Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O "Mecão" centenário

O América Futebol Clube, de Natal (RN), também chamado de “Mecão” por seus torcedores, é mais um clube centenário do futebol brasileiro. Fundado em 14 de julho de 1915 na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, na Cidade Alta, tem como atividade esportiva principal o futebol.

Os fundadores foram 34 jovens estudantes, comerciários e funcionários públicos, que se reuniram no dia 14 de julho de 1915, uma quarta-feira, na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, situada na Rua Vigário Bartolomeu.

Alguns dos fundadores do América de Natal: Abel Viana, Aguinaldo Câmara, Aguinaldo Fernandes, Aguinaldo Tinôco, Anibal Ataliba, Braga Filho, Antônio da Rocha e Silva, Antônio Trigueiro, Armando da Cunha Pinheiro, Augusto Servita Pereira de Brito, Bartolomeu Campos Queiroz, Carlos de Laet, Carlos Fernandes Barros, Carlos Homem de Siqueira, Clóvis Fernandes Barros, Francisco dos Reis Lisboa, Francisco Lopes Teixeira, Getúlio Soares, José Artur dos Reis Lisboa, José Lopes Teixeira, Lauro Lustosa, Lélio Fernandes, Manoel Coelho Filho, Mário Monteiro, Napoleão Soares, Oscar Homem de Siqueira e Sidrack Caldas.

Em 15 de julho de 1915, a primeira diretoria do clube eleita por aclamação, foi a seguinte: Presidente: Getúlio Soares; Secretário: Mário Monteiro; Tesoureiro: Clóvis Fernandes Barros e Guardião do Material: Manoel Coelho Filho.

O nome América foi uma homenagem ao continente que o Brasil faz parte. As cores do clube, presentes no escudo e na bandeira oficial, são o vermelho e o branco. Suas cores iniciais foram o azul e o branco. Em 1918 mudou para vermelho e branco, que se mantém até hoje.

O primeiro jogo disputado pelo América aconteceu no dia 26 de setembro de 1915, contra o ABC, que com o passar do tempo se tornou o seu maior rival. O local da partida foi a Praça Pedro Velho, em um campo improvisado.

O ABC ganhou por 4 X 1, com gols de Mousinho (2), Mandu e Babua . Neco descontou para o América, escrevendo o seu nome na história do clube como autor do primeiro gol.

O América mandou a campo esta formação: Oscar Siqueira - Lélio e Gato – Carvalho - Gallo e Barros – Antônio - Carlos Siqueira – Neco - Garcia e Pipiu.

O primeiro jogo oficial do América também foi contra o ABC, válido pelo Campeonato Estadual. Realizou-se em 15 de Setembro de 1918 e a competição não teve fim. O América venceu por 3 X 0, com gols de Arnaldo, Pinheiro (contra) e Nilo Murtinho Braga.

Existe uma história curiosa a respeito da oficialização jurídica do clube, que envolveu o então Coronel Júlio Canavarro de Negreiros Melo, que teria no dia 3 de junho de 1918, furado a única bola que o clube tinha para treinar e jogar.

Em razão disso o América foi obrigado a possuir personalidade jurídica para poder entrar com uma ação indenizatória. Os Estatutos foram registrados pela primeira vez no dia 3 de julho de 1918, no Primeiro Ofício de Notas, em documento assinado pelo então presidente Oswaldo da Costa Pereira.

No início das atividades o América recrutava seus jogadores na Cidade Alta e os recursos financeiros eram em grande parte vindos do bolso de Aguinaldo Tinôco, um dos seus fundadores e que também era zagueiro e capitão do time.

O América conquistou seu primeiro título em 1919, quando do segundo campeonato de futebol do Estado, promovido pela Liga de Desportos Terrestres, que foi concluído, ao contrário do anterior. Dia 22 de junho daquele ano bateu o ABC por 3 X 0.

Em 1920 sagrou-se bicampeão. Em 1921 passou em branco, para em 1922 ganhar o campeonato daquele ano que foi chamado de “Taça da Independência”, uma homenagem ao centenário da Independência do Brasil.

