Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Mais um clube gaúcho torna-se centenário

O Clube Esportivo Bento Gonçalves, conhecido apenas como Esportivo, é mais um clube gaúcho e brasileiro a se tornar centenário. Fundado no dia 28 de agosto de 1919, o clube tem sua sede na cidade de Bento Gonçalves.

O primeiro jogo oficial foi disputado no dia 21 de setembro do mesmo ano, tendo empatado pelo placar de 1 X 1 com a equipe do Garibaldi. O primeiro título amistoso foi em 1939, quando ganhou a “Taça Perdigueiro.”

A primeira conquista a nível estadual ocorreu em 1969, com o título da segunda divisão do “Campeonato Gaúcho”, estabelecendo assim uma expansão da marca do clube para todo o Estado.

No ano seguinte, em 1970, a equipe passou a disputar a primeira divisão do “Campeonato Gaúcho”, onde, naquele mesmo ano, se sagrou campeã do interior, ao terminar o campeonato na quarta posição.

Os principais títulos conquistados pelo clube foram a “Copa FGF” de 2004, a “Copa Governador do Estado” em três oportunidades, a “Divisão de Acesso” do “Campeonato Gaúcho”, também em três oportunidades e o “Campeonato do Interior” em seis oportunidades.

A equipe já participou de competições nacionais, como a “Copa do Brasil”, onde atingiu a segunda fase em 2005, bem como três vezes da “Série B” e outras três da “Série C” do “Campeonato Brasileiro”. Atualmente, integra a “Divisão de Acesso” do “Campeonato Gaúcho”.

Os jovens da recém formada cidade de Bento Gonçalves praticavam futebol aos finais de semana, jogando em campos improvisados, terrenos baldios, ou locais cedidos por alguma família, espalhados por diferentes zonas da cidade.

A cidade já possuía alguns times amadores, os principais eram São Luiz, Canto-Fura, Liberal e Caramuru. Por serem amadores, estes clubes não tinham consistência para enfrentar igualmente agremiações das cidades vizinhas de Caxias do Sul, Garibaldi, Carlos Barbosa, Alfredo Chaves, Prata e Montenegro.

Com a ideia de representar a cidade em competições intermunicipais, Leonardo Carlucci lançou a ideia de fundar um clube que pudesse tomar parte nas competições intermunicipais.

A sugestão foi aprovada por todos e foi criado o clube, que a princípio chamava-se "Club Sportivo Bento Gonçalves", afirmando a forte influência italiana. Em 24 de agosto de 1919, o clube formado, elegeu seu primeiro presidente, Gastão de Almeida, e vice-presidente, Ernesto Lorenzoni.

A inauguração do clube, no dia 21 de setembro de 1919, foi tida como um grande evento na cidade, marcado pelo comparecimento dos associados e vários convidados no ato realizado.

Depois, foram assistir ao primeiro jogo da equipe, enfrentando o Garibaldi. Antes da partida ocorreu a apresentação da banda de Bento Gonçalves.

Referente ao jogo entre os clubes de Bento Gonçalves e de Garibaldi não existem muitos relatos, porém sabe-se que a partida terminou empatada em 1 X 1.

O Esportivo estava assim escalado: Pasquetti - Holleben e Salton. Cardoso - Turcato e Enricone. Zanoni – Fedullo – Bissaco - Ros e Ponzoni.

Logo após sua fundação, o Esportivo começou a construir sua trajetória pelo interior do estado do Rio Grande do Sul. Como resultado disso, as agremiações de caráter amador que pertenciam a cidade de Bento Gonçalves acabaram cessando suas atividades, devido ao fato de praticamente todos os jogadores terem se transferido para o Esportivo.

O Esportivo em seus primeiros anos de existência realizava muitas excursões para as cidades vizinhas de Garibaldi e Carlos Barbosa. As viagens até o destino das partidas eram realizadas por meio de trem, carroças ou a cavalo.

Como os jogadores não recebiam nada pelos seus serviços e nem todos podiam cobrir as despesas de tais viagens, outros jogadores mais favorecidos economicamente e sócios custeavam esses valores.

Uma rivalidade grande com equipes de Caxias do Sul foi formada. Os principais adversários eram o Juvenil, Juventude e Americano. Os times caxienses eram mais antigos e possuíam reforços de jogadores estrangeiros, principalmente uruguaios que eram famosos na época.

Relatos afirmam que a rivalidade era tanta que muitas vezes as partidas não eram concluídas por confusões geradas dentro do campo de jogo. Porém, ao término do confronto, à noite o time mandante oferecia um baile aos visitantes, onde ocorria uma confraternização.

