Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

O time solidário de Brumadinho


A cidade mineira de Brumadinho até uma semana atrás vivia praticamente no anonimato. Pouca gente ouvira falar dela e nem sabia onde ficava. No entanto, a tragédia ocasionada pela Mineradora Vale do Rio Doce transformou Brumadinho em triste notícia, tornando-a conhecida em todo o mundo.

Lamentavelmente a ganância pelo lucro ceifou a vida de muitas pessoas, enlutando uma grande quantidade de famílias. A perspectiva é de que as mortes cheguem a números estratosféricos, porque passados seis dias é pouco provável que ainda se encontre alguém com vida.

Mas como este blog é dedicado ao futebol e suas histórias, vamos aproveitar o momento, mesmo que doloroso, para contar algo a respeito do time de futebol da cidade, o Brumadinho Futebol Clube.

A fundação do clube ocorreu em 1929. Tem sua sede na Rua Quintino Bocaiuva, s/n e as cores oficiais são o azul e o branco.

Disputou a 3ª Divisão Mineira em 1987, classificando na penúltima colocação do grupo D. Os resultados dos jogos foram estes, na única incursão no profissionalismo:

Brumadinho 1 X 1 Carandaí(Carandaí); Barroso (Barroso) 0 X 1 Brumadinho; Brumadinho 1 X 1 Flamengo (Conselheiro Lafaiete); Olympic (São João del Rey) 3 x 0 Brumadinho; Carandai 2 X 2 Brumadinho; Brumadinho 0 x 2 Barroso; Flamengo 2 x 2 Brumadinho; Brumadinho 0 X 1 Olympic.

O campo do Brumadinho fica na Rua Itaguá, na altura do número 1.000. O local se transformou em uma base de apoio para as operações anerentes a tragédia do dia 25 e sua quadra poliesportiva concentra doações às famílias vitimas da catástrofe.

Ao invés da bola, o campo do time amador virou pista de pouso. O espaço cedido pelo Brumadinho F.C. se tornou um dos pontos para facilitar o transporte de equipamentos e profissionais que atuam na busca das vítimas.

O trabalho de quem cuida do Brumadinho FC agora se concentra em dar solidariedade às famílias das vítimas, bombeiros e voluntários envolvidos na tragédia.

O presidente do clube há cinco anos, Roberto Márcio, de 46 anos, enfatiza que o clube tem este grande espaço, onde agora recebe muita gente nestas idas e vindas. Dá graças a Deus porque o campo não foi atingido e permite esta ajuda.

Disse que tudo isso é muito triste, mas o clube está pronto para auxiliar cada vez mais.

E o Brumadinho, embora suas instalações nada tivessem sofrido, chora a possível morte de um atleta na tragédia. Robert Ruan Oliveira Teodoro, 19 anos, que jogava pelo juvenil da equipe, que disputa competições de base em Minas Gerais, trabalhava na Vale por intermédio de uma empresa terceirizada.

O presidente conta que um atleta da base do clube perdeu um primo e outros dois perderam um tio. Enquanto o Brumadinho se movimenta para ajudar na cidade, os meninos permaneceram ao lado dos amigos, rezando pelas vítimas em uma igreja de São Gotardo e se orgulham do legado deixado por um time que tem se mostrado mais do que apenas um clube de futebol.

O último jogo da equipe adulta de Brumadinho ocorreu no início do mês, válido pela Copa Itatiaia de futebol amador.

Entre os jovens, as categorias sub-12, sub-14 e sub-16 disputam a 5ª Copa de Futebol do Alto Paranaíba, torneio que reúne os meninos na cidade de São Gotardo, localizada a quatro horas de distância do município vitimado pelo rompimento da barragem. (Pesquisa: Nilo Dias)

Uma das equipes de categoria de base do Brumadinho F.C.