No jogo final, o atleta João Maria Furtado, conhecido como "De Maria" fez o único gol frente ao eterno rival, o ABC, na vitória de 1 X 0. Em 1924 foi campeão outra vez, e em 1926 abriu o caminho para o segundo bicampeonato da sua história.

Entre 1930 e 1931 veio o terceiro bi. Depois disso o clube passou 15 longos anos sem ganhar um único Estadual. Somente em 1946 o jejum acabou.

Depois disso os colorados de Natal foram campeões em estaduais em outras três ocasiões: 1948/1949, 1951/1952, e de maneira invicta em 1956/1957. O destaque dessa época foi o atacante “Saquinho”, considerado até hoje o maior centroavante da história americana.

Após um largo período licenciado da Federação (de 1959 a 1966) para construção de sua sede social. O terreno onde se situa a sede americana foi comprado por iniciativa do presidente José Gomes da Costa, em 1929, juntamente com Orestes Silva, que pagaram 9 mil cruzeiros ao Estado, e depois doaram a área ao clube.

Participaram também da transação o tenente Júlio Perouse Pontes, Clóvis Fernandes Barros e Osmar Lopes Cardoso. O local, que no passado servia também de campo de treinamentos, era considerado muito distante.

O América voltou a ser campeão estadual em 1967, contando com um time bastante caseiro, mas com jogadores de destaque como Véscio e Evaldo "Pancinha".

Nesse ano, a final foi contra o Riachuelo, do então jovem Marinho Chagas. Essa vitória garantiu ao clube a participação na Taça Brasil de 1968. Em 1969 foi campeão estadual depois de uma série de jogos finais contra seu tradicional rival.

O primeiro clássico acabou 0 X 0. No segundo o ABC venceu por 3 X 0. No terceiro e último jogo o América precisava vencer e assim forçar uma quarta partida.

E não deu outra, o América venceu nos últimos minutos por 1 X 0, gol de Alemão, quando a torcida adversária já comemorava a conquista do título. Na quarta partida, o alvirrubro venceu por 2 X 0, gols de Bagadão e Alemão, e se sagrou campeão do Estado.

O América possui hoje uma boa estrutura, com sua sede social no Tirol e o centro de treinamento, em Parnamirim. O América foi o primeiro clube de futebol do estado do Rio Grande do Norte a possuir sede própria, construída na gestão do Presidente Humberto Nesi e levantada a primeira pedra no dia 14 de julho de 1945, à Avenida Maxaranguape, considerada a primeira e mais antiga sede própria do clube.

Para construção da Sede Social, o maior bem do clube, o América esteve licenciado do futebol no período de 1960 a 1965. Construído com muito suor e dinheiro dos americanos, ficou pronta na gestão de Humberto Pignataro (grande responsável por sua construção) em 14/07/1967, num dia festivo para a torcida americana.

Além do futebol, o clube trabalha com futsal, basquete paraolímpico e futebol americano, nesses dois últimos esportes recebendo o nome de América Tigres e América Bulls, respectivamente.

Seu título mais importante é a Copa do Nordeste de 1998, sendo o clube do Rio Grande do Norte com mais participações na Série A do Campeonato Brasileiro. Também foi o primeiro campeão estadual (1919) e o único time potiguar a participar de uma competição internacional: a extinta Copa Conmebol.

Na década de 1970 o América disputou campeonatos brasileiros, tendo em 1973 ficado em 25º lugar, dentre os 40 times que disputaram a competição. O time base era: Ubirajara - Ivan Silva – Scala - Mário Braga e Cosme – Paúra - Garcia e Hélcio Jacaré – Almir - Santa Cruz e Gilson Porto. O técnico era Sebastião Leônidas.

O destaque do time era Hélcio Jacaré, tido como um dos maiores ídolos da história americana.  O zagueiro gaúcho Luiz Carlos, Scala, ex “Seleção brasileira” e Ivan Silva, foram recordistas de jogos pelo América: 476, cada um.

O América foi bicampeão em 1974/1975, campeão em 1977, na famosa final que não acabou, quando os 22 jogadores se envolveram numa briga sem precedentes. Em 1974 foi campeão invicto com 20 jogos e obtendo 12 vitórias e 8 empates.

