Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Grêmio perde o seu patrono

Morreu ontem pela manhã, em sua casa, em Porto Alegre, o ex-presidente e atual patrono do Grêmio Portoalegrense, Hélio Volkmer Dourado, aos 87 anos de idade, vitima de infarto. O velório acontece no hall do portão A, da Arena e o corpo será cremado às 10 horas da manhã desta quarta-feira no Crematório Metropolitano de Porto Alegre.

Dourado era natural da cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, onde nasceu em 20 de março de 1930. Tornou-se sócio do clube quando tinha 11 anos de idade. A carteirinha de associado foi um presente da mãe pelo seu aniversário.

Em 1940, com 10 anos de idade foi com a família morar em Porto Alegre. Lá estudou e formou-se médico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Carreira que por pouco não abandonou antes mesmo de iniciá-la para virar jogador do Grêmio.

Foi depois de um jogo do time de aspirantes, no campo do extinto Força e Luz, em Porto Alegre, que Dourado foi convidado a jogar no tricolor. Vestiu a camisa do clube apenas uma vez, num jogo contra o Renner, no estádio do adversário, em que seu time perdeu por 1 X 0.

Até que jogou bem, o que motivou os dirigentes gremistas a pedirem que ficasse no clube, Mas Dourado não aceitou, preferindo seguir os estudos. A desistência de ser jogador não o afastou do Grêmio. Pelo contrário. Aos 24 anos, comprou sua cadeira cativa no recém inaugurado Estádio Olímpico.

Em 1967 passou a fazer parte do Conselho Deliberativo do clube. Depois de passar por várias vice-presidências, foi eleito presidente pela primeira vez em dezembro de 1975.

Exerceu o cargo por seis anos consecutivos, até o final de 1981. Durante a sua gestão três fatos se sobressaíram: a construção do segundo anel do Estádio Olímpico; o fim da supremacia do Internacional, com a conquista do título estadual de 1977; e o de campeão brasileiro em 1981.

Hélio Dourado ainda continuou a trabalhar pelo Grêmio. Foi vice-presidente de Patrimônio, de 1998 a 2000. Depois assumiu a presidência da Comissão de Obras, até 2004. No mesmo ano, chegou a assumir a vice-presidência de futebol.

A sua indicação para ser um dos patronos gremistas ocorreu em 2014, por aprovação do Conselho Deliberativo. Os outros patronos são Fernando Kroeff e Aurélio de Lima Py.

O Grêmio sempre reconheceu o trabalho de Hélio Dourado, tanto é verdade que recebeu inúmeras homenagens: em 1997, foi agraciado com o título de “Grande Benemérito”. Em 2011, junto dos ex-atletas Roger e Émerson, deixou sua marca na “Calçada da Fama”, do Estádio Olímpico. E empresta o seu nome ao Centro de Treinamento que ajudou a construir, em Eldorado do Sul.

O "Centro de Treinamento Presidente Hélio Dourado", também conhecido como CT de Eldorado do Sul, é um complexo esportivo destinado aos treinos das categorias de base do Grêmio. Foi oficialmente inaugurado em 24 de setembro de 2000.

O complexo conta com nove campos de futebol, vestiários para os dois times, para a arbitragem, sala de imprensa e cabines de transmissão. A arquibancada do campo principal tem capacidade para cerca de 1.500 pessoas e foi batizada de “Pavilhão Airton Ferreira da Silva.”

Uma das últimas aparições públicas de Hélio Dourado dentro do Grêmio aconteceu em setembro de 2015, quando da festa de aniversário de 112 anos do clube.

Três anos depois da inauguração da Arena, ele visitou o novo estádio pela primeira vez. Dourado nunca foi favorável a saída do Olímpico, que ajudou a se tornar “Monumental”. Mesmo assim ficou visivelmente emocionado e prometeu voltar outras vezes

E cumpriu o prometido. Retornou a Arena quando da comemoração do pentacampeonato da Copa do Brasil, no ano passado. Mas sempre dizia da sua paixão pelo antigo Estádio Olímpico, que ajudou a construir e onde viu e viveu, como torcedor e dirigente, algumas das maiores emoções de sua vida, que se confundem com a própria história do Grêmio.

O ex-presidente Fábio Koff concorda em parte com Hélio Dourado, ao reconhecer que o Olímpico foi um empreendimento que deixou uma marca na cidade. “Em cada tijolo do velho estádio tem o esforço do presidente Hélio Dourado, que foi uma figura extraordinária”, disse Koff.

O Grêmio divulgou uma nota de pesar pelo falecimento de seu ex-dirigente: "É com imenso pesar que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense comunica o falecimento do ex-presidente e patrono, Hélio Dourado. Neste momento de dor, o Clube se solidariza com os seus familiares e amigos.“

Conquistas: Vice-Campeão Gaúcho (1974, 1975, 1976, 1978 e 1981); Campeão Gaúcho (1977, 1979 e 1980); Campeão do Trofeu Ciudad de Rosario – Argentina (1979); Campeão Brasileiro (1981); Campeão do Trofeu Ciudad de Valladolid – Espanha (1981); Campeão do Trofeu Torre del Vigia – Uruguai (1981) e Campeão da Copa El Salvador del Mundo – El Salvador (1981).

Hélio Dourado foi casado com Nina Rosa Lima Dourado e pai de cinco filhos: Karin (Pupe), Luiz Fernando (Di), Helinho, Denise e Fernanda Vitória. (Pesquisa: Nilo Dias)