Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sábado, 19 de julho de 2008

Vovô em festa

Hoje é o "Dia do Futebol". Isso mesmo, 19 de julho, dia para comemorar o surgimento do Sport Club Rio Grande, o vovô do futebol brasileiro, que nasceu em 1900 através do jovem Arthur Cecil Lawson que retornara de seus estudos na Inglaterra e trazia consigo o gosto pelo futebol. Seu desejo era implantar o novo esporte na sua terra.

Tendo como aliado o amigo de infância Henrique Buhie, começou a projetar o seu sonho. Logo percebeu que para fundar um clube de futebol teria que contar com o apoio da vasta colônia alemã residente em Rio Grande. Porém, havia um impecilho: os alemães jamais aceitariam participar de um clube fundado por um suposto inglês, como Arthut Lawson.

Com a entrada em cena do alemão Johannes Chistian Moritz Minnemam, respeitável e influente membro da sociedade, o obstáculo foi removido. Seduzido pela idéia, no primeiro contato de Arthur Lawson e Henrique Buhie, Johannes prontamente reuniu alemães, portugueses, ingleses e brasileiros, com a finalidade de fundar um clube de futebol. Mesmo tendo enorme dificuldade em se expressar em português, teve relevante papel na fundação do Sport Club Rio Grande. Foi uma espécie de faz tudo: fundador, orador, secretário, guarda esportes, atleta e ainda auxiliou na redação dos documentos iniciais, no mais puro alemão, razão pela qual os registros da fundação do clube foram escritos nesse idioma.

A primeira reunião do nascente clube foi realizada no dia 14 de julho de 1900, tendo como local a Casa dos Atiradores, também denominada de Tiro Alemão. Naquela noite, divergências, não-superadas, impediram a lavratura da ata da fundação. O projeto teve que ser adiado para outra reunião marcada para 17 de julho, data em que Johannes festejaria 25 anos, no Clube Germânia, hoje Sociedade Germânia, na época uma instituição fechada, fundada em 1863, privativa da alta sociedade alemã. Com o protesto de um associado que não concordava com a abertura da sede para representantes de outras raças, o novo impasse foi solucionado com um novo adiamento. Finalmente, no dia 19 de julho de 1900, foi fundado o Sport Club Rio Grande.

Em 1903, o Sport Club Rio Grande excursionou pela primeira vez à Capital do Estado e, no dia 7 de julho, num campo improvisado no atual Parque Farroupilha, o povo porto-alegrense assistiu à primeira exibição do futebol, que terminou empatado. Em 1904, o Rio Grande adquiriu o seu campo no Boulevard Buarque de Macedo. Em 1906, o Rio Grande excursionou pela primeira vez a Pelotas, a fim de realizar uma partida intermunicipal. O seu adversário foi o S.C. Internacional. O time do Rio Grande venceu a partida por 6 x 0.

Ainda em 1906, o Rio Grande esteve novamente na capital gaúcha. O vapor "Vênus" foi aguardado em Porto Alegre por uma verdadeira multidão. Na primeira partida, contra o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, os rio-grandinos venceram por 3 X 1. No segundo compromisso na Capital, contra o Fussball Porto Alegre, registrou um empate em 3 X 3.
Em setembro de 1922, o Rio Grande conquistou na Capital do Estado a rica taça denominada "Centenário da Independência", instituída pelo governo do Estado. Este troféu foi disputado entre os seguintes clubes: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Rui Barbosa, Fussball Porto Alegre e o Sport Club Rio Grande.

Em 1936, o S.C. Rio Grande levantou o título de Campeão Estadual de Futebol do Rio Grande do Sul. O título veio em melhor de duas partidas contra o Internacional. (Por: Fábio Dutra e José Finkler - Jornal Agora Rio Grande/RS)
Hoje é comemorado o "Dia do Futebol Brasileiro", homenagem ao S.C. Rio Grande, o "vovô", que chega aos 108 anos, ainda cheio de vida (Foto: Site do S.C. Rio Grande)