No ano de 1923, a cidade de Bento Gonçalves recebeu a equipe do Grêmio Foot Ball Porto Alegrense, que enfrentou o time local. O Esportivo terminou o primeiro tempo vencendo por 2 X 0 .

Entretanto, o Grêmio, comandado por Eurico Lara conseguiu se sobressair na segunda etapa devido ao melhor preparo físico, marcando seis gols e vencendo o jogo pelo placar de 6 X 2.

Somente 15 anos depois da visita do Grêmio, no dia 23 de outubro de 1938, o Esportivo disputou novamente um jogo com outro tradicional clube de Porto Alegre.

O Sport Club Internacional realizou um amistoso com o Esportivo, marcado por grande festividade, e homenagem do Esportivo presenteando o Internacional com um buquê de flores.

Na partida, a equipe do Esportivo obteve uma vantagem de 3 X 1, porém não resistiu à pressão imposta pelo Internacional, que empatou o jogo em 4 X 4.

Apenas 22 anos depois de sua fundação, no dia 24 de setembro de 1941, o Esportivo deu os primeiros passos para adquirir o próprio estádio. Erny Hugo Dreher, presidente do clube, enviou ofício ao então prefeito de Bento Gonçalves, João Dentice, solicitando junto a prefeitura a doação de um terreno para a construção de seu estádio.

Primeiramente, o presidente Dreher expôs que há mais de 20 anos já havia solicitado junto à prefeitura um terreno para a prática do futebol pelo clube. Também, disse que o terreno cedido pela prefeitura foi cercado e a infraestrutura melhorada com despesas pagas pelo próprio clube, mas que as melhorias já não se encontram mais em boas condições.

Outro ponto destacado pelo presidente do Esportivo foi a solicitação de auxílio financeiro de sete contos e quinhentos mil réis à prefeitura, para uma reforma no campo que já não estava em boas condições, principalmente para prática do futebol.

No ano seguinte, em 19 de abril de 1942, foi lançada a pedra fundamental para a construção do novo estádio. Enquanto as obras do estádio seguiam, o Esportivo continuava sua caminhada em jogos, já percorrendo todo estado, participando inclusive do campeonato estadual amador.

A inauguração do estádio do Esportivo ocorreu três anos depois de iniciadas, em 26 de agosto de 1945. A maior renda vista no estádio do Esportivo, nesta época, foi na data de sua inauguração, em uma partida comemorativa contra o Clube Atlântico da cidade de Erechim.

Cerca de quatro mil espectadores estavam presentes gerando uma renda de quase 900 mil cruzeiros, recorde no Estado naquele período. Os jogadores de ambos os times foram recebidos com fogos, confetes e serpentinas.

Dante Marcucci, fundador do Juventude, de Caxias do Sul sobrevoou as imediações do estádio com a esquadrilha de aviões do aeroclube de Caxias do Sul.

Além disso, clubes do Estado enviaram presentes ao Esportivo, parabenizando o clube pela data. A partida terminou empatada em 0 X 0. O estádio, denominado “Estádio da Montanha”, estava localizado em uma área elevada da cidade, onde hoje é o bairro “Cidade Alta”.

Em 1952, a equipe disputou sua primeira competição profissional, a “Segunda Divisão”, onde foi eliminado na fase de grupos. Jogou os campeonatos de 1953, 1954, quando foi campeão do torneio da zona leste e classificou-se para a fase final, onde terminou na terceira colocação. 

Em 1955, não participou de nenhum campeonato. Em 1956 e 1957 a equipe classificou-se para as semifinais e terminou a competição na terceira e quarta colocação, respectivamente. Entre os anos de 1958 e 1968, a equipe disputou os torneios preliminares da “Segunda Divisão”, porém não conseguiu classificar-se para a fase final.[

Continuou as disputas em 1969, alcançando pela primeira vez classificação para a primeira divisão do “Campeonato Gaúcho de 1970Entre os anos de 1971 e 1978, a equipe não fez grandes campanhas no “Campeonato Gaúcho”, terminando na terceira colocação nas edições de 1971 e 1976 e na quarta colocação em 1973 e 1978.

Nesta década, a equipe conquistou vitórias importantes sobra a dupla Grenal. Contra o Grêmio venceu por 5 X 2 em 1971, encerrando a sequência de 24 partidas sem derrotas da equipe, e contra o Internacional, onde venceu por 2 X 1, sendo a primeira equipe do interior gaúcho a vencer no “Estádio Beira-Rio”.

