Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 8 de maio de 2018

Villa Guarany, do Rio de Janeiro

No futebol do Rio de Janeiro existiram muitos clubes, cujos nomes não se perderam no pó do  tempo, graças aos esforços de pesquisadores que diariamente circulam pelas coleções de velhos jornais, na incessante busca pela valorização da memória do futebol.

E essa não é nenhuma tarefa fácil. Em todo o país esses muitas vezes anônimos, são obrigados a enfrentar dificuldades as mais variadas para encontram subsídios ao que procuram. Eu mesmo, já me deparei com isso.

Em pesquisa sobre a “Copa Arizona”, a maior competição amadora que se realizou até hoje no futebol brasileiro, promovida pelo jornal “Gazeta Esportiva”, com o patrocínio dos extintos cigarros Arizona, não consegui levá-la adiante, porque simplesmente o jornal queria cobrar, nem lembro quanto, para fazer consultas em seu acervo.

Mas deixemos isso de lado e vamos ao que interessa. Existiu no Rio de Janeiro um time chamado Villa Guarany Football Club, que tinha as cores vermelha e preta, que nem o Flamengo. O clube foi fundado em 13 de Julho de 1915, por um grupo de jovens desportistas da Villa Guarany, em frente a Rua da Praia Formosa.

A sua sede e a Praça de Esportes se localizavam na Rua Coronel Pedro Alves, antiga Rua da Praia Formosa, nº 287, no Bairro de Santo Cristo.

A sua conquista mais expressiva aconteceu no ano de 1917, quando foi o Campeão da Liga Municipal de Football (LMF), fundada em 13 de março de 1916, na Rua do Rosário, 133, Centro.

O Villa Guarany atuou naquela competição com a seguinte formação: Armando - Cabral e Nogueira. Hortêncio - Dantas e Rubens. Carmos – Newton - Silva e Gabriel. Também esteve presente no certame da LMF em 1918.

Clubes que disputaram o certame, além do Villa Guarany: Athletico Cajuense Football Club. de São Cristóvão, fundado em 5 de novembro de 1915; Athletico Victoriano Football Club, também de São Cristóvão; Avenida Football Club, do Centro;  Lisboa-Rio Football Club, igualmente do Centro, fundado em 5 de agosto de 1915; Mattoso Football Club, da Praça da Bandeira;  Pereira Passos Football Club, da Saúde-Centro, fundado em 3 de maio de 1913; São Paulo-Rio Football Club, do Centro, fundado em 7 de junho de 1910; Stuart Football Club, de São Cristóvão; Sul América Football Club, do Engenho Velho, fundado em 10 de julho de 1910 e Victória Football Club, do Caju. (Pesquisa: Nilo Dias)