Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 7 de maio de 2019

A morte de Alexandre Bueno

Morreu hoje na Santa Casa de Santos, onde estava internado, o ex-jogador de futebol Alexandre de Gusmão Bueno, também conhecido por “Alexandre Jacaré” e “Alexandre Tubarão” (porque tinha a boca grande), que jogou no Santos, Botafogo, de Ribeirão Preto (SP) e Grêmio Porto Alegrense, entre outros.

Tinha 67 anos e a causa da morte foi falência múltipla de órgãos, ocasionada por cirrose hepática. Nos últimos anos ele vinha sofrendo com problemas causados pela hepatite, doença comum entre os jogadores de sua geração.

O sepultamento aconteceu às 15h30, de hoje, no Cemitério de Praia Grande, cidade paulista onde residia.

Nascido em 17 de dezembro de 1951. Tratava-se de um grande jogador, meia esquerda armador refinado, dava gosto vê-lo jogar.

Começou a carreira de futebolista nas categorias de base do Santos, mas sem grandes oportunidades foi jogar no Botafogo, de Ribeirão Preto, em 1971. Dois anos depois foi para o Guarani, de Campinas, ajudando o time em suas primeiras participações no “Campeonato Brasileiro”.

O futebol refinado e o jeito irreverente marcaram época no “Brinco de Ouro” nos anos que antecederam o elenco campeão brasileiro de 1978.

No biênio 75 e 76, atuou no Grêmio, de Porto Alegre, onde viveu o melhor momento da carreira, embora fosse em uma época que o rival Internacional era hexacampeão gaúcho e posteriormente tricampeão brasileiro (75, 76 e 79). Nos dois anos que defendeu a equipe do Olímpico foi vice-campeão estadual e o ”Colorado” comemorou o octacampeonato.

Depois disso foi para a Portuguesa de Desportos, onde jogou entre 77 e 78, e no Goiás, em 78 e 79. No ano seguinte foi contratado pelo São Paulo e como reserva de Aílton Lira. Participou da campanha do título paulista daquele ano, na chamada "Máquina Tricolor".

A partir daí começou a rodar por vários clubes do país, virando um andarilho do futebol. Jogou no Atlético Goianiense, Comercial, de Campo Grande, CRB, São José, XV de Jaú, Juventus, Inter de Limeira, Portuguesa Santista, Londrina, Brasília, Ceará, novamente no Botafogo, de Ribeirão, e na Saltense, equipe extinta de São Paulo, onde encerrou a carreira em 1986.

Jogou em 23 clubes e acumulou muitas histórias, inclusive, de supostos "bons" treinadores. Foi um jogador irreverente, mas um  craque. Sua especialidade era colocar a bola por entre as pernas, popularmente chamada de "no meio das canetas".

Após o encerramento de sua carreira, Alexandre Bueno fixou residência na Praia Grande e continuou ligado ao futebol. Foi um empresário de atletas de sucesso fazendo muitos negócios com o México.

Segundo ele próprio, foi o pioneiro ao empresariar jogadores de futebol no litoral paulista. Entre 2010 e 2013, viajou por mais de 20 países.

Em nota oficial, o Guarani, onde Alexandre Bueno ganhou destaque entre 1973 e 1975, se solidarizou com familiares e amigos:

"Com profundo pesar, o Guarani Futebol Clube informa e lamenta o falecimento do ex-meia Alexandre Bueno nesta segunda-feira (06). Alexandre vestiu a camisa do Bugre de 1973 a 1975. O Guarani, por meio de seu Conselho de Administração, externa os sentimentos à família e aos amigos. Descanse em Paz". (Pesquisa: Nilo Dias)


Em 1975 e 1976, Alexandre Bueno atuou no Grêmio, de Porto Alegre.