Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

O time de futebol que nasceu de novo

O mundo inteiro acompanhou com interesse e preocupação a operação de salvamento dos meninos do time de futebol “Javalis Selvagens”, da Tailândia, que ficaram durante dias presos em uma caverna inundada, conhecida por “Tham Luang Nang Non”, que traduzindo para o português quer dizer "Grande Caverna da Senhora Adormecida", que fica na província de “Chiang Rai”, cerca de um quilômetro abaixo do pico das montanhas “Mae Sai”.

O time dos meninos pode-se dizer que praticamente nasceu de novo, pois conseguiu se salvar de uma situação complicada, que exigiu a presença de 90 mergulhadores, 50 de outros países e 40 tailandeses.

As fortes chuvas inundaram parcialmente a caverna no mesmo dia que os meninos a visitaram, junto do técnico do time, Ekaphol Chantawong. Eles foram dados como desaparecidos poucas horas depois e as operações de busca começaram de imediato.

Esforços para localizá-los foram dificultados pelo aumento dos níveis de água, e nenhum contato foi feito por mais de uma semana. O esforço de resgate se expandiu em uma operação massiva em meio a intensa cobertura da mídia e interesse público.

Mais de 1000 pessoas estiveram envolvidas na operação de resgate, incluindo forças especiais da Marinha Tailandesa, bem como equipes e assistência técnica de vários países, incluindo o Reino Unido, China, Mianmar, Laos, Austrália, Estados Unidos, Rússia, Finlândia, Suécia, Ucrânia e Israel.

Em 6 de julho de 2018 o mergulhador Saman Kunan, de 38 anos, morreu enquanto retornava de uma expedição que levou suprimentos aos meninos. Ele era sargento da reserva da marinha tailandesa.

Juntos do técnico, os garotos saíram para explorar a caverna. Eles fazem parte do “Javalis Selvagens”, clube localizado na província de “Chiang Rai”, e que conta apenas com categorias sub-19, sub-16 e sub-12.

O jornal tailandês “Thai Rathe” e o inglês “The Guardian” fizeram um levantamento com as posições de cada um dos garotos do “Moo Pa”, nome da equipe em tailandês.

Goleiros: Aekkarat Wobgsukchan, da “Escola Daroonrat Witthaya”. De apelido “Bew”, o garoto de 14 anos é um dos mais disciplinados do grupo e foi graças à sua personalidade que ele evoluiu no futebol.

Pipat Pothi, da “Escola Ban Sansai”. Pothi, 15, também é conhecido como “Nick”. Amigo de “Bew”, ele não pertence à equipe e apenas treinava junto dos garotos em 23 de junho, data em que eles e o técnico entraram na caverna como refúgio.

Prachak Sutham, da “Escola Mae Sai Prasitsart”. O versátil garoto de 14 anos é goleiro, mas também atua como meio-campo. Note”, como é chamado, joga futebol há dois anos.

Defensores: Pornchai Kamluang, da “Escola Ban Pa Yang.” Kamluang é um dos mais velhos jogadores da equipe. Apelidado de ‘Tee’, ele tem 16 anos.

Panumat Saengdee, da “Escola Mae Sai Prasitsart”. “Mick”, como também é chamado, tem 13 anos, mas é descrito como um defensor ideal por conta de sua saúde e de seus “fluidos movimentos”. Seus técnicos já consideraram usá-lo como atacante por conta de suas habilidades nos cabeceios.

Meio-campistas: Adul Sam-on, estudante da “Escola Ban Wiang Parn!. Sam-on foi o responsável por conversar com os mergulhadores que encontraram o time dos “Javalis Selvagens”. Aos 14 anos, o garoto fala quatro línguas: tailandês, birmanês, mandarim e inglês, idioma utilizado para falar com os mergulhadores.

Phirapat Sompiangjai, da “Escola Mae Sai Prasitsart”. Conhecido como “Night” (noite, em inglês), o garoto joga pela meia direita.

Sompong Jaiwong, da “Escola Mae Sai Prasitsart”. “Pong, como é conhecido, também joga na meia direita, mesma posição de Sompiangjai. “Pong” tem 13 anos e é meia direita do time

Atacantes: Chanin Wiboonrungruang, da “Escola de jardim de infância Mae Sai”. Jogador mais jovem da equipe, “Titan”, como é apelidado o garoto, tem apenas 11 anos. Ele joga futebol há cinco anos. Em 2015, foi convidado para jogar pelo “Wild Boars” (“Javalis Selvagens”, em inglês).

Duangpet Promthep, da “Escola Mae Sai Prasitsart”. Aos 13 anos, Promthep é o capitão do time. Seus colegas dizem que a liderança é uma de suas grandes qualidades. Ele já participou de testes em clubes tradicionais da província, como “Sukhothai FC” e “Chiangrai United FC”.

Natthawut Thakhamsai, da “Escola Mae Sai Prasitsart”. Conhecido como “Tle”, Thakhamsai tem 14 anos.

Assistente técnico estagiário: Mongkol Boonyiam, da “Escola Ban Pa Mued”. O garoto tem 14 anos e é assistente do técnico Ekaphol Chantawong. Boonyiam joga futebol desde o jardim de infância e torce para o “Muangthong United”, onde joga o brasileiro “Jajá”, ex-Flamengo e Internacional. Órfão aos 10 anos, o técnico Ake já foi monge.

O time dos garotos é da cidade de Chiangrai, que tem uma equipe de futebol profissional, o “Chiangrai United”, onde joga o atacante brasileiro Bil, que no ano passado jogou pelo América Mineiro e foi campeão brasileiro da Série B.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, convidou os jovens que estiveram presos na caverna na Tailândia para assistirem o jogo final da Copa do Mundo da Rússia, mas os médicos não permitiram, pois todos se encontravam hospitalizados em observação.

Uma produtora norte-americana, a “Pure Flix” anunciou que pretende fazer um longa-metragem baseado no resgate, com potencial de lançamento mundial.
O complexo de cavernas na Tailândia, onde os 12 estudantes e seu treinador de futebol ficaram presos por mais de duas semanas, será transformado em um museu para mostrar o resgate,

O complexo de cavernas onde os meninos ficaram presos durante mais de duas semanas, será transformado em museu, para que a operação de resgate nunca mais seja esquecida. (Pesquisa: Nilo Dias)