Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Grêmio, 105 anos de glórias

Hoje, 15 de setembro de 2008, o Grêmio Fott-Ball Portoalegrense está completando 105 anos de existência. O tradicional tricolor gaúcho nasceu com vocação para o futebol, já que sua origem se deu em razão de uma bola. O jovem comerciante Cândido Dias, um paulista que morava em Porto Alegre tinha recebido de presente de amigos de São Paulo uma bola de futebol importada e uma bomba de ar para enchê-la.

Conhecedor das regras, pois já havia jogado futebol em sua terra, Cândido se propôs a mostrar para um grupo de amigos como se praticava o novo esporte. Para isso, organizou uma "pelada". Não deu outra, os amigos gostaram tanto, que decidiram fundar um clube, o que aconteceu na noite de 15 de setembro de 1903, em um restaurante da antiga rua 15 de Novembro, hoje José Montaury.

Vinte rapazes estiveram na reunião, mas outros 12 também assinaram a ata, completando um total de 32 fundadores. Carlos Luiz Bohrer foi eleito o primeiro presidente do Grêmio, sem imaginar que ali estava começando uma história de muitas glórias.

O primeiro jogo do Grêmio aconteceu somente no dia 6 de março de 1904, quase meio ano depois da sua fundação. O adversário foi o Fuss Ball Porto Alegre, já extinto. Como naquela época era costume a realização de jogos preliminares entre os chamados segundos quadros, dois troféus foram colocados em disputa: o "Vereinpreiss" e o "Wanderpreiss".

O Grêmio venceu o seu jogo de estréia por 1 X 0, mas os jornais não informaram quem foi o autor do primeiro gol da história do clube. O programa dos jogos, com escalações dos times e outros detalhes, foi impresso em português e em alemão. O "Wanderpeiss", um bonito copo de metal, foi o primeiro troféu conquistado pelo tricolor gaúcho.

Nos primeiros seis anos de existência, o Grêmio jogou apenas 16 partidas, 15 contra o Fuss Ball e uma frente o S.C. Rio Grande, pois eram raros os adversários. Em 18 de julho de 1909, o Grêmio enfrentou pela primeira vez o recém fundado S.C. Internacional, aplicando uma goleada de 10 X 0, até hoje a maior da história do clássico.

O primeiro Gre-Nal teve cinco árbitros: Waldemar Bromberg, o principal; Castro Silva e Sommes, os bandeirinhas e Theobaldo Foergens e Theodoro Bugs os fiscais de gol, que ficavam sentados junto às traves para informar ao juiz se a bola passara por dentro, pois naquela época ainda não eram usadas redes nas goleiras.

O atacante Booth, do Grêmio, marcou o primeiro gol do clássico e também foi o primeiro jogador a tocar na bola na história do Gre-Nal, já que ele deu o pontapé inicial do jogo. O chute entrou para a história como o ponto de partida de uma rivalidade quase cenetenária.

A primeira divergência entre gremistas e colorados aconteceu antes do primeiro Gre-Nal. O Internacional, desafiante, queria pagar as despesas da festa de confraternização. O Grêmio insistiu em bancar os gastos e a polêmica só terminou diante da ameaça de cancelamento do jogo. O tricolor pagou a festa.

Ninguém sabe a autoria dos gols do Grêmio nas vitórias de 10 x 1 e 6 x 0 nos clássicos números três e quatro. Não há registros oficiais e nem os jornais informaram os goleadores. O Correio do Povo noticiou apenas o gol de Vinholes para o Inter.

O Gre-Nal número dois, disputado em 1910, já foi oficial. Valeu pelo primeiro campeonato municipal de Porto Alegre e o Grêmio venceu por 5 x 0. O jogo também teve uma novidade: redes nas goleiras, acabando com presença dos juizes de gol. O quinteto de arbitragem se transformou em trio, com o árbitro principal e os dois bandeiras.

Uma novidade apresentada no Gre-Nal número três, em 1911 gerou protesto dos torcedores: a cobrança de ingressos. A iniciativa foi do Grêmio, sob a justificativa de que precisava de dinheiro para cobrir as despesas de construção do novo pavilhão da Baixada.

