Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Alex, o campeão do jogo limpo

Alex foi um zagueiro exemplo de disciplina, ganhador do “Prêmio Belfort Duarte”, em 10 de agosto de 1977, e símbolo de dedicação ao America Football Club, de onde chegou oriundo do Clube Esportivo Aimoré, de São Leopoldo (RS), pelo qual atuou em 1965 e 1966.

Seu jogo de estreia no clube americano deu-se num empate em 2 X 2 contra o América Mineiro, no ”Mineirão”. Já a estreia no Maracanã aconteceu a 25 de maio de 1967, na vitória por 4 X 2 sobre o Huracán, da Argentina, pelo “Torneio Internacional Governador Negrão de Lima”.

Realizou pelo clube rubro do Rio de Janeiro um total de 673 jogos entre 1967 e 1979, tendo sido campeão da “Taça Guanabara”, em 1974, e duas vezes vice-campeão (1967 e 1975). Foi ainda eleito titular absoluto do time ideal do América do século XX, em votação realizada no ano de 2000.

Ao final de 1948, Alex Kamianecky, seu irmão Miguel e o restante da  família de ucranianos chegou ao Brasil, deixando para trás uma Alemanha destruída pela guerra. Na bagagem, além da esperança por dias melhores, os dois robustos lourinhos de apenas dois anos de idade.

Desembarcaram no Rio Grande do Sul e fixaram moradia em Canoas, uma cidade em franco desenvolvimento, principalmente depois da instalação do “3º Regimento de Aviação Militar”, em 1937.

Alex Kamianecky nasceu no dia 9 de dezembro de 1945, em Hamburgo, na Alemanha. Foi como zagueiro do Clube Esportivo Aimoré de São Leopoldo (RS), que Alex assinou seu primeiro compromisso profissional. Jogava ao lado do irmão Miguel até receber um convite para treinar no Vasco da Gama.

Alex tomou coragem e foi ao Rio de Janeiro, sem imaginar que agradaria tanto ao técnico Zizinho, que depois do primeiro treinamento comparou seu futebol ao lendário Hideraldo Luís Bellini.

Mas uma indecisão dos dirigentes do Vasco, que na época tentavam negociar Brito com o Santos, precipitaram o retorno de Alex para o Rio Grande do Sul.

E foi o próprio Zizinho que indicou Alex ao América, um contato que virou contrato em 1967. A primeira participação no time principal aconteceu no empate em 2 X 2 contra o América mineiro, no Estádio do Mineirão.

No Maracanã, a primeira partida de Alex aconteceu em 25 de maio de 1967, na vitória por 4 X 2 sobre o Huracán da Argentina, confronto válido pelo “Torneio Internacional Governador Negrão de Lima”.

Moço disciplinado, zagueiro leal, Alex ainda carregava o jeitão tipicamente interiorano, o que despertava a malandragem oportunista de alguns atacantes maldosos.

Mas o América contava com Almir Albuquerque, que prontamente inibia os valentões que se metessem com o amigo Alex. E assim, a amizade entre os dois continuou por muito tempo.

Orientado pelo técnico Evaristo de Macedo, Alex foi determinante na grande campanha do América na “Taça Guanabara” de 1967. Abaixo, os registros de uma grande vitória do time de Evaristo:

16 de julho de 1967 – Taça Guanabara – América 3 X 0 Flamengo – Estádio do Maracanã – Árbitro: Cláudio Magalhães – Gols Edu aos 14’ e 20’ do primeiro tempo; Eduardo aos 20’ do segundo tempo.

América: Ita – Sérgio – Alex - Aldeci e Djair. Marcos e Ica. Joãozinho – Antunes - Edú e Eduardo. Técnico: Evaristo.
Flamengo: Marco Aurélio – Murilo – Jaime - Ditão e Válter. Carlinhos e Jarbas. Fio – Zezinho - Ademar e Rodrigues.
Técnico: Modesto Bria.

Em 1970, sob o comando do técnico João Saldanha, Alex fez parte da lista dos 40 pré-convocados para a fase de preparação para a “Copa do Mundo” daquele ano, mas acabou cortado sem chegar a vestir a camisa canarinho.

A maior conquista pelo América foi a “Taça Guanabara” de 1974. Ao todo foram 673 partidas disputadas sem nenhuma expulsão, o que lhe valeu o “Prêmio Belfort Duarte” de disciplina, recebido em agosto de 1977.

Alex nunca machucou um companheiro de profissão, ou mesmo esteve no Departamento Médico por qualquer espécie de contusão. Apenas uma hepatite contraída em 1969, que o afastou por 20 dias dos gramados.

Alex também marcava seus golzinhos, quase sempre de cabeça ou em cobranças de penalidades.

Naturalizado brasileiro, Alex permaneceu no América até 1979. Ao receber o passe livre e se transferir para o Sport Clube do Recife, Alex fez questão de incluir em seu novo contrato uma cláusula para não jogar contra seu ex-clube.

Conforme alguns registros, o zagueiro defendeu ainda por um curto período o América de Natal e Moto Clube de São Luís, onde encerrou pela primeira vez sua carreira como jogador.

Posteriormente, Alex ainda retornou aos gramados para defender o São Cristóvão em 1982, que na oportunidade disputava a Segunda Divisão do campeonato carioca.

Depois do futebol, Alex trabalhou como Representante Comercial de materiais de informática. Atualmente, mora em Canoas (RS). É empresário e ocupa-se também revelando jogadores.

No ano 2000, uma eleição promovida pela revista Placar colocou Alex Kamianecky no “Melhor América de todos os tempos”. Alex também está entre os jogadores homenageados no Hall da Fama do Estádio do Maracanã.

Desde13 de maio de  2017, a história de 13 anos, marcada por identificação, regularidade, liderança e amor pelo América que encantou o Rio de Janeiro - e o Brasil -, no fim dos anos 60 até o fim da década de 70, está registrada no livro "Alex Coração Americano: o campeão do jogo limpo", livro-homenagem de autoria de Sílvio Köhler.

Além de Alex, o lançamento do livro também contou com depoimentos de personalidades como Apolinho, Dé Aranha, Edu Coimbra, Iata Anderson, Jairzinho Furacão e Zico. (Pesquisa: Nilo Dias)