Já na edição de 1979, a equipe fez a melhor campanha da sua história no Campeonato Gaúcho. A equipe conquistou 17 pontos e foi vice-campeã do “Campeonato Gaúcho”, terminando o campeonato a frente de equipes tradicionais, como o Internacional e Juventude.

Com a conquista, a equipe teria direito de disputar a primeira divisão do “Campeonato Brasileiro”, porém, segundo anunciado pela “Federação Gaúcha de Futebol”, a equipe não teria um estádio adequado para a disputa da primeira divisão.

Entre 1970 e 1991, a equipe disputou a “Copa Governador do Estado”, na qual foi campeã em três oportunidades. 

No dia 30 de maio de 1979, ocorreu um jogo histórico no futebol brasileiro. O Esportivo enfrentou o Grêmio na “Montanha”, num jogo disputado com muita neve, numa temperatura que chegou a -2 °C. Pessoas que filmavam a partida aproveitaram para fazer tomadas deste jogo histórico. A partida terminou em 0 X 0 e foi batizada como "O Jogo da Neve".

Além destes títulos, a equipe também conquistou o “Campeonato do Interior Gaúcho” em seis oportunidades (1970, 1971, 1976, 1979, 1982 e 1987), título que era muito cobiçado pelas equipes do interior gaúcho na época.

No “Campeonato Gaúcho” de 1980, a equipe foi rebaixada para a “Segunda Divisão”. Na “Segunda Divisão” de 1981, a equipe terminou a primeira fase na primeira colocação e foi promovido novamente para a “Primeira Divisão”.

Na década de 80, a equipe passou a disputar competições a nível nacional, participando do “Série B” em três oportunidades. Em 1983 terminou na terceira colocação com seis pontos ganhos em cinco jogos, tendo duas vitórias, dois empates e uma derrota, não conseguindo qualificar-se para a próxima fase.

Disputou pela segunda vez em 1987, terminando na última colocação, com apenas dois pontos ganhos em cinco jogos, com nenhuma vitória, dois empates e três derrotas.

A última participação na “Série B” foi em 1989, terminando novamente na última colocação, com apenas dois pontos ganhos em 10 jogos, com nenhuma vitória, dois empates e oito derrotas.

A equipe participou da “Série C” também por três oportunidades. Na primeira participação, em 1988, ficou na terceira colocação com nove pontos ganhos em seis jogos, apenas a dois pontos da classificação para a próxima fase.

Participou novamente em 2004, terminando novamente em terceiro lugar, com cinco pontos conquistados em seis jogos, tendo uma vitória, dois empates e três derrotas.

Sua última e melhor participação foi na edição de 2007, onde foi eliminado somente na terceira fase.

No “Campeonato Gaúcho” de 1997, a equipe foi rebaixada após terminar o campeonato na última colocação, conquistando apenas sete pontos em 13 jogos disputados, com uma vitória, cinco empates e sete derrotas.

Já em 1999, a equipe conquistou seu bicampeonato da “Segunda Divisão”. No quadrangular final, a equipe terminou novamente na primeira colocação, com 15 pontos ganhos em seis jogos, tendo cinco vitórias e uma derrota, sagrando-se bicampeão da “Segunda Divisão” e conquistando a vaga para a “Série A” de 2000.

Entre os anos de 2000 e 2004, a equipe não fez campanhas de destaque no “Campeonato Gaúcho”, terminando sempre entre a quinta e a sétima colocação.

O ano de 2004 foi marcado por grandes conquistas para a equipe. No dia 29 de fevereiro de 2004, o Esportivo inaugurou seu novo estádio, o “Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos”, durante amistoso contra o Pelotas, onde venceu por 2 X 0, com o primeiro gol marcado pelo jogador Ernestina do Esportivo.

O estádio, com capacidade para 12.859 pessoas, na época da inauguração era o terceiro estádio mais moderno do Rio Grande do Sul, ficando atrás apenas do “Estádio Beira-Rio” e “Estádio Olímpico Monumental”.

A construção do estádio foi iniciada em 1983, levando 21 anos para ser concluída. No dia 4 de abril de 2004, um mês após a inauguração, um clássico Grenal, válido pelo “Campeonato Gaúcho”, foi disputado no estádio, terminando com a vitória do Internacional pelo placar de 2 X 1.

Neste mesmo ano, a equipe disputou a primeira edição da “Copa FGF”, organizada pela “Federação Gaúcha de Futebol”. Na grande final, enfrentou a equipe do Gaúcho. No primeiro jogo em 15 de novembro, no “Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos”, a equipe do Esportivo venceu por 3 X 0, com gols de Cadu, Caio e Jal.