As duas maiores goleadas do Gre-Nal aconteceram na primeira década do clássico e foram aplicadas pelo Grêmio: 10 X 0, em 1909, no jogo número um, e 10 x 1, em 1911, no número três.

O primeiro uniforme do Grêmio foi azul e havana. Em seguida o havana deu lugar ao preto, pois havia dificuldade para encontrar o tecido em quantidade suficiente. Por isso, até 1912 o uniforme se manteve nas cores azul e preto, quando começou a aparecer o branco em várias combinações. O modelo final da camiseta, tricolor em listras verticais azuis, pretas e brancas surgiu em 1929.

A Baixada, no bairro Moinhos de Vento foi o primeiro estádio do Grêmio, localizado ao lado de um antigo hipódromo. O terreno foi comprado da família Mostardeiro. A inauguração ocorreu no dia 4 de agosto de 1904. Os próprios associados ajudaram a limpar o terreno e posteriormente plantaram plátanos atrás da primeira arquibancada.

O primeiro campeonato de Porto Alegre vencido pelo Grêmio foi 1911, um ano depois da fundação da Liga de Porto Alegre. Em 1918, o Grêmio participou da fundação da Federação Gaúcha de Futebol, conquistando seu primeiro campeonato Gaúcho em 1921. A primeira viagem ao exterior aconteceu em 1936, quando jogou em Rivera, Uruguai, contra o Oriental Atletic Club. Porém um dos títulos mais festejados pelos torcedores gremistas na época foi o Campeonato da Cidade de 1935, em homenagem ao Centenário da Revolução Farroupilha.

O Grêmio virou o jogo nos últimos 5 minutos e em homenagem à heróica vitória, os jogadores decidiram que aquele título deveria ser comemorado por 100 anos. E, todos os anos, na mesma data, é realizado o "Jantar Farroupilha". Em 1961, foi a vez da primeira excursão à Europa. Foram 79 dias, onde o Grêmio disputou 24 jogos em 11 países. Mesmo com todas as glórias regionais, faltava ao Grêmio a consagração nacional. Em 1981, o clube chegou ao seu primeiro título nacional, derrotando o São Paulo por 1 X 0, em epeleno Morumbi, deixando mais de 100 mil torcedores emudecidos.

Em 1983, o Grêmio conquistou a Copa Libertadores da América, abrindo caminho para a conquista do maior título que um clube pode perseguir: o de campeão do Mundo. E no mesmo ano, o Grêmio foi até Tokio para vencer o Hamburgo e levantar a taça de Campeão Mundial. Depois disso ainda conquistou duas vezes a Copa do Brasil, em 1995 chegou ao Bicampeonato da Libertadores, e 1996 Bi-Campeão Brasileiro.

O Clube foi também campeão brasileiro em 1981 e 1996, da Copa do Brasil em 1989, 1994, 1997 e 2001. Na relação de títulos ainda se incluem 33 vezes em que obteve o campeonato de Porto Alegre. Até hoje, em 73 participações, o Grêmio foi campeão gaúcho 33 vezes, obtendo a sua maior série com o hepta (62-68). Além de ganhar a Copa Libertadores em 83 e 95, o Mundial de clubes em 1983, venceu diversos torneios internacionais.

A estrela dourada que tem no alto da bandeira gremista, acima do escudo, simboliza uma homenagem ao jogador Everaldo, campeão mundial pela Seleção Brasileira na Copa de 70, e que morreu num acidente de carro em 1974 quando percorria o interior gaúcho na sua campanha para deputado estadual. O Dodge Dart de Everaldo bateu de frente numa carreta que corria a 160 km/hora.

No dia 17 de setembro de 1916, dois dias depois de completar 13 anos de existência, o Grêmio chegou ao maior triunfo de sua história. Vencendo a grande Seleção do Uruguai por 2 X 1, no Estádio da Baixada, o Tricolor conquistava a Taça Rio Branco.

A maior Goleada do Grêmio Aconteceu dia 25 de Agosto de 1912, 23 X 0 sobre o Sport Club Nacional de Porto Alegre. O destaque da partida foi o jogador Sisson, que marcou 14 gols. (Pesquisa: Nilo Dias)
Time do Grêmio, em 1904 (Foto: Site do Grêmio)