Em 1979, o clube deu inicio a uma série de títulos no Campeonato Estadual, sendo tetracampeão de 1979 a 1982, se mantendo por dois anos e vários jogos, invicto, contra times do Rio Grande do Norte. Depois foi tricampeão em 1987/1988/1989.

Nos anos 90 o América voltou a ser notícia no futebol brasileiro. Em 1996, com a liderança do habilidoso meia Moura, a equipe do Rio Grande do Norte foi vice-campeã da Série B do Campeonato Nacional, garantindo vaga na Série A do ano seguinte, depois de 13 anos.

A equipe potiguar venceu a Copa do Nordeste de 1998, derrotando o Vitória, da Bahia  na final por 3 X 1, gols de Kobayashi, Biro Biro e Carioca.

O “Estádio Machadão”, que foi demolido para dar lugar a “Arena das Dunas”, estava com uma parte de suas arquibancadas interditada, mas mesmo assim a torcida rubra se fez presente, com um público de 23.412 pagantes. O triunfo garantiu o time na extinta Copa Conmebol de 1998, hoje Copa Sul-Americana.

O América mandou a campo naquela noite chuvosa de 4 de junho: Gabriel  - Gilson - Paulo Roberto - Lima e Rogerinho – Montanha – Carioca - Moura e Biro Biro - Kobayashi e Leonardo. Técnico: Arturzinho.

O América alcançou sua melhor classificação nos antigos campeonatos nacionais em 1977, quando conseguiu um 17º lugar entre 62 clubes. O clube tomou parte em 11 competições seguidas, de 1973 a 1983. Foi quando passou a ser chamado de “Orgulho do Rio Grande do Norte”.

Em 2006, o clube conseguiu o acesso para a série principal do Campeonato Brasileiro, encerrando sua participação na Série B como 4º colocado.

Em 2007 o clube viveu uma grande crise depois de perder o Estadual para o ABC, sendo goleado por 5 X 2 na final. Na Série A estreou dia 12 de maio de 2007, diante do Vasco no “Estádio Machadão”, com derrota de 1 X 0.

Na segunda partida, em Santos, a surpresa, vitória do América pelo placar de 3x2, com 3 gols do zagueiro Édson Borges. E o time vermelho ainda atuou grande parte da partida com um jogador a menos, já que Geovane foi expulso.

Depois disso foram seis derrotas e um empate. Só voltou a vencer em 6 de julho, em Curitiba contra o Paraná, pelo placar de 1 X 0. Em seguida perdeu para o Internacional e para o Atlético (MG), venceu o Atlético Paranaense e não pontuou mais até o final do 1º turno.

No 2º turno só venceu na 9ª rodada, contra o Paraná. Com uma péssima campanha o clube foi rebaixado para a Série B com a pior pontuação da Série A até então, somando apenas 17 pontos.

Em 2008 o clube potiguar disputou a Série B, por onde passou por mais um aperto, porém bastante menor do que o de 2007. O clube terminou em 15º com 46 pontos ganhos, se livrando do rebaixamento nas últimas rodadas.

Em 2009 um novo rebaixamento só não aconteceu por milagre, pois o clube terminou  a competição apenas com uma diferença de dois pontos em relação ao primeiro rebaixado, o Juventude, de Caxias do Sul. O jogador Lúcio Curió, atacante do América, foi vice-artilheiro do campeonato, com 15 gols marcados.

Já em 2010, não teve jeito, o América acabou rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. Em 2011 foi quarto colocado na Terceira Divisão, ganhando o direito de disputara Série B do ano seguinte.

Em 2012 foi campeão estadual, batendo o ABC nos jogos finais por 2 X 1 e 2 X 0. No Brasileiro da Série B, o time chegou a ser líder por uma rodada, esteve no G4 13 vezes, sendo 12 partidas seguidas, e nunca esteve abaixo da 10ª posição.

Começou bem, goleou o Goiás por 5 X 2, em seguida venceu o Avaí, Guaratinguetá, empatou com o Vitória e venceu o Bragantino até perder para o São Caetano fora de casa.

