Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Flamengo é penta

Alguns setores da imprensa brasileira insistem em dizer que o Flamengo, com o título conquistado ontem, é exacampeão do Brasil. Isso não é a realidade, trata-se de uma inaceitável injustiça com o Sport, que foi em 1987 o campeão brasileiro de fato e de direito. E com isso deixam de lado aquilo que deveria ser o mais importante e sagrado nos meios de comunicação, a verdade.

Em 1987 a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estava passando por uma séria crise financeira e anunciou que não realizaria o Campeonato Brasileiro daquele ano. Essa decisão motivou os 13 principais clubes de futebol do país, na época - Vasco da Gama, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Santos, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional, Grêmio e Bahia - a fundarem uma associação chamada de Clube dos 13, que planejava organizar seu próprio campeonato.

A CBF, com apoio da Fifa não gostou da idéia e os 13 clubes associados foram ameaçados de desfiliação. Depois, houve o acerto entre clubes e CBF, sendo organizada a Copa União, que teve o patrocínio da Coca-Cola, Varig e Rede Globo de Televisão e que apontou o clube campeão do Brasil naquele ano.

O novo campeonato foi dividido em quatro módulos, sendo o Verde - composto pelos integrantes do Clube dos 13, mais Goiás, Santa Cruz e Coritiba, ficando de fora o Guarani, vice-campeão do ano anterior e o América (RJ), 4º colocado, e o módulo Amarelo, formando assim a 1ª Divisão. A CBF organizou ainda outros dois módulos: Azul e Branco, que classificariam 12 times para a segunda divisão do ano seguinte.

Como forma de conciliar os interesses do Clube dos 13 com os da CBF, a entidade maior do futebol brasileiro colocou no regulamento do campeonato, que os campeões e vices dos módulos verde e amarelo se enfrentariam em um quadrangular final, de onde sairiam os representantes brasileiros na Taça Libertadores da América. Porém, os representantes do Clube dos 13 não concordaram.

Em dezembro de 1987, após a confirmação dos quatro finalistas - Flamengo, Internacional, Sport e Guarani -, a CBF anunciou a tabela do quadrangular, que seria disputado em turno e returno. Alegando que o regulamento foi alterado à revelia do Clube dos 13, Flamengo e Internacional se recusaram a disputar. Com isso Sport e Guarani disputaram o quadrangular, vencendo os jogos contra Flamengo e Internacional por WO. A CBF acabou declarando o Sport como Campeão Brasileiro de 1987, enquanto o Clube dos 13 fez o mesmo com o Flamengo, mesmo sem ter qualquer poder para isso.

Quem representou o Brasil na Taça Libertadores da América do ano seguinte foram Sport e Guarani. O Clube dos 13 e o Flamengo, inconformados com a decisão levaram o caso a Justiça comum. E o que aconteceu? O processo, cuja decisão já se tornou definitiva e sem possibilidade de recurso, deu ganho de causa ao Sport Club do Recife.

A própria Fifa, em seu site, reconhecia até ontem quatro títulos de campeão brasileiro para o Flamengo, que agora passa a ter cinco. Em relação a 1987 a entidade maior do futebol mundial coloca o rubro-negro como campeão apenas do Módulo Verde, da Copa União e não do Brasil, título que é do Sport Recife.

Em janeiro de 1988, quando o resultado do campeonato ainda estava em litígio, o “Jornal do Commercio”, de Recife publicou uma grande reportagem, onde sugeria que Internacional e Flamengo fossem rebaixados para a Série B, por desobediência a entidade maior do futebol brasileiro, o que nunca aconteceu.

A diretoria do Sport convida a quem duvidar que o campeão legitimo do Brasil em 1987, não seja o clube pernambucano, que dê uma passadinha lá na avenida Sport Club do Recife, no bairro da Ilha do Retiro e confira o troféu.

Está no site da FIFA: http://es.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44132/index.html

Perfil del club Falamengo del Brasil

Títulos: 1 Copa Toyota Intercontinental (1981)
1 Copa Libertadores (1981)
1 Copa MERCOSUR (1999)
1 Copa CONMEBOL (1996)
5 campeonatos de Brasil (1980, 1982, 1983, 1992, 2009)
1 Copa Uniao (Módulo Verde - 1987)
2 Copas de Brasil (1990, 2006)
1 Copa de Campeones de Brasil (2001)
1 Campeonato Rio-Sao Paulo (1961)
7 Copas de Rio
31 ligas del Estado de Rio de Janeiro (1914, 1915, 1920, 1921, 1925, 1927, 1939, 1942, 1943, 1944, 1953, 1954, 1955, 1963, 1965, 1972, 1974, 1978, 1979, 1979 (edición especial), 1981, 1986, 1991, 1996, 1999, 2000, 2001, 2004, 2007, 2008, 2009)
Nombres ilustres:Dida, Gerson, Mário Zagallo, Zico, Jorginho, Renato Gaúcho, Bebeto, Leonardo, Romário
Récords: Júnior - 865 partidos
Zico - 508 goles
Página web oficial:http://www.flamengo.com.br/
Partidos
Copa Toyota 1981
Flamengo 3-0 Liverpool (Pesquisa: Nilo Dias)

