Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 18 de março de 2014

A volta de Cabañas

O Tanabi Esporte Clube, da cidade de igual nome, no interior paulista, está fazendo uma jogada de marketing para atrair o interesse da mídia, ao anunciar a contratação do ex-jogador do América, do México e da Seleção Paraguaia, Salvador Cabañas. Ele assinou um contrato de três meses e vai defender o time interiorano na Série B, a 4ª Divisão do Campeonato Paulista, durante quatro jogos.

“El Toro”, como é conhecido em seu país, provavelmente faça sua estreia dia 6 de abril, quando o time enfrentará o Olímpia, no estádio Alberto Victolo, em Tanabi, a partir das 10 horas da manhã.

A contratação de Cabanãs pelo time paulista é considerada de risco, já que sua esposa, Maria Lorgia Alonso, disse que ele está proibido de cabecear. Apesar disso, ela apoia o jogador, mesmo reconhecendo suas limitações.

A contratação acontece em um momento que o atleta tenta se reerguer no futebol. Em 2010, quando defendia o América do México e era uma das principais esperanças da seleção paraguaia para a Copa do Mundo, o atleta foi baleado em uma casa noturna na Cidade do México, e ficou três anos afastado do futebol.

Essa não é a primeira vez que o Tanabi se aventura na contratação de jogadores renomados. Antes, em 2012, o clube acertou com o ex-atacante do Botafogo, do Rio de Janeiro e da Seleção Brasileira, Túlio Maravilha.

A ideia deu certo, tanto que o ano passado outros dois nomes conhecidos do futebol brasileiro foram contratados, o atacante Viola e o meia Marco Antônio Boiadeiro, que já estava aposentado e retornou ao futebol após 13 anos inativo.

Salvador Cabañas Ortega, nasceu em Assunção, Paraguai, no dia 5 de agosto de 1980. Começou a jogar futebol pelo tradicional 12 de Octubre, da cidade de Itauguá. Depois jogou pelo Club Guaraní, da capital, o segundo mais velho do país, Audax Italiano, do Chile e Jaguares, de Chiapas, México.

Atacante com faro de gol era frequentemente convocado para a Seleção Paraguaia, tendo participado da Copa do Mundo de 2006 e da Copa América de 2007. Seu melhor momento na carreira foi quando defendeu o América, do México. Ganhou o apelido de “carrasco dos brasileiros”, quando fez gols decisivos contra Santos e Flamengo, na Copa Libertadores da América de 2008.

Contra o rubro-negro carioca fez dois gols na vitória por 3 X 0, revertendo a derrota de 4 X 2 sofrida no primeiro jogo no México e eliminando o time brasileiro da competição, em pleno Maracanã lotado. Nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, marcou um gol contra a Seleção Brasileira, na vitória paraguaia por 2 X 0, no “Defensores del Chaco”, em Assunção.

O jogador revelou que antes do tiro tinha firmado um pré-contrato com uma equipe europeia, provavelmente o Manchester United, da Inglaterra. No entanto o América o segurou, dando-lhe um apartamento em Acapulco e outro em Cancún, além de dobrar seu salário.

No auge da carreira, Cabañas foi vitima da tragédia. Por volta de 5h30 min da manhã do dia 25 de janeiro de 2010, ele foi alvejado na cabeça por um mafioso, em uma suposta tentativa de assalto, quando se encontrava no banheiro de uma casa noturna na Cidade do México.

Cabañas sofreu um grave traumatismo craniano e pedaços de ossos foram retirados do crânio. A bala alojada na nuca não foi removida até hoje, para evitar causar mais danos ao atleta, como sequelas para o resto de sua vida.

O jogador, que teve alta hospitalar em 2 de março de 2010, durante os últimos dois anos ainda teve que se submeter a intensa recuperação em clínicas especializadas de México, Argentina e Paraguai, até retornar aos gramados em abril do ano passado.

Em 3 de fevereiro de 2011, Cabãnas voltou a treinar em um clube de futebol, o Libertad, de Assunção, buscando uma evolução psicológica. O médico esperava que o atacante tivesse uma recuperação melhor a partir do contato com outros atletas.

Em 10 de agosto de 2011, Cabañas fez sua despedida oficial da Seleção do Paraguai em um amistoso disputado no Estádio Azteca, no México, em sua homenagem entre o Paraguai e o ex-clube do jogador, o América. A partida terminou empatada em 0 X 0. Cabanãs atuou durante nove minutos pelo América no primeiro tempo e 11 minutos pela Seleção Paraguaia no segundo tempo.

Cabañas voltou aos gramados em abril do ano passado, defendendo o modesto 12 de Octubre, clube onde começou a carreira. Mas não teve sucesso, embora tenha se sagrado campeão da 3ª Divisão do Paraguai, pois jogou nos minutos finais da vitória sobre o 3 de Febrero, por 3 X 0, na partida final. Ao todo atuou em 12 jogos como titular, mas não conseguiu fazer um gol sequer.

Depois foi tentar a sorte no General Caballero, pequeno clube de Assunção, onde também não foi feliz. Como solução para sobreviver, deixou os gramados e foi trabalhar na padaria da família em Itaguá, no Paraguai, antes de acertar com o time paulista. 

Era obrigado a levantar às 4 horas da manhã, para entregar pães aos clientes. Segundo sua esposa, ele estava “quebrado”, havia entrado em depressão e a família passava por sérios problemas financeiros.

Prêmios individuais: Futebolista Paraguaio do ano (2007); Futebolista Sul-Americano do ano (2007); Escolhido para "os onze ideais da América" (2007).

Artilharia: Campeonato Chileno, Torneo Apertura, pelo Audax Italiano (2003); Campeonato Mexicano, Torneo Clausura, pelo Jaguares, do Méxixo (2006); Copa Libertadores da América, pelo América do México (2007); Copa Libertadores da América, pelo América do México, dividida comMarcelo Moreno, do Cruzeiro de Belo Horizonte (2008); InterLiga, pelo América do México, dividida com Rodrigo Ruíz (2008).

Recordes: 2º futebolista que mais marcou gols (2007); É o maior goleador de equipes mexicanas na Copa Libertadores da América. (Pesquisa: Nilo Dias)

Cabanãs chegou a disputar uma Copa do Mundo pelo Paraguai. (Foto: Divulgação)