobiling já pensava em fundar um time e organizar campeonatos. Naqueles tempos pioneiros o esporte era privilégio de ingleses e dos alunos do Colégio Mackenzie, que fundaram em 1898 a Associação Atlética Mackenzie College.
O professor Augusto Shaw retornara de uma viagem aos Estados Unidos, em 1896 trazendo duas bolas, uma de basquete e outra de rugby. Certo de que seus alunos ficariam encantados com um dos dois esportes, Shaw tomou um susto ao ver que a moçada, em vez de usar as mãos para jogar basquete, chutava a bola. Mas não repreendeu os pupilos. Ao contrário, começou a jogar futebol com a própria bola de basquete. Daí, até o surgimento da Associação Atlética Mackenzie College, foi um passo. O Mackenzie foi o primeiro clube de brasileiros e para brasileiros. Apesar de vitórias esporádicas, nunca foi campeão de nada. O uniforme do time era camisas vermelhas, calções e gravatas brancos.
Tempos depois Nobiling conseguiu montar um time avulso, que passou a ocupar o campo da Companhia Paulista de Transportes, na Chácara Dulley, onde inicialmente o São Paulo Athletic Club fazia seus jogos, antes de fechar seu próprio campo no mesmo local. Era muito comum a invasão do campo pelos cavalos e burros que puxavam os bondes que circulavam pela capital paulista na época.
Esse time passou a ser chamado de “Nobilings Team”, ou time do Nobiling que, ao desaparecer, levou à fundação em 1899 do S.C. Germânia, atual Pinheiros. Também fundou o Sport Club Internacional. Esses clubes seriam mais tarde grandes forças do futebol brasileiro.
A Chácara Dulley, no bairro do Bom Retiro foi o primeiro campo demarcado no Brasil, com as medidas oficiais idênticas às dos gramados da Inglaterra e foi usado pelo São Paulo Athletic Club. Existiam outros campos na cidade, mas a maioria deles não respeitava as marcações oficiais.
Nos primeiros tempos o time de Nobiling, formado na maioria por descendentes de alemães, teve dificuldades para conseguir adversários. Mas, dobrou as resistências ao marcar o primeiro amistoso contra o Mackenzie, em março de 1899, jogo que terminou empatado em zero a zero. Esse amistoso pode ser considerado como o primeiro clássico da história do futebol brasileiro. Depois, o time de Nobiling venceu a Companhia de Gás por 1 x 0, com a presença recorde de 60 expectadores.
Não demorou muito e Nobiling resolveu fundar um clube de verdade. Na primeira reunião não houve consenso para escolha do nome. Cinco votos para Sport Club Germânia, 15 para Sport Club Internacional. Tratava-se de um clube cosmopolita, que reuniria brasileiros, alemães, franceses, portugueses e ingleses.
Os dissidentes germânicos, entre eles Hans Nobiling, dezoito dias depois, a 7 de setembro, fundariam o Sport Club Germania, que tinha como campo a área que ficava na Chácara Witte, atrás da antiga cadeia, onde mais tarde seria construída a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
O Germânia não chegou a disputar nenhuma divisão das diversas versões do Campeonato Paulista, mas merece registro por ter sido uma das primeiras equipes do nosso futebol, e por haver participado das primeiras partidas em nosso país. O Germânia participou, em 1899, do primeiro torneio de futebol que se tem notícia no Brasil, lançando assim as sementes para fazer surgir a Liga Paulista de Futebol e toda a história a partir dela.
Depois de Charles Miller e Hans Nobiling, apareceu Antônio Casemiro da Costa, um brasileiro, que até então morava na Suíça, e veio para São Paulo. Casemiro ajudou Charles Miller a fundar a primeira Liga, a Liga Paulista de Futebol, no dia 14 de dezembro de 1901, na Rua São Bento, n° 03, sala 1, sendo consagrado como seu primeiro presidente.
Tornou-se, ainda, o primeiro grande capitão de um time, o Sport Club Internacional. E, foi o idealizador da entrega de uma taça aos clubes campeões. Fora do campo foi um grande defensor da disciplina, das leis e regulamentos. Dentro do campo, um atleta leal e respeitador. (Texto e pesquisa: Nilo Dias)
Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.
segunda-feira, 3 de março de 2008

Rodrigo Bauer disse...
Nilo, meus parabéns pelo Blog! Está muito bom, com muito conteúdo interessante para os amantes da história do futebol! Sucesso nesta empreitada!!
3 de março de 2008 13:01
Horácio disse...
Olá meu mestre. Tudo bem? Estou feliz em poder compartilhar comentários com o teu Blog. Felicidades!
3 de março de 2008 14:51
Assinar:
Postagens (Atom)