Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Quem garante as origens do futebol?

Confesso que não acredito nessa história de que o começo do futebol remonta a centenas de anos antes de Cristo. Eu até gostaria de saber como os pesquisadores chegaram a conclusões que fogem a razão. Eu li o livro “Memórias de uma bola de futebol”, do escritor paulista Renato Pompeu. Um ótimo livro, por sinal. A bola é a personagem central dele.

O autor mistura fatos reais e teóricos. Começa com as primeiras lembranças da bola, no círculo ártico, há 20 mil anos. Um casal de esquimós siberianos, vestidos com couros de rena, chutava uma bola para afastar o frio congelante. Não explica do que era feita essa bola. Como teoria, tudo bem.

São muitas as versões que pretendem contar a história do futebol. O Dr. Wilfried Gerhardt, ex-chefe de imprensa da Federação Alemã de Futebol (DFB), publicou em 1979, originalmente pela FIFA News um artigo que tem servido de pano de fundo para aqueles que buscam na antiguidade respostas para muitas perguntas.

Na antiga China, três mil anos antes de Cristo era praticado o "Ts'uh Kúh”, que consistia num jogo em que uma bola de couro com plumas e pêlos tinha de ser lançada com os pés a uma pequena rede, com uma abertura de 30 a 40 centímetros, fixada a largas varas de bambu. Esse jogo servia de treinamento militar e exigia habilidade, destreza e técnica.

E o que dizer do “Kemari” japonês, uma outra forma de jogo, que foi mencionado pela primeira vez há 500 ou 600 anos, e que é praticado até hoje? Wilfried Wilfried Gerhardt explica que se trata de um exercício cerimonial, que exige certa habilidade, mas não tem caráter competitivo como o jogo chinês e não representa nenhuma luta pela posse da bola. Em uma superfície relativamente pequena, os jogadores passam a bola, sem deixa-la cair no chão.

O que pensar do "Epislcyros" grego, do qual se sabe relativamente pouco, e do "Harpastum" romano? No jogo romano era usada uma bola pequena. Duas equipes jogavam em um terreno retangular, com linhas de marcação e divididos por uma linha média. A bola tinha que ser lançada detrás da linha de marcação do adversário. Os componentes de uma equipe tinham diferentes tarefas táticas e o público os incitava, com gritos, em suas jogadas e resultados.

Este esporte foi muito popular entre os anos 700 e 800. Os romanos introduziram o jogo na Bretânia, porém é muito duvidoso que possa ser considerado como o precursor do futebol, ou igual ao "Hurling", que era muito popular entre a população celta e que se pratica, até hoje em Cornwell e na Irlanda.

Eu devo concordar com o jornalista alemão, quando não deixa dúvidas de que o jogo que conhecemos hoje com o nome de futebol teve origem na Inglaterra e Escócia. A historia moderna do futebol comporta 145 anos de existência. Começou em 1863, quando na Inglaterra foram separados os caminhos do "rugby-foot ball" e da "associação football" e se fundou a associação de futebol mais antiga do mundo: a "Foot ball Association". Continuarei a escrever sobre o tema, que me parece muito interessante. (Texto e pesquisa: Nilo Dias)
(Kemari ainda é praticado no Japão (Foto: Tripod)