Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

domingo, 19 de julho de 2009

Grenal, um clássico de 100 anos (Final)

Os anos 90 apresentaram algumas surpresas. Em 1991 o Grêmio realizou uma péssima campanha no Campeonato Brasileiro e acabou caindo para a segunda divisão, para delírio dos torcedores do Internacional. O presidente do clube era Rafael Bandeira, que passou a ser considerado um vilão por conselheiros e torcedores, a ponto de não ter sua fotografia colocada na Galeria dos Ex-Presidentes.

Como última tentativa de melhorar sua imagem, o presidente trouxe de volta o atacante Renato Portaluppi, que em 1986 havia se transferido para o Flamengo do Rio de Janeiro. De nada adiantou, o Grêmio perdeu a Copa do Brasil para o Criciúma, treinado por Luiz Felipe Scollari e o campeonato gaúcho para o Internacional.

Em 1993 o jogador Dener, com 21 anos de idade veio para o Grêmio e ajudou a conquistar mais um título gaúcho para o clube das três cores. Foi uma passagem rápida, no ano seguinte foi para o Vasco da gama do Rio de Janeiro, onde morreu tragicamente em um acidente automobilístico.

Nesse ano de 1994 aconteceu o mais longo campeonato gaúcho de todos os tempos. Foram 506 partidas. O absurdo chegou ao ponto do Grêmio ter que realizar três jogos no mesmo dia. Foi em 11 de dezembro, no Estádio Olímpico, diante de um público de 758 pessoas, com 247 pagantes. Às 14 horas o Grêmio empatou com o Aimoré em 0 x 0. Às 16 horas ganhou do Santa Cruz por 4 X 3 e às 18 horas bateu o Brasil de Pelotas, por 1 X 0. O Inter foi campeão gaúcho e o Grêmio da Copa do Brasil, garantindo vaga para a Libertadores do ano seguinte.

Em 1997, no Grenal decisivo do Campeonato Gaúcho, o Internacional, para enganar o rival, simulou uma lesão grave em Fabiano, seu principal atacante. No último treino antes do clássico, Fabiano caiu ao chão se contorcendo de dor, imobilizou o joelho e ficou de muletas. Na hora do jogo revelou-se a farsa: Fabiano não estava lesionado, o que nem mesmo os outros jogadores sabiam até a hora de entrar em campo. Fabiano jogou os 90 minutos e fez o gol que deu o título ao Internacional, treinado por Celso Roth.

Em 1998 o interior voltaria a vencer o Gauchão, o que não acontecia desde 1939, quando o Rio-Grandense de Rio Grande foi campeão. Nesse ano o jogador Dunga, capitão da Seleção Brasileira nas Copas de 1994 e 1998 despedia-se dos gramados, vestindo a camisa do Internacional, onde iniciou a carreira. No Grêmio surgia Ronaldinho Gaúcho, que depois seria um dos mais perfeitos jogadores de futebol de todo o mundo, jogando na Europa. No Grenal de 20 de junho daquele ano, Ronaldinho Gaúcho aplicou um drible histórico sobre o veterano jogador de 36 anos.

No campeonato de 1998 foi o Internacional que andou as voltas com um pai-de-santo, que acusou o clube de não lhe pagar por serviços espirituais feitos no ano anterior. Efeito ou não do além, o certo é que o Inter empatou em 0 X 0 o jogo da semifinal contra o Veranópolis.

Consta que o pai-de-santo Antônio deu uma ajuda ao Veranópolis, espalhando enxofre e vinho no vestiário colorado, além de muita bala de mel pelo gramado do Estádio Antônio David Farina. E ainda faltou luz nos chuveiros, obrigando os jogadores do Internacional a tomar banho frio. No jogo de volta no Beira Rio, o Inter fez 4 X 0.

Em 2000 o interior voltou a brilhar, desta vez com o Caxias que se sagrou campeãs, depois de bater o Grêmio por 3 X 0 no Estádio Centenário, e empatar o segundo jogo no Olímpico, em Porto Alegre, por 0 X 0. O curioso é que o time da Serra Gaúcha estava sem receber salários há quatro meses.

Nestes anos 2000 o Internacional tem sido superior ao Grêmio. O atacante Fernandão marcou o gol mil do clássico e se tornou um ídolo da torcida. Em 2005 o Grêmio amargou sua segunda queda para o Campeonato Brasileiro da Série B. Por outro lado, o Internacional conquistou os maiores triunfos de toda a sua centenária história: campeão da Copa libertadores da América e do Mundo em 2006, campeão da Recopa em 2007 e Campeão da Copa Sulamericana em 2008.

Hoje a tarde, 16 horas, o Rio Grande do Sul vai parar para ver o clássico Grenal de número 377. A importância do jogo é enorme, por vários fatores: 1) – porque o clássico atinge 100 anos de história. 2) - porque o Grêmio não vence à 7 jogos. E 3 -, porque seio Internacional perder é provável que aconteça a queda do técnico Tite.
A estatística do clássico é amplamente favorável ao internacional. Em 376 jogos, o colorado venceu 141 e marcou 538 gols. O Grêmio venceu 118 vezes e marcou 499 gols. A diferença é de 23 vitórias e 39 gols pró Internacional. Nesses 100 anos, aconteceram 117 empates. (Pesquisa: Nilo Dias)

Hoje é o dia do Grenal centenário.