Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Uma carreira tumultuada

Paul John Gascoigne, mais conhecido como Paul Gascoigne é um ex-jogador e ex-treinador inglês, nascido em Gateshead, no dia 27 de maio de 1967. Jogava como meio-campista ou meia-atacante.

Começou a carreira de jogador em equipes escolares. Depois foi para as categorias de base do Newcastle United, em 1985, que na época era treinado por Jack Charlton, campeão mundial pela Seleção Inglesa em 1966. Sua estreia foi contra o Queens Park Rangers, em abril do mesmo ano, quando tinha apenas 17 anos de idade.

Desde o inicio da carreira no Newcastle, “Gazza”, como era chamado pelos companheiros, já causava problemas extracampo, chegando a ser afastado por indisciplina durante algum tempo.

Pelo Newcastle disputou 92 jogos e marcou 21 gols. Em 1988 estava com um pé no Manchester United, mas preferiu jogar pelo Tottenham, que lhe fez uma proposta de 2 milhões de libras.
Sua partida de esteia foi justamente contra o Newcastle, seu ex-time.

Quando atuou pelo Tottenham, fez uma destacada parceria com Gary Lineker, que permaneceu no clube até 1992. Nas quatro temporadas em que vestiu a camisa do time londrino, Gascoigne fez 19 gols em 92 jogos. Em um deles, contra o Arsenal, foi eleito pela BBC o "Gol da Temporada" em 1991.

Na final da Copa da Inglaterra de 1990-1991, numa partida frente o Nottingham Forest, sofreu uma lesão no joelho ao cometer uma falta sobre o lateral-direito Gary Charles, rompendo os ligamentos.

Como não pode jogar por um ano, encerrou sua passagem pelo Tottenham e, ao final da temporada, foi contratado pela Lazio, de Roma, Itália. A lesão sofrida custou a ser curada, razão pela qual não rendeu no time italiano, o mesmo que no Tottenham. Ainda assim marcou seis gols em 46 partidas.

Em 1995 retornou à Grã-Bretanha, desta vez para atuar no Rangers, de Glasgow, na Escócia. Sua passagem pelo clube escocês foi marcada por mais escândalos. Agredia sua esposa, vivia bebendo, estava fora de forma e se lesionava frequentemente.

Chegou até a discutir com Glenn Hoddle, treinador da Seleção Inglesa na época. Mesmo assim, tornou-se ídolo do clube. Chegou até a ser ameaçado por torcedores mais radicais do Celtic, o grande rival, por conta de uma comemoração provocativa em uma “Old Firm”, quando simulou tocar uma flauta - referência à organização protestante Orange Order.

Conquistou quatro títulos pelo Rangers, dois Campeonatos nacionais, uma Copa da Liga e uma Taça da Escócia antes de voltar à Inglaterra para defender o Middlesbrough, onde marcou quatro gols em 41 jogos.

Em 2000 foi parar no Everton, onde reencontrou Walter Smith, seu ex-técnico no Rangers. Com atuações abaixo do esperado ficou pouco tempo no time: 32 partidas e somente um gol. Em 2002, assinou com o Burnley, jogando seis partidas antes de pendurar as chuteiras pela primeira vez, retomando a carreira depois da Copa de 2002.

Tornou-se comentarista esportivo, mas quase foi contratado pelo D.C. United, mas foi rejeitado pela equipe. Foi para os Estados Unidos fazer tratamento de desintoxicação, e admitiu pela primeira vez que tinha sérios problemas com o álcool.

Gascoigne retornou ao futebol em 2003, como jogador e treinador do Gansu Tianma, da China. Ficou por lá nove meses, mas não terminou de cumprir o contrato.

Depois disso treinou por seis semanas no Wolverhampton, mas não chegou a ser contratado. Sua aposentadoria definitiva como jogador foi em 2004, no Boston United, novamente como jogador e técnico.

A sua estreia como treinador deu-se em 2005, no Algarve United, clube das divisões inferiores de Portugal, e depois no Kettering Town, da quinta divisão inglesa. Nas duas oportunidades não teve sucesso.

Mesmo aposentado, “Gazza” viu sua situação pessoal piorar ainda mais. Envolveu-se novamente com o alcoolismo e até com drogas, chegando a ser internado com pneumonia, e preso por agredir um fotógrafo.

Contra sua vontade, foi detido e internado em fevereiro de 2008, sob a Lei de Saúde Mental de Inglaterra e Gales, e passou por tratamento médico. Sete meses depois, foi novamente internado, desta vez na cidade portuguesa de Faro, com suspeita de overdose.

Em 2010, Gordon Taylor, presidente da Associação de Futebolistas da Inglaterra, chegou a afirmar que Gascoigne estava em situação de pobreza, e pediu ajuda à entidade para não se tornar um sem-teto. Depois que sofreu um acidente de carro, foi novamente levado a uma clínica de reabilitação.

A história de Gascoigne pela Seleção Nacional até que foi exitosa. Jogou primeiro pelas equipes Sub-21 e B da Inglaterra. O seu primeiro jogo pelo onze principal foi em 1988, contra a Dinamarca.

Convocado por Bobby Robson para a Copa de 1990 roubou a cena na semifinal, contra a Alemanha Ocidental. Depois de disputa de bola com Thomas Berthold, foi advertido com cartão amarelo pelo árbitro brasileiro José Roberto Wright, significando que, se a Inglaterra vencesse, Gascoigne ficaria de fora da final. Ciente disso, começou a chorar compulsivamente.

O Mundial de 1990 foi o único de sua carreira - não foi convocado para a Eurocopa de 1992 por estar lesionado, e a Inglaterra não se classificou para a Copa de 1994.

Seu último torneio com o “English Team” foi a Eurocopa de 1996, onde marcou um belo gol contra a Escócia: ao receber passe de Darren Anderton, deu um chapéu em Colin Hendry e chutou forte, no ângulo do goleiro Andy Goram.

Mesmo estando longe dos planos de Glenn Hoddle, com quem chegou a discutir asperamente, ele foi peça importante na classificação inglesa para a Copa de 1998.

Foi convocado para o Torneio da França, não tendo marcado gols. Atendendo os pedidos da torcida inglesa, Hoddle chegou a pré-convocar Gascoigne para a competição. Entretanto, o temperamento explosivo do atacante e a forma física inviabilizaram suas chances de participar da Copa.

Em 10 anos de carreira internacional, Gascoigne disputou 57 jogos pela Seleção Inglesa, e marcou 10 gols.

No ano passadao Paul Gascoigne foi internado novamente em uma clínica de reabilitação para combater os problemas de alcoolismo que enfrenta há cerca de 20 anos, desde quando ainda era atleta profissional.

Acusado de racismo, apanhou em um bar de um hotel de Londres e foi parar num hospital com pequenas lesões no rosto e na cabeça. De acordo com testemunhas que estavam no hotel no momento da briga, Gascoigne aparentava estar "muito bêbado" e proferiu insultos racistas contra alguns clientes.

Vítima de alcoolismo, o ex-atleta frequentemente é internado em clínicas de reabilitação no seu país. Em 2014, ele foi detido em seu apartamento na cidade de Sandbanks sob a acusação de ter arremessado um tijolo na Van onde estava um fotógrafo.

Um ano antes, Gascoigne teve que responder formalmente por acusações de embriaguez, tumulto e agressão, já que chegou a ser preso em uma estação de trem na cidade de Stevenage (sudeste da Inglaterra) depois de tentar agredir sua ex-mulher, Sheryl, e um policial. (Pesquisa: Nilo Dias)