Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 2 de junho de 2009

O “Galo Azul” comemorou 100 anos

Quando o futebol começou a ser praticado no Brasil, as empresas ferroviárias paulistas tiveram uma participação importante na difusão do novo esporte. Muitas foram as equipes fundadas pela influência dos trilhos, entre elas a tradicional Ponte Preta de Campinas (1900), Pirassununguense (1907), Ferroviária de Araraquara (1950), Noroeste de Bauru (1910) e o já centenário Rio Claro Foot-Ball Club, da cidade de Rio Claro, fundado no dia 9 de maio de 1909, entre outras.

Conta o jornal “Alpha”, de Rio Claro, edição de 19 de maio de 1909, que foram quatro os fundadores do clube, o professor Joaquim Arnold e três empregados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, Bento Estevam de Siqueira, Constantino Carrocine e João Lambach. Eles se reuniram na avenida 8, número 2, para fundação do clube que hoje é o terceiro mais antigo do Estado de São Paulo em atividade, ficando atrás apenas de Ponte Preta e Pirassununguense. Esses apaixonados desportistas sonhavam em transformar Rio Claro na capital do futebol.

A primeira diretoria do Rio Claro Foot-Ball Club estava assim constituída: Presidente, Celso de Lima; Secretário, José da S. Franco; Tesoureiro, Américo Mendes ; Procurador, Adelino de Oliveira ; Capitão, Fulgêncio de Godoy ; Vice-capitão, José Antonio Braga e Fiscais de Campo, Bernardino Brandão e Augusto Bull. Nos primeiros anos pós fundação, o Rio Claro realizou seus treinos e jogos no campo do Grêmio Recreativo dos Empregados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Um dos feitos mais memoráveis da história do clube aconteceu no dia 20 de setembro de 1914, quando enfrentou de igual para igual o S.C. Germânia, campeão paulista de 1906. O resultado de 1 x 1 fez com que o prestígio do rio Claro aumentasse consideravelmente. Em razão disso o time principal foi convidado para jogar em São Carlos, na inauguração do Ideal Club, recém fundado conforme noticiou o jornal "O Alpha", de 27 de setembro de 1914.

O mesmo jornal noticiou dias depois que o Rio Claro, jogando no gramado do Grêmio goleou impiedosamente o Club Vitória, da capital, por 8 X 0,. Os destaques do time foram João Gemignani e Nenê Marinho. Parque do Grêmio era o nome dado pelos diretores do Grêmio da Companhia Paulista para o espaço onde ficava o campo, o mesmo local que existe até hoje. A venda de bebidas era feita na área social, num local apelidado de “Botequim do Quintal.

Com a criação da Liga Oeste de São Paulo em 1915, também conhecida como Liga Regional D’Oeste, o Rio Claro participou pela primeira vez de uma competição oficial. A performance do time foi apenas regular, alternando bons e maus resultados. Foram adversários o Ideal Club de São Carlos, White Team de Campinas, Araraquara College, A.A. Bebedourense e Jaboticabal Atlético.

Em 1916 o Rio Claro disputou apenas partidas amistosas, mas contra equipes mais categorizadas. No dia 19 de março, em Rio Claro, empatou com o Paulista F.C. de Jundiaí por 3 x 3. Em 30 de abril foi até Ribeirão Preto e derrotou o Comercial por 2 X 0. No dia 27 de agosto, por ocasião ada inauguração de uma arquibancada no campo do Grêmio, recebeu e derrotou por 1 X 0, a A.A. das Palmeiras, campeão paulista da 1ª divisão de 1915 pela APEA, uma das entidades que organizava o campeonato estadual.

No dia 25 de dezembro, o Rio Claro deu um presente de Natal aos seus torcedores, levando até Rio Claro nada mais, nada menos, que o poderoso S.C. Corinthians Paulista. Com o campo completamente lotado, o time campeão paulista daquele ano pela LPF, a outra entidade que organizava o campeonato, venceu o amistoso por 3 X 2. O Rio Claro formou com: Tarante - Oscar e Ribeiro - João Gemignani - Lydio Camparoto e Collabone - Dario - Bento, Tonico, Nenê e Coli. O Corinthians Paulista jogou com: Casemiro- Fulvio e Casemiro II – Pollici – Plinio e César – Américo – Constantino – Amilcar - Marconi e Néco.

Em 1931, o Rio Claro inaugurou o seu próprio estádio, moderno para a época, no mesmo terreno onde hoje funciona o Espaço Livre. Em 16 de março de 1940, a praça de esportes ganhou um sistema de iluminação, que foi inaugurado num jogo contra a Ponte Preta, quando o Rio Claro conquistou a Taça Doutor Francisco Penteado. Ainda em 1940, o Rio Claro participou da fundação da Liga Municipal de Futebol de Rio Claro, sendo campeão do primeiro certame organizado pela nova entidade, no mesmo ano.

Em 1973 foi oficialmente inaugurado o atual estádio municipal Doutor Augusto Schmidt Filho, na época chamado estádio Doutor Álvaro Perin, com capacidade para 10.000 pessoas sentadas e considerado um dos melhores do interior paulista. O Rio Claro utiliza o estádio prioritariamente e por tempo indeterminado.

O Rio Claro é chamado de “Galo Azul” por sua entusiasmada torcida. O apelido se originou de uma verdadeira disputa de “galos” com o velho rival, Velo Clube, que era conhecido como “Galo Vermelho”, por causa de suas cores oficiais. A rivalidade entre ambos era tão grande que o Rio Claro também adotou um galo como mascote, mas com as cores azul e branco. Outros apelidos do clube são “Azulão” e " Aguinha", pois seu campo beirava as margens do córrego do Servidão.

Nessa sua centenária trajetória o Rio Claro conquistou importantes títulos. Pela Associação Paulista de Sports Athléticos (APEA): Campeão Regional (1931, 1935, 1936 e 1937); Pela Federação Paulista de Futebol (FPF): Vice-campeão paulista da 3ª Divisão (1971); vice-campeão paulista da 2ª Divisão (1973 ); Vice-campeão da Série B2 (2001); Campeão Paulista da Série B1 (2002); Acesso para a Série A2 (2005); Vice-campeão da Copa Federação Paulista de Futebol (FPF)valendo classificação para a Série C do Campeonato Brasileiro (2005). Apesar do acesso, o Rio Claro não disputou a Série C, ficando a vaga com o Grêmio Barueri; Acesso para a Série A1 (2006) e conquista da vaga para a série C do Campeonato Brasileiro (2007).

O clube é dono de um moderno centro esportivo, que conta com um conjunto aquático denominado “Clube Águas do Rio Claro”, que é administrado em parceria com a Tigre S.A. Tubos e Conexões. Trata-se de uma grande área de lazer, em um terreno de 25.000 m², que possui piscinas infantis e para adultos, vestiários masculino e feminino, quatro mini-campos de futebol, uma quadra de areia e uma poliesportiva. Conta ainda com bar social, quatro quiosques com churrasqueira, playground, ambulatório, saunas masculina e feminina e área de evento coberta.

O plano de expansão do complexo esportivo prevê a construção de novos espaços destinados a outras modalidades esportivas, além do futebol. Este trabalho já começou a render seus primeiros frutos, com alguns atletas da equipe de tênis de mesa aparecendo entre os 10 melhores do Brasil. O time de basquetebol infanto-juvenil também vem se destacando nas competições da categoria. (Pesquisa: Nilo Dias)

Time do Rio Claro, campeão regional de 1931. (Foto: Memorial do Rio Claro Futebol Clube)