Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Morre ex-jogador do Figueirense

Morreu na noite de sábado (6/10) o ex-jogador Ramon Costa, revelado pela base do Figueirense, de Florianópolis (SC). Ele tinha 31 anos de idade e sofreu uma parada cardiorrespiratória quando participava de um jogo de futebol suíço entre amigos, na cidade de Araranguá, no Sul do Estado.

Conforme os colegas do jogador, ele havia treinado durante a tarde de sábado no Araranguá e a noite foi para a partida de futebol, em um gramado sintético da cidade. Após quatro minutos de jogo, e ter marcado dois gols, não se sentiu bem e caiu em campo.

O juiz parou o jogo e Ramon chegou a ser conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o hospital, mas não resistiu. Os médicos tentaram por mais de uma hora a ressuscitação do atleta, sem êxito.

Em 2007 ele ganhou notoriedade ao marcar três gols no rival Avaí. A partir dai passou a ser conhecido como o “rei dos clássicos”, pois sempre costumava anotar gols contra o tradicional adversário.

Naquele mesmo ano fez parte do elenco do Figueirense que se sagrou vice-campeão da Copa do Brasil, perdendo o jogo final para o Fluminense, do Rio de Janeiro. Jogou ainda pelo Caravaggio, do distrito de igual nome, em Nova Veneza, que disputou o Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) e Metropolitano, de blumenau.

Em 2009, o atleta teve de encerrar a carreira profissional, ao descobrir que tinha sérios problemas cardíacos. Mas não abandonou o futebol definitivamente, pois defendia o time amador do Araranguá, equipe de sua cidade natal.

Ainda este ano participou do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Criciúma, defendendo o time do Boa Vista.

Em seu perfil social na internet, Ramon mantinha fotos da época de profissional, com registros do time do Figueirense de 2007. Os ex-companheiros André Santos e Felipe Santana usaram as redes sociais para expressar o luto pela morte.

O jogador deixou a esposa e um filho. O velório aconteceu no cemitério municipal Cruz das Almas, que fica na Avenida Getúlio Vargas, em Araranguá – ao lado do Supermercado Angeloni. O enterro foi às 16 horas de domingo. (Pesquisa: Nilo Dias)