Em 2013 o time não começou bem. Na Copa do Nordeste fez uma péssima campanha. No Campeonato Potiguar surpreendeu, mantendo uma inacreditável e incrível invencibilidade de 18 partidas. Mas acabou perdendo o título para o Potiguar, de Mossoró. Na Série B 2013 não conseguiu classificação para a elite do futebol brasileiro.

Em 2014 um novo descenso da equipe a terceira divisão do campeonato brasileiro. Nesse ano foi inaugurada a “Arena das Dunas”, com um jogo entre o América contra Confiança, de Aracaju, válido “Copa do Nordeste”, com vitória do time rubro por 2 X 0. O primeiro gol da “Arena” foi marcado pelo zagueiro Adalberto.

No primeiro clássico disputado na Arena deu vermelho. O América ganhou do ABC por 1 x  0, gol de Adriano Pardal. Além do primeiro gol marcado, da primeira vitória, do primeiro clássico vencido, o clube ainda foi o primeiro a levantar uma taça de campeão no novo estádio, fato acontecido no dia 30 de Abril de 2014, quando conquistou o Estadual.

Títulos Estaduais. Campeonato Potiguar (1919, 1920, 1922, 1924, 1926, 1927, 1930, 1931, 1946, 1948, 1949, 1951, 1952, 1956, 1957, 1967, 1969, 1974 (invicto), 1975, 1977, 1979, 1980, 1981, 1982 (invicto), 1987, 1988, 1989, 1991, 1992, 1996, 2002, 2003, 2012, 2014 e 2015).

Torneio Início: (1919, 1929, 1932, 1934, 1948, 1949, 1952, 1953, 1955, 1969, 1971, 1982, 1984 e 1991). Copa Rio Grande do Norte: (2006).

Títulos. Interestaduais: Taça Norte-Nordeste (1973); Copa do Nordeste (1998). Outras Conquistas: Taça Cidade do Natal (1972, 1973, 1974, 1975, 1976, 1977, 1985, 1987, 1988, 1994 e 1995).
Torneio Imprensa: (1920 e 1984); Torneio RN/PE (1983); Torneio Coronel Murad (1927); Torneio Quadrangular do Maranhão (1950); Torneio Fantasmas do Norte (1950); Torneio Municipal do Natal (1953); Torneio Quadrangular do Natal (1950 e 1958); Torneio Qualificatório para a Série A RN(1974); Taça Cidade de Mossoró      (1987 e 1990); Torneio Qualificatório para a Série C RN (1990); Torneio Qualificatório para a Série B 1994 - Zonal RN/CE (1993).

Ídolos e grandes jogadores: Goleiros, Ubirajara e Andrey; Zagueiros, Scala, Eduardo Arroz e Norberto; Meio-Campistas, Hélcio Jacaré, Rodrigo Tabata, Souza, Madson, Biro Biro e Assis; Atacantes, Reinaldo, Gilson Porto, Paulinho Kobayashi, Sandro Gaúcho, Sandro Hiroshi, Nunes, Paulo Isidoro, Mazinho e Rodrigo Pimpão.

No Futsal, o América de Natal é vice-campeão brasileiro (Taça Brasil de Futsal), tricampeão do Nordeste e o maior vencedor do RN, 38 estaduais e metropolitano.

No basquete, em 2013, o clube conquistou o tricampeonato do Nordeste e garantiu o 3º lugar no Campeonato Brasileiro. Em 2014, o time de basquete alcançou as semifinais do Brasileirão.

No futebol americano, a equipe foi campeã do Nordeste em 2009 com uma campanha invicta, e atualmente o clube foi vice-campeão da Divisão Nordeste no Campeonato Brasileiro.

Em 9 de dezembro de 2005 pela lei municipal Nº 5.697 foi criado o Dia do América Futebol Clube. A data comemorativa no calendário da cidade homenageia a fundação do clube, sendo comemorada no mesmo dia 14 de julho.

No dia 3 de outubro de 2003, foi publicado no Diário Oficial de Município a Lei n° 5.493, de autoria do vereador Hermano Morais, reconhecendo o América Futebol Clube, como de Utilidade Pública Municipal. (Pesquisa: Nilo Dias)

América F.C., campeão potiguar 2015. (Foto: Nuno Guimarães/Gazeta Press))