No jogo de volta em 21 de novembro, no “Estádio Wolmar Salton”, a equipe venceu novamente por 2 X 0, conquistando o título e classificando-se para a “Copa do Brasil” de 2005. Além do título, o jogador Fernando Rech, do Esportivo foi o artilheiro da competição, com 13 gols marcados.

Classificado, disputou a “Copa do Brasil” de 2005. Na primeira fase, a equipe eliminou o Londrina, vencendo o primeiro jogo por 4 X 1 e perdendo o segundo jogo por 2 X 0.

Na segunda fase, enfrentou o Fluminense. O primeiro jogo, no “Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos”, a equipe do Fluminense venceu por 2 X 1, com dois gols do jogador Gabriel.

A segunda partida foi histórica para a equipe, era a primeira vez que iriam jogar no “Estádio do Maracanã”, considerado o templo do futebol mundial na época.

Novamente o Fluminense venceu, por um placar de 1 X 0, com gol marcado pelo jogador Marquinho, eliminando o Esportivo da competição.

No “Campeonato Gaúcho” de 2010, a equipe foi rebaixada para a “Segunda Divisão”, após terminar o campeonato na penúltima colocação, com 10 pontos conquistados em 15 jogos, com três vitórias, um empate e 11 derrotas. Na “Segunda Divisão” de 2011, a equipe foi eliminada na segunda fase.

Na edição de 2012, a primeira denominada "Divisão de Acesso", ganhou o direito de disputar a “Primeira “Divisão” de 2013.

Na partida de ida da final, a equipe venceu por 2 X 1 em jogo no “Estádio Vermelhão da Serra”. No jogo de volta no “Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos”, a equipe manteve o empate por 1 X 1 e conquistou o tricampeonato da “Divisão de Acesso”. A campanha perfeita da equipe no campeonato fez com que ela ganhasse o apelido de "Polenta Mecânica".

Em 2014, no dia 5 de março, num jogo contra o Veranópolis, no estádio “Montanha dos Vinhedos”, o Esportivo venceu por 3 X 2 e, após o apito final, o árbitro Márcio Chagas da Silva encontrou bananas em seu carro, estacionado no local reservado para árbitros dentro do estádio.

No dia 13 de março, ocorreu o primeiro julgamento deste caso, na sede da “Federação Gaúcha de Futebol”. O julgamento, que teve início às 17h30min, durou mais de quatro horas. Como resultado, o Esportivo perdeu cinco mandos de campo e teve que pagar uma multa de 30 mil reais.

No dia 10 de abril, ocorreu o segundo julgamento deste caso, também na sede da “Federação Gaúcha de Futebol”. Neste julgamento, por 6 votos a 2, o Esportivo perdeu nove pontos, 5 mandos de campo e foi multado em 30 mil reais.

Coube ao clube tentar recurso no “Superior Tribunal de Justiça Desportiva”, no Rio de Janeiro. Em novo julgamento, dia 17 de julho, o Esportivo recuperou seis dos nove pontos perdidos, além de reverter a perda dos mandos de campo.

Mas, como o Passo Fundo também havia conseguido recuperar oito pontos no tribunal, o Esportivo foi rebaixado à “Divisão de Acesso” do “Campeonato Gaúcho” de 2015.

Na “Divisão de Acesso” de 2015, a equipe fez uma campanha ruim, conquistando seis pontos em sete jogos, ficando com o mesmo número de pontos do Nova Prata, equipe que foi rebaixada.

No ano seguinte, em 2016, a equipe se recuperou e terminou a primeira fase na terceira colocação, com 22 pontos em 14 jogos.
Porém na segunda fase, a equipe foi eliminada após terminar na terceira colocação com 14 pontos em oito jogos.

Em 2017, a equipe se classificou na primeira fase na quarta colocação, com 22 pontos em 14 jogos. Porém, nas quartas de final, foi eliminado após vencer do Avenida em casa por 2 X 1 e perder no segundo jogo por 2 X 0.

Em 2019, o clube sagrou-se vice-campeão da "Divisão de Acesso", ao perder duas vezes para o Ypiranga, de Erechim, por 2 X 1. Mas conseguiu o retorno a elite do futebol gaúcho. (Pesquisa: Nilo Dias)

O Esportivo classificou-se para a elite gaúcha, ao sagrar-se este ano, vice-campeão da "Divisão de Acesso".