Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O time do Papai Noel

Quem disse que Papai Noel não existe, certamente nunca ouvir falar do F.C. Santa Claus, de Rovaniemi, que fica na região da Lapônia, na Finlândia. A cidade é a capital e centro comercial da Lapônia. Fica próxima ao Círculo Polar Ártico e possui cerca de 60 mil habitantes. Apresenta temperatura média anual de +0.2 °C, tendo registrado –47.5 °C, sua mínima absoluta, em 1999. Pela sua situação geográfica, é conhecida mundialmente como "A Terra Natal do Papai Noel".

Devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao eixo do Sol, a Lapônia, passa até três meses no inverno sem que haja claridade e até três meses durante o verão sem que haja noite, no fenômeno conhecido como Sol da Meia-Noite.

O Santa Claus é uma equipe que participa da Terceira Divisão do campeonato finlandês, também conhecida como “Kakkonen”, onde os clubes têm seus nomes representados por siglas, como TP-47, FC YPA, PK-37, SJK. O Santa Claus já contou no seu elenco com dois jogadores brasileiros, Rafael de Oliveira Rodrigues e o centroavante Luiz Antonio, que foram dispensados em 2010.

Em 2010 o time fez a melhor temporada da sua história. O presente principal, no entanto, não veio. O time do “Bom Velhinho” foi o primeiro colocado entre os 14 que disputaram o Grupo Norte da Terceira Divisão e brigou por uma vaga com o melhor do Sul, na “Ykkönen”, como é chamada a Segundona de lá.

Na final, o Santa precisava de um empate para ser campeão, mas perdeu para o HIFK e não conseguiu o acesso. Já em 2011, o time não fez uma boa temporada, terminando em décimo lugar no grupo C da “Kakkonen” e só não caindo para a IV Divisão, por ter sido salvo pelo “goal-average”.

Em 1997, o F.C. Santa Claus também fez a alegria dos seus torcedores quando enfrentou o Crystal Palace, clube da segunda divisão inglesa, em um amistoso. Na ocasião, cerca de 4.500 torcedores assistiram a partida.

A temporada da “Kakkonen”dura aproximadamente seis meses. As partidas são disputadas de abril até outubro. Se a equipe não chega nos playoffs de promoção ou rebaixamento, a temporada dura um pouco menos. Na Finlândia o futebol deve ser praticado no verão, já que no inverno é impossível jogar devido a quantidade de neve.

O time manda as suas partidas em dois estádios, o “Saarenkylän Tekonurmi” e o “Susivoudin kenttä”, ambos em Rovaniemi, com capacidade para 2.000 e 400 torcedores, respectivamente. Seu uniforme é predominantemente vermelho, apenas as meias possuem cor diferente, são pretas, e a combinação branca é usada no segundo uniforme.

O número de torcedores do F.C. Santa Claus vem crescendo cada vez mais ao redor do mundo. Em dezembro de 2010, aproximadamente 17 mil fãs visitaram a página oficial do clube na Internet. Também existe muita publicidade internacional e grandes meios de comunicação esportivos já vieram conhecer o clube. A média de público nos jogos do Santa Claus fica entre 400 a 800 torcedores, e o objetivo é aumentar esse número.

Terminada a temporada, torcedores e jogadores se concentram no esporte principal do país, o hóquei. De novembro até maio de 2011, alguns jogadores do Santa Claus trocaram as chuteiras por patins e passaram a atuar em clubes de hóquei.

O FC Santa Claus ainda beira o amadorismo quando se fala do futebol dentro das quatro linhas. Os jogadores, por exemplo, são estudantes e trabalhadores que frequentam as escolas e as empresas locais. O Santa, porém, explora a boa imagem do clube para fazer uma fonte de renda extra para os seus atletas.

Sem uma dedicação exclusiva à equipe, os jogadores tiram férias prolongadas por conta do frio violento que atinge a região durante o inverno no hemisfério norte. Isso porque o campeonato vai de abril até outubro, quando a equipe avança para os playoffs, caso contrário o período fora de atividade é ainda maior. Nos meses restantes, atletas e comissão técnica têm mais tempo para priorizarem profissão e estudos.

No inverno os jogadores do F.C. Santa Claus participam junto com os visitantes da Escola de Futebol na Neve organizada pelo clube. Os atletas se juntam aos ajudantes do Papai Noel e jogam futebol com os turistas em um cenário que remonta a Lapônia, a terra do bom velhinho.

Os dirigentes sonham com a possibilidade de que algum clube internacional vá até Rovaniemi disputar uma partida na neve contra o F.C. Santa Claus. No inverno é muito difícil jogar futebol tradicional na Finlândia. Então, a temporada dá um tempo e o F.C. Santa Claus atua no futebol de neve.

Existem duas versões para a história da fundação do clube. Na oficial, a equipe finlandesa foi criada em 1993 após a fusão de dois clubes de Rovaniemi: o Rovaniemen Reipas e o Rovaniemen Lappi. Além dessa, há também a lenda de que o próprio Papai Noel teria fundado o time muitos anos atrás, e seus ajudantes formaram o primeiro elenco.

O marketing serve também para alavancar os projetos sociais tocados pelo F.C. Santa Claus. Parceiro da Unicef, o clube vende camisas e chapéus do clube para turistas, especialmente aqueles que visitam a Vila do Papai Noel, reservando 10 Euros (R$ 22) para a entidade. A Vila do Papai Noel está localizada no círculo polar. Partindo de Rovaniemi, calcula-se uma distância aproximada de 8 quilômetros do estádio até lá.

Anualmente, na primavera é realizado um torneio, em que toda a renda conseguida com a venda de ingressos é doada para a filial finlandesa da Unicef. Além dessas iniciativas, o clube participou de um projeto para levar água potável para o Sri Lanka, no verão de 2010.

Na Finlândia o “Bom Velhinho” é conhecido pelo nome de “Joulupukki”, e não Santa Claus, como nos países de língua inglesa. A escolha aconteceu porque com o nome de Santa Claus fica mais fácil a identificação.

Mitologias à parte, os fundadores decidiram levar ao clube a imagem do Papai Noel, que, segundo a lenda que se disseminou na Europa, habita a região da Lapônia. E o marketing chegou até lá e, com a venda de produtos licenciados e o investimento em jogos promocionais. A tradução foi um meio de globalizar a imagem do time.

A última vez que Papai Noel foi ao estádio assistir uma partida foi em abril de 2010, quando ele deu o pontapé inicial da temporada de futebol em Rovaniemi. Esta visita chamou a atenção da imprensa e até a Federação Finlandesa de Futebol anunciou o evento em sua página na internet. (Pesquisa: Nilo Dias)

Time do F.C. Santa Claus, junto de Papai Noel. (Foto: Acervo do F.C. Santa Claus)