Time do Flamengo que conquistou ontem, o pentacampeonato do Brasil. (Foto: Divulgação)

Sport ameaça processar veículos que tratarem o Flamengo como hexacampeão

Rafael Menezes, de São Paulo

O Sport Clube do Recife vai processar os veículos de comunicação que tratarem o Flamengo como hexacampeão brasileiro. “Estamos examinando todas as matérias. Estamos dispostos a entrar com uma ação contra os veículos que causarem algum tipo de dano moral para o Sport ou dano material para os patrocinadores”, afirma Eduardo Carvalho, vice-presidente jurídico do clube.

O motivo é o polêmico campeonato de 1987. O time pernambucano é reconhecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como o campeão, mas o Clube dos 13, que organizou a Copa União, considera o clube carioca o vencedor do título naquele ano. Com isso, o Sport argumenta que o Flamengo é apenas pentacampeão.

"O órgão máximo do futebol considera o Sport como campeão em 1987, mas grande parte da mídia considera o Flamengo como hexacampeão. Então, o Sport não é campeão de nada?", ironiza.

De acordo com a CBF, o Flamengo terminou o campeonato daquele ano na terceira posição. Para Carvalho, a imprensa não retrata esse fato.

“Todo mundo está achando que o Sport é contra a imprensa, mas não é isso. Uma pessoa pode considerar que em 1987 o Flamengo tinha o melhor time e até considerá-lo campeão. Isso é uma opinião dela e o clube não vai processá-la. Agora, o veículo de comunicação que homologar o título que o Flamengo não tem, vamos processar”, explica.

A diretoria do Sport divulgou em seu site um comunicado à imprensa, ressaltando sua indignação sobre o fato. “Não pode o Sport calar-se diante de uma informação dessas – pois isso seria negar à sua imensa torcida e a seus sócios o direito legítimo de manter intocável seu título de Campeão Brasileiro em 1987, proclamado pela CBF e garantido por todos os tribunais competentes.

Às Emissoras da Rádio e Televisão

Aos Jornais e Revistas

CIRCULAR 04.DEZ.2009

ASSUNTO: HEXACAMPEONATO ATRIBUÍDO AO FLAMENGO

REFERÊNCIA: NOTÍCIAS VEÍCULADAS RECENTEMENTE

Senhores Diretores e Jornalistas.

Sabe-se que nos últimos dias alguns jornalistas de veículos locais e, notadamente, da região Sudeste, têm se referido ao C. R. FLAMENGO como virtual HEXACAMPEÃO BRASILEIRO.

Acreditamos que tais referências têm sido feitas inadvertidamente, pois é público e notório que esse título não pode ser conquistado pelo FLAMENGO em 2.009, sem ignorar que o Campeão Brasileiro em 1987 é o SPORT CLUB DO RECIFE.

Não pode o SPORT calar-se diante de uma informação dessas – pois isso seria negar à sua imensa torcida e a seus sócios o direito legítimo de manter intocável seu título de Campeão Brasileiro em 1987, proclamado pela CBF e garantido por todos os tribunais competentes.

Ademais, negar esse título ao SPORT é causar enormes danos contra o patrimônio moral e material deste Clube. Assim, com o único propósito de alertar todos os diretores de órgãos de divulgação e jornalistas que os integram, esperamos que nenhuma referência seja feita a virtual ou efetivo título de HEXACAMPEÃO BRASILEIRO ao FLAMENGO.

Esperamos, portanto, não sermos forçados a defender nossos direitos nos tribunais – o que não hesitaremos a fazer, se for negado ao SPORT e à sua imensa torcida, o título de Campeão Brasileiro de 1987.

Na certeza de que contaremos com vosso profissionalismo – sobretudo quanto ao dever da correta informação ao grande público -- de logo agrade-cemos a atenção que for dedicada a essa matéria.

Cordialmente,

SPORT CLUB DO RECIFE

SILVIO ALEXANDRE GUIMARÃES

PRESIDENTE EXECUTIVO