Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Uma história emocionante

Rooie Marck, de 54 anos, era um fanático torcedor do Feyenoord, time de futebol da Holanda. Fumante inveterado estava em estado terminal de um câncer no pulmão e de cama, quando teve a maior surpresa de sua vida, ver seu time começando uma nova temporada. Foi a melhor despedida que poderia imaginar.

No dia 26 de julho de 2013, ele chegou ao Estádio De Kuip, completamente lotado, deitado em uma  maca, sentindo o calor da torcida nas arquibancadas, que viera prestigiar um treinamento do time. Já era tradição os adeptos do Feyenoord aparecerem em grande número para assistir à primeira sessão de treinos da pré-temporada. Mas desta vez houve uma diferença.

Rooie Marck, torcedor vitalício do clube, ao saber que tinha poucos dias de vida, revelou a familiares e amigos que o seu último desejo antes de morrer era ver o Feyenoord novamente.

Rooie observava aquilo tudo sabendo que estava em seus últimos momentos de vida. De repente, desceu uma faixa do setor oposto com uma imagem dele próprio e mensagens de apoio. 

Emocionado, e com os olhos cheios de lágrimas, Rooie foi levado até a multidão, que estava cantando “You´ll never walk alone” (Você nunca andará sozinho). Ele se levantou e ficou diante da massa que sabia da sua história e cantou seu nome.
Já no campo, vestido com as cores de sua equipe, ele recebeu a ovação do público, a saudação de cada jogador da equipe e um abraço enérgico do treinador Ronald Koeman. Tudo foi gravado em vídeo.

Tragicamente, Rooie morreu apenas três dias depois da visita que fez ao seu time do coração. Antes de morrer deixou uma carta de despedida. Frequentador de um fórum do Feyenoord chamado “Lunatic News”, Marck agradeceu pelo carinho e teve suas últimas palavras publicadas pelo site oficial do clube de Roterdã:

“Caros camaradas, quero agradecer a todos pelo grande momento e pelo carinho recebido, as amizades que tive e toda a atenção dada a mim. O tributo dos últimos dias me deixou muito impressionado. Aliás, não só a mim, como a minha esposa Marion e meu filho Joey. 

Obrigado a todos, desde familiares, amigos, pessoas que conheci apenas de vista e aos desconhecidos que estiveram nas bancadas. Agora parto como uma pessoa feliz e abençoada para o meu novo mundo. Adeus e um grande beijo”.

Mas o clube e seus fãs certamente o deixaram com uma lembrança especial. Para quem ama o futebol ou vive dele, se despedir de todo um ciclo dias antes da morte dentro de um campo de futebol parece ser um adeus e tanto.

Certa vez, torcedores do Cúcuta, na Colômbia, inventaram moda e levaram o caixão de um amigo (sim, com ele dentro) para as arquibancadas numa partida da equipe pelo campeonato local. 

Sem limites para esse tipo de manifestação de amor, um holandês protagonizou o que talvez seja uma das histórias mais bonitas do futebol. (Pesquisa: Nilo Dias)

Rooie foi ajudado por seus amigos a caminhar pelo campo e agradecer aos torcedores e jogadores, pelo apoio dado a ele.