Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

O "Arranca Taças" de Entre-Ijuís

O Esporte Clube Sepé Tiaraju, da cidade gaúcha de Entre-Ijuís foi fundado em 25 de junho de 1961. O clube é amador e tem as cores vermelha e branca. É filiado a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e participou do “Campeonato Estadual de Amadores Divisão Especial”, nos anos de 1995 e 1997.

O primeiro campeonato municipal foi vencido pelo Sepé Tiaraju de forma invicta. Mas a fama de vencedor do clube não surgiu com a  transformação geográfica local. Vem de muito tempo, desde 1961, data da sua fundação.

Na época, a fim de evitar a vida cotidiana da região, vários jovens, sob a liderança do desportista Artur Thiel resolveram fundar um clube de futebol na cidade, que é hoje uma das grandes agremiações amadoras do Rio Grande do Sul.

O passatempo logo virou uma agradável realidade esportiva. O Sepé Tiaraju passou a ser o vencedor de todas as competições esportivas regionais e ganhou o apelido de ”Arranca Taças”.

Com o conceito firmado os dirigentes passaram a buscar um sonho quase impossível: ter o seu estádio próprio de futebol. O campo foi inicialmente chamado de “Beira Rio”, em razão das festas que seguidamente eram realizadas a beira do rio Ijuí.

Enquanto o time obtinha vitórias e mais conquistas nos torneios de que participava, os torcedores e dirigentes construíam o sonho de possuir um estádio particular.

Em 1984, através da Prefeitura Municipal e com o auxilio de Artur Thiel, o clube ganhou uma área de terra onde foi possível erguer a sua praça de esportes própria.

O “Estádio Artur Rodolfo Thiel”, embora simples, tem uma estrutura muito boa, tanto em qualidade como em localização.

Entre os títulos conquistados pelo clube destacam-se o “Campeonato Estadual de Amadores 1ª Categoria”, de 1994, a “Copa da Amizade”, em 2011 e o “Campeonato Municipal de Santo Ângelo”, em 1987.

O E.C. Sepé Tiaraju chegou a revelar vários jogadores para o futebol gaúcho, com destaque para Valin Camilo de Souza, ou simplesmente “Valin”, que mesmo tendo nascido em Vacaria, iniciou sua carreira como atleta na equipe do Esporte Clube Sepé Tiarajú.

A partir daí jogou em diversas equipes do interior do Estado. Os clubes pelos quais passou: Tamoio e AESA, de Santo Ângelo, Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, Juventude, de Caxias do Sul, Guarani, de Venâncio Aires, Lajeadense, de Lajeado e Internacional, de Santa Maria com o qual foi campeão da “Copa Governador do Estado”.

Em 2013 foi homenageado pela Prefeitura Municipal de Entre-Ijuís que denominou o Campeonato Municipal de Futebol de Sete, de “Taça Valin Camilo de Souza”.

Outra figura ilustre que morou na cidade, popularíssimo pela sua atividade artística ligada ao tradicionalismo, foi Antônio Soares de Oliveira, mais conhecido por “Tio Bilia”.

Na verdade ele nasceu em Santo Ângelo, que foi o município mãe de onde Entre-Ijuís se emancipou. “Tio Bilia” nasceu em 5 de agosto de 1906 e faleceu em 19 de agosto de 1991, aos 85 anos de idade.

Entre-Ijuís passou a ser município em 13 de abril de 1988, através da Lei Estadual nº 8.558. A população da cidade é formada basicamente por descendentes de alemães, italianos, espanhóis, portugueses e indígenas, cujos hábitos foram unificados ao longo dos tempos.

Entre-Ijuís recebeu esse nome pois está localizado entre Ijuí, ou seja, o Ijuí Grande ao Norte, o Ijuizinho ao Oeste, o rio Chui ao Sul e novamente o rio Ijuí Grande a Leste. (Pesquisa: Nilo Dias) 

  Time campeão Estadual de Amadores, 1ª Categoria”, em 1994.