Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

La Toumba, um estádio infernal

O Estádio “La Toumba” situado no distrito de Tumba, em Salónica, Grécia, é onde o Paok Salónica Futebol Clube manda seus jogos. Foi inaugurado em 1959, e sua construção demorou dois anos. É um dos campos de futebol mais temidos do futebol europeu, devido aos seus agressivos torcedores.

É normal ver as grades de proteção derrubadas, quando de jogos do Panthessalonikeios Athlitikos Omilos Konstantinoupoliton (PAOK), especialmente no clássico local contra o Aris Salónica F.C., e frente aos grandes do futebol grego, como Olympiacos F.C., Panathinaikos F.C. e AEK Atenas F.C.

Esse ambiente infernal que se verifica em “La Toumba” já provocou vários incidentes, como o vivido em 1998, durante um jogo entre PAOK e Olimpiacos, quando o árbitro Dimitris Papapetru suspendeu a partida em razão de que 20 ultras invadiram o campo, como protesto por um gol anulado do PAOK.

O escore estava em 2 X 1 para a equipe visitante. Dois anos mais tarde, em 2000, num jogo entre PAOK X Aris, 20 pessoas resultaram feridas, 15 presos e 3 mil cadeiras.

Visitar o estádio do PAOK é viver emoções. Fãs apaixonados, enlouquecidos lotam todos os lugares da “Toumba” em cada jogo do Paok. E se for o derbi local, aí é confusão na certa.

O estádio foi construído em 1959 e tinha capacidade para 40 mil torcedores. No entanto, por razões de segurança, em 1998 a capacidade foi reduzida para 32 mil pessoas todas sentadas, graças a colocação de cadeiras.

Em 2000, foi realizada uma reforma, e para dar mais segurança, ainda, a capacidade de público foi novamente diminuída, dessa vez para 28.701 espectadores.

O maior público que o estádio recebeu em sua história foi de 45.252 torcedores, em 19 de dezembro de 1976, em uma partida entre os times gregos do PAOK e AEK. O estádio também serviu para os treinos da Seleção Grega para os Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. 

O PAOK, dono do estádio, foi fundado em 1926 por cidadãos de origem grega expulsos de Constantinopla. na Turquia. no princípio da década de 1920. 

O clube não era aberto para qualquer cidadão de Salônica, liderando uma pequena rivalidade com o AEK Thessaloniki, o outro time constantinopolitano da cidade, na qual jogavam somente refugiados. O logo original do PAOK, era uma ferradura e um trevo de quatro folhas.

Finalmente os dois times se fundiram em 1929. E o atual símbolo veio deste junção, em 1929 a águia de duas-cabeças. A águia simboliza as origens do clube da parte do Império Bizantino, a capital Constantinopla, e o legado da população refugiada grega do Império Otomano.


Em 1950, o clube ganhou a Campeonato de Tessalônica por quatro anos consecutivos. Em 1956 o novo Toumba Stadium foi aberto.

Giorgos Koudas, a grande estrela do time fez sua estreia em 1963. Com ele o PAOK ganhou seu primeiro título nacional, a Copa da Grécia em 1972 e 1974. Ainda, ganharam o primeiro Campeonato Grego em 1975–76, algo só repetido na temporada de 1984–85.

Em nível europeu, o clube fez sua melhor performance, nas quartas de finais da Copa dos Campeões da UEFA em 1973-1974, na qual eles foram eliminados pelo Milan.

PAOK também fez uma grande partida contra o Bayern, de Munique na Copa da UEFA de 1983–84, quabndo perdeu nos pênaltis, após um empate em dois gols.

Em 2018, o clube foi suspenso após o presidente Ivan Savvidis entrar em campo armado, durante uma partida, depois que o árbitro anulou um gol contra o AEK Atenas. (Pesquisa: Nilo Dias)


Time do PAOK, em 1926.

Time do PAOK, em 1936-1937.