Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

O time que assustou o Corinthians

Um dos clubes de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, chama-se Santa Cruz. O outro, seu maior rival, é o Avenida, representante da região fumageira. O porquê do nome do time alviverde? O filho do primeiro presidente do “Periquito” explica essa história..

Clóvis Alberto Koppe, o “Chico”, é herdeiro de Arno Evaldo Koppe. Seu pai foi um dos rapazes que fundaram o Avenida, em 1944. Como Arno não jogava futebol, acabou definido como o mandatário. Seria a forma encontrada de não "excluí-lo" do grupo de atletas. Para escolher o nome do time, um bairro da cidade foi definitivo.

O Avenida é um clube de bairro, que tinha o nome de “Várzea”. Se reuniam uns jovens, muitos jogavam no segundo time do Santa Cruz e resolveram criar um clube próprio.

Como a rua principal é a “Avenida Independência”, ficou a dúvida entre colocar o nome de Independência ou Avenida. Como já havia um clube de bolão, um esporte muito jogado antigamente, com o nome de Independência, então, optaram por colocar Avenida.

Houve uma época, porém, que os problemas financeiros afetaram os dois rivais de Santa Cruz do Sul. Em comum acordo, o Avenida e o Santa Cruz se fundiram na Associação Santa Cruz de Futebol no início da década de 1970.

Nos primeiros anos, houve certo destaque, mas não durou muito. Em 1977, com Chico Koppe entre os líderes, a dissidência do Avenida rompeu a parceria.

O pessoal investiu em iluminação, arquibancada, tudo no campo do Santa Cruz. O Avenida ficou atirado às traças. Como recém tinha chegado à cidade depois de ter morado no interior, “Chico” procurou mais dois amigos, e estudaram uma maneira de romper o contrato.

No fim de 1977 foi rompido, e o clube voltou a ter vida própria. Qual não foi a surpresa quando, no primeiro ano na segunda divisão, em 78, o Avenida chegou em segundo lugar.

Hoje em dia, não há nenhuma chance de os rivais se unirem novamente. Inclusive, anda até difícil de se enfrentarem. Enquanto o Avenida participa de competições nacionais pela primeira vez em 75 anos, o Santa Cruz amarga a terceira divisão gaúcha. E o clube segue escrevendo história.

Este ano o “Periquito” atraiu os olhares de todo o Brasil ao abrir 2 X 0 no Corinthians, em “Itaquera”. A equipe não resistiu, cedeu uma derrota por 4 X 2 e foi eliminada na 2ª fase da “Copa do Brasil”. (Fonte: Globo Esporte)

A reunião realizada em 11 de fevereiro de 1949, culminou com a fundação do Avenida Futebol Clube.