Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Raio mata um time de futebol na África

Em outubro de 1998, todos os 11 jogadores de um time de futebol amador na África morreram quando um raio atingiu o campo onde jogavam, na província oriental de Kasai. O incrível é que nenhum membro do time adversário sofreu qualquer tipo de ferimento. Esse foi, sem dúvida, um dos episódios mais tristes do futebol.

O time que perdeu todos seus jogadores foi o “Bena Tshadi”, da República Democrática do Congo. Estava jogando contra o "Basang" quando o raio atingiu o campo. O jogo estava empatado em 1 X 1. Os 11 jogadores do Bena Tshadi morreram. Isso levou a rumores de feitiçaria.

Os mortos eram jovens com idades entre 20 e 35 anos. O jornal “L'Avenir”, de Kinshasa noticiou que outras 30 pessoas sofreram queimaduras. 

Imediatamente, acusações de bruxaria surgiram. Sabe-se que muitas equipes da África Central e Ocidental empregam os serviços de feiticeiros para atingir seus adversários. 

A natureza exata do raio dividiu a população dessa região, conhecida pelo uso de “fetiches” no futebol.  No entanto, nunca houve confirmação oficial de tal suspeita.

Na verdade não houve nada de bruxaria. O que aconteceu é que os jogadores do "Bassang" usavam chuteiras com agarradeiras de borracha, enquanto os do “Bena Tshadi” calçavam chuteiras com agarradeiras de metal.

Este não é o único exemplo de um raio atingindo uma partida de futebol. Poucos dias antes do incidente com o “Bena Tshadi”, um jogo da “Premier League da África do Sul” foi paralisado , faltando 12 minutos para acabar, depois que sete jogadores e o árbitro foram atingidos por um raio, no gramado.

O jornal “The Guardian” noticiou que dois jogadores do “Moroko Swallows” foram mantidos no hospital. O técnico Jomo Cosmos, do time adversário, deu a entender que alguns atletas do “Swallows” haviam falsificado uma lesão.  O “Swallows” perdeu por 2 X 0. (Fonte: Sports Nova)