Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

A morte de Roberto Avallone

Morreu na manhã de hoje em decorrência de um infarto agudo do miocárdio, em São Paulo, onde residia, o conhecido jornalista esportivo, Roberto Francisco Avallone, aos 72 anos de idade, completados na última sexta-feira (22).  

Após uma carreira de mais de 50 anos na imprensa esportiva, Avallone morreu por volta das 9 horas, passou mal em casa e chegou a ser atendido por bombeiros e levado ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiu. Era paulista da capital, onde nasceu em 22 de fevereiro de 1947.

Formado em Ciências Sociais pela PUC São Paulo, Roberto Avallone começou sua carreira no jornalismo em 1966, quando foi contratado pela versão paulista do jornal “Última Hora”, dirigido por Samuel Wainer.

Em 1967, foi para o “Jornal da Tarde”, onde ficou por 23 anos, 12 deles como chefe de reportagem esportiva. Foi ainda no JT que obteve dois "Prêmios Esso" como chefe da equipe que fez a cobertura das "Copas do Mundo" de 1978, na Argentina, e de 1986, no México.

Em 1984, tornou-se o diretor de esportes da “TV Gazeta”, de São Paulo e, a partir do ano seguinte, passou a apresentar o programa “Mesa Redonda”, sempre com muita irreverência. 

Com matérias investigativas, reportagens, entrevistas e polêmicas, muitas vezes o programa foi líder de audiência, o que começou a chamar a atenção de outras emissoras para esse tipo de atração em suas grades. Cobriu mais outras quatro Copas do Mundo.

Desligou-se da emissora em 2003, quando se mudou para a “RedeTV!”, onde fez o “RedeTV! Esporte” e o “Bola na Rede”, até sair, em 2005. Nesse mesmo ano, foi contratado pela “Rede Bandeirantes de Televisão”. Entre 2005 e meados de 2007, esteve apresentando os programas “Esporte Total” e “Esporte Interativo”, além de participar do “Jornal da Band”.

Também trabalhou nas rádios “Eldorado”, “Jovem Pan”, “Globo”, “Bandeirantes”, “Capital”, “Record” e “BandNews FM”. Apresentou o programa “No Pique”, na “CNT”, de 2009 até 2012. Mantinha um blog em parceria com o “Universo Online”. Em 2015, foi contratado pelo “SporTV”, para debater semanalmente no “Redação SporTV”.

Seu estilo inconfundível criou seguidores, imitadores e fez a festa de programas humorísticos que satirizavam o estilo de programa de debates de futebol do qual Avallone era o maior expoente. Ele não se irritava com isso. Considerava uma homenagem.

Há telespectadores que ainda lembram até de anunciantes do programa por causa da entonação de Avallone. Como uma marca de sapatos em que ele girava o dedo ao falar o texto, como uma aspas, para dizer que os modelos eram "mezzo punto" (meio ponto).

Era anunciante usado pelo próprio Avallone que tinha dedos maiores em um pé do que no outro. Isso fez com que já no período em que trabalhou no “Jornal da Tarde”, na década de 60, fosse chamado de "Dedão". Ele ficava furioso com o apelido.

Tão bravo quanto ficou na briga que teve com o também apresentador Milton Neves, ao vivo, em uma das edições do "Mesa Redonda". Discussão que teve jeito de debate eleitoral, com mediador, réplicas e tréplicas.

O momento entrou para o folclore da TV brasileira porque como aconteceu em 1997, quando a Internet não estava popularizada, a história correu no boca-a-boca. Não foram muitos os que viram as cenas ao vivo. Até que apareceu uma gravação do programa no YouTube. O clipe dura 40 minutos. Avallone e Neves anos depois fizeram as pazes.

Diversos clubes e jornalistas usaram as redes sociais para se despedir de Roberto Avallone, que morreu nesta segunda-feira, 25, vítima de ataque cardíaco, aos 72 anos, em São Paulo. 

Vários deles repetiram seus bordões, como “no pique”, “pitadinha histórica”, o uso do termo “exclamação” e “interrogação” ao final das frases e contaram histórias sobre o ex-apresentador do “Mesa Redonda”, da “TV Gazeta”.

O jornalista Milton Neves foi o primeiro a dar a notícia da morte e postou uma foto com o colega. “Mais um dia triste para o jornalismo brasileiro”, escreveu Milton, que recentemente perdeu outro amigo, Ricardo Boechat. O Palmeiras, clube de coração de Avallone, e os rivais Corinthians, São Paulo e Santos também enviaram notas de pesar.

O Palmeiras publicou uma nota em seu Twitter hoje lamentando a morte do jornalista Roberto Avallone, que era torcedor do clube. Na mensagem, o time alviverde "deseja força aos amigos e familiares do jornalista palmeirense", que tinha 72 anos e sofreu um infarto.

"A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta o falecimento de Roberto Avallone e deseja toda força aos amigos e familiares do jornalista palmeirense", diz a mensagem.

O programa "Redação SporTV", onde recentemente Avallone teve participações, também homenageou o jornalista, levando ao ar um comentário sobre a “Copa Rio” de 1951 na qual o Palmeiras se sagrou campeão.  (Pesquisa: Nilo Dias)