Os
moradores da pequena cidade de "Čierny Balog", localizada na região central da Eslováquia,
com apenas 5.186 moradores, eram até pouco tempo os únicos a desfrutarem do privilégio
de assistirem um espetáculo inédito no mundo: a passagem de um trem pelo
interior de um estádio de futebol.
É
isso mesmo. Mas, graças a um vídeo postado no “YouTube” por Alexander Loidl, um
advogado de Linz na Áustria, que é funcionário do Museu Ferroviário de Steyr, com o auxilio de Dušan Janosovka, jornalista, do “Tribune”, o
mundo descobriu este "segredo",
Loidl
é um aficionado pelo tema e aproveita os finais de semana para viajar e
fotografar antigas estradas de ferro e estações da Europa Central, que oferecem
roteiros pela Áustria, Alemanha, República Checa. Foi assim, que ele se
surpreendeu quando o “Trem Museu” em que viajava, atravessou um campo de
futebol bem no meio de uma partida.
O
pequeno estádio, de gramado impecável, pertence ao “TJ Tatran Cierny Balog”, um
clube amador fundado em 1933, que de repente tornou-se a maior atração
turística do lugar. Os dirigentes do clube eslovaco estão adorando essa fama, maior que muito time grande profissional. E tem publicado em sua página no
Facebook todas as notícias referentes a esse fato extremamente inusitado.
A
ferrovia foi construída antes do estádio. O trem que circulava por ela era chamado
popularmente de “Grande Trem Preto'', ou
"Čierny Hron Railway”, na língua local. Entre 1898 e 1982, era utilizada
para o transporte de passageiros (a partir de 19 de Julho de 1927) e madeira das
serrarias de Cierny Balog e Hronec, na antiga Tchecoslováquia. Em meados do
século 20, a estrada de ferro tinha um comprimento total de 131,97 km, a mais
extensa rede ferroviária florestal na Tchecoslováquia.
Tempos depois perdeu sua função e a linha foi fechada dando lugar ao estádio do “TJ Tatran Cierny Balog”. Mas em 1992, 10 anos após a linha ser desativada, os moradores da cidade decidiram restaurá-la.
O
futebol era praticado pelos próprios ferroviários. Ali mesmo, em torno da linha
ferroviária foi que surgiram os primeiros clubes, ainda no século 19. Após a
separação do país, a ferrovia foi declarada monumento cultural da Eslováquia e
desde 1992 funciona como museu.
A Eslovaquia é formada por gente que cultua a história, preserva seu passado e evita que modernos
predadores destruam suas ligações com o ontem. Quando o Museu foi recuperado nesses últimos 10
anos, ficou decidido pela comunidade que tanto a linha ferroviária quanto o
estádio deveriam ser preservados.
E
agora, um comboio turístico proporciona quatro passeios diários na alta
temporada pela linha de 17 quilômetros. A responsável pela ferrovia é Mary
Bílkov, que disse ter a ferrovia se tornado uma atração turística do lugar.
Gente
dos mais variados lugares do mundo, agora visita a pequena cidade, só para ver
o espetáculo único de um trem com locomotiva a vapor atravessar a lateral do
gramado, enquanto os jogadores continuam tranquilamente a praticar o futebol.
As vezes a fumaça atrapalha um pouco, mas nada que possa parar o jogo.
Os
expectadores entram em delírio a cada vez que o trem passa. E o maquinista,
sempre simpático, costuma cumprimentar a multidão e soprar o apito da máquina. Tudo
sob os aplausos dos torcedores que acompanham a partida e tiram fotografias. Atualmente,
quem vai ao estádio, na maioria, é para ver o espetáculo do trem. (Pesquisa:
Nilo Dias)
Trilhos da ferrovia, entre a arquibancada e o gramado. (Foto: Smelyzajko
sk)
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