Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Morre o criador da "Camisa Canarinho"

Morreu na noite de ontem (15), em Pelotas, aos 83 anos de idade, o jornalista, escritor e professor de Direito, Aldyr Garcia Schlee, um dos maiores contistas da literatura gaúcha. Ele também foi o criador da camisa canarinho da Seleção Brasileira.

Ele havia descoberto  há menos de 15 dias que estava com um câncer que atacou o fígado e parte dos pulmões. Estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em Pelotas, onde realizava exames para tomar pé de seu estado de saúde. 

Schlee deixa três filhos, Aldyr, Andrey e Sylvia. Foi casado com Marlene Rosenthal Schlee, já falecida. O sepultamento ocorreu hoje a tarde, no Memorial Pelotas Cemitério Parque.

Reconhecido no campo da literatura como um dos maiores contistas em atividade no Estado, o autor também era famoso por ter criado, em 1953, o uniforme da Seleção Brasileira até hoje em uso pelo time canarinho – apelido, aliás, que só passou a ser usado depois que Schlee fez o desenho da camiseta.

Nascido em Jaguarão em 1934, ele não tinha ainda 20 anos quando criou o desenho verde-amarelo da camiseta brasileira para um concurso promovido pelo jornal carioca “Correio da Manhã”, para substituir o malfadado uniforme branco e azul usado pela Seleção de 1950, derrotada em pleno Maracanã.

Schlee contou que foi na agência da Varig em Pelotas buscar os jornais do dia. Entre eles, o “Correio da Manhã”. Na terceira página, lá estava o seu desenho, com a manchete:  “Esta será a nova camisa do Brasil”. Dizia que ficou louco. Nem soube contar como chegou ao trabalho, revelou em entrevista a “Zero Hora” em 2014.

O episódio da camiseta, contudo, era uma nota de pé de página na trajetória de Schlee, que trabalhou como ilustrador de imprensa e artista gráfico até estrear na literatura nos anos 1980 com “Contos de Sempre”.

Numa produção constante mas sem fanfarras, Schlee publicou 12 livros ao longo de mais de três décadas de carreira literária. Sua obra artística é peculiar e diferente da corrente mainstream da literatura do Estado.

Embora também enfoque com frequência o mundo rural e a mentalidade de fronteira (seus contos costumavam ser ambientados no território entre Brasil e Uruguai), Schlee era ele próprio uma tradição à parte: suas histórias renegavam o ufanismo cetegista e preferiam lançar seu olhar não sobre valentes e tauras, mas sobre as vidas pobres e sofridas à margem, tanto da História oficial quanto do banditismo glamouroso.

A obra de Schlee é bastante extensa. Escreveu os seguintes livros: “Direito de autodeterminação dos povos”, “Linguagem de Fronteira”, “Brasil camisa brasileira”, “Os contos e lendas de João Simões Lopes Netto”, “Glossário de Simões Lopes Netto”, “Linha divisória”, “Os 20 melhores contos de Aldyr Garcia Schlee”, “Fitas de cinema”, “Lembranças de João Simões Lopes Netto”, “Uma terra só”, “Nós, os gaúchos”, volumes 1 e 2, “Nós os teuto-gaúchos”, “Don Frutos”, “Contos da vida difícil”, “Melhores contos do Rio Grande do Sul”, “Para ler os gaúchos”, “O dia em que o Papa foi a Melo”, “Contos de verdades”, “Os limites do impossível: contos gardelianos”, “Histórias ordinárias”, “Contos de Futebol”, “Contos de sempre”, “Memórias de o que já não será”, de contos infantis e “O Outro Lado”, novela.

Aldyr recebeu duas vezes o prêmio da Bienal Nestlé de Literatura Brasileira e foi cinco vezes agraciado com o Prêmio Açorianos de Literatura. Como jornalista, ganhou o Prêmio Esso da categoria e foi o fundador do curso de Jornalismo da UCPel, de onde foi expulso após o golpe militar. Criou o jornal "Gazeta Pelotense" e escreveu para os jornais "Opinião Pública" e "Diário Popular". 

A Feira do Livro de Porto Alegre prestou homenagem ao escritor, às 17 horas de hoje, na Praça dos Autógrafos. A noite, o criador da Camisa Canarinho foi homenageado com um minuto de silêncio, no jogo Brasil X Uruguai, disputado em Londres. (Pesquisa: Nilo Dias)