Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quarta-feira, 5 de março de 2008

O futebol mais charmoso do Brasil

Muita gente pergunta por quais razões o desenvolvimento do futebol no Rio de Janeiro, uma cidade portuária, na época capital do país e seu maior centro industrial e demográfico, foi mais lento que em São Paulo?

Entre as várias respostas, uma desponta como mais razoável: os cariocas praticavam dois esportes bastante populares, o remo e o críquete. Vejam que o Flamengo, fundado em 17 de novembro de 1895 (a data oficial é 15 de novembro, porque os fundadores concluíram que o aniversário do clube deveria sempre ser feriado nacional) nasceu como um clube dedicado ao remo. Apenas no dia 24 de dezembro de 1911, criou oficialmente o seu time de futebol.

E o Vasco da Gama, fundado em 21 de agosto de 1898, também se dedicava exclusivamente ao remo. O futebol veio ainda depois do Flamengo, somente em 26 de novembro de 1915. E o Clube de Regatas Botafogo, fundado em 1º de julho de 1894, que deu origem ao atual Botafogo de Futebol e Regatas (houve uma fusão em 8 de dezembro de 1942 com o Botafogo Football Club) também era uma agremiação dedicada ao remo.

O São Cristóvão, popular clube carioca, foi fundado em 12 de outubro de 1898 como clube de regatas. A atual denominação de Futebol e Regatas surgiu em 13 de fevereiro de 1943, resultado de uma fusão com o São Cristóvão Atlético Clube, fundado em 5 de julho de 1909.

Ainda tivemos nos primórdios do futebol carioca as presenças de vários clubes, todos dedicados a outras modalidades esportivas. O Rio Team, por exemplo, praticava ginástica, regatas e boliche. Aderiu ao futebol em 1º de agosto de 1901, como um time avulso pelas mãos de Oscar Alfredo Cox, considerado o “pai do futebol carioca”. Foi ele que introduziu o futebol no Rio de Janeiro, depois de concluir seus estudos no Colégio de La Ville, em Lausanne, Suíça. O Rio Team foi a primeira equipe de futebol constituída no estado.

O Rio Cricket and Athletic Association (hoje Rio Cricket Associação Atlética) foi fundado por George Emmanuel Cox, pai de Oscar Cox, em 1872, em Niterói e participou das primeiras edições do Campeonato Carioca. Inclusive, a primeira partida de futebol oficialmente realizada no Estado do Rio de Janeiro aconteceu no campo do Rio Cricket em 22 de setembro de 1901. Rio Team e Rio Cricket empataram em 1 X 1, sob os olhares curiosos de 15 expectadores.

O futebol no Rio de Janeiro começou a desenvolver mesmo, só depois que Oscar Cox fundou o Fluminense Football Club, em 21 de julho de 1902. E cresceu no ano seguinte com o surgimento do Football and Athletic Club e estourou de vez no ano de 1904 com a fundação do Bangu Athletic Club, Botafogo Football Club, América Football Club, Colégio Militar F.C., Internacional, além do Rio Cricket, antigo clube de Niterói, que passou a praticar o esporte. Em 1905 surgiram mais clubes como o Riachuelo, o Haddock Lobo, o Mangueira e o Payssandu Cricket Club, existente desde 1872 e que passou a jogar futebol entre seus associados.

Com a proliferação dos clubes de futebol e o prestígio alcançado entre a população local que começava a comparecer em massa aos campos, surgiu a necessidade de estruturar a realização dos jogos e organizar as competições entre equipes do Rio e Niterói, como já acontecia em São Paulo e Bahia.

Assim, iniciou-se uma campanha para a criação de uma liga de futebol carioca reunindo Rio Cricket and Athletic Association, Fluminense Football Club, Football Athletic Club, América Football Club, Bangu Atllétic Club, Sport Club Petrópolis e Paysandu Cricket Club.

O êxito da campanha resultou na fundação, em 8 de junho de 1905, da Liga Metropolitana de Futebol (LMF), que acabou por trocar sua denominação, em 18 de fevereiro de 1907, para Liga Metropolitana de Esportes Terrestres (LMET), que acabou por se extinguir ao final do campeonato do mesmo ano por atitudes racistas.

O primeiro campeonato carioca foi organizado em 1906 pela Liga Metropolitana de Football (LMF). O certame contou com apenas seis participantes: Bangu, Botafogo, Fluminense, Football and Athletic Club, Paysandu e Rio Cricket e foi vencido pelo Fluminense, clube que mais se empenhou na realização da competição. O Payssandu foi vice-campeão.

A bola rolou pela primeira vez no Campeonato Carioca no dia 3 de Maio de 1906. No campo da Rua Guanabara, o Fluminense iniciou sua trajetória goleando o Paysandu por 7 x 1. O primeiro gol da história do torneio foi marcado pelo tricolor Horácio Costa Santos.

Em 29 de fevereiro de 1908, Fluminense, Botafogo, América, Paysandu, Rio-Cricket e Riachuelo fundaram a Liga Metropolitana de Sports Athléticos (LMSA).

Com o decorrer dos anos surgiram vários novos clubes, entre eles o Goitacaz F.C., de Campos (20-08-1912), Bonsucesso F.C. (12-10-1913), Canto do Rio Football Club, de Niterói (14-11-1913), Americano F.C ., de Campos (01-06-1914), Serrano F.C., de Petrópolis (29-05-1915), Olaria A.C. (01-07-1915), Friburguense A.C., de Nova Friburgo (14-03-1921), A.A. Portuguesa (17-11-1924), Entrerriense F.C, de Três Rios (14-12-1925) e Madureira E.C. (16-02-1933).

O campeonato carioca pode não ser hoje o mais disputado e forte do país, mas inegavelmente nesses seus 102 anos de história construiu a imagem de mais charmoso, o que causa profunda irritação aos paulistas, donos do mais antigo certame do Brasil.(Texto e pesquisa: Nilo Dias).

Nenhum comentário: