Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O homossexualismo no futebol (Final)

O consultor de comunicação holandês, Huub ter Haar, que escreveu o livro “Retratos de grandes atletas gays”, é de opinião que em algum momento esse medo dos jogadores gays de assumir a homossexualidade vai ter um fim.

Haar, já esteve envolvido com o problema da aceitação de atletas gays, defendendo que eles não fossem discriminados, da mesma forma que aconteceu com os negros. Até pouco tempo, principalmente na Europa, ainda havia um preconceito racial bastante grande. Na verdade, a cor da pele é visível para todos, e a sexualidade não.

Para o consultor holandês, é mais difícil que alguém se abra sobre sua sexualidade em esportes coletivos, como o futebol, vôlei e hóquei. É por isso que a revelação do jogador de rugby inglês, Gareth Thomas, ganhou repercussão internacional. Depois dele, se esperava que outros atletas fizessem o mesmo, mas nada aconteceu, especialmente no futebol.

O futebol é um esporte praticado no mundo inteiro, inclusive em países onde a homossexualidade é um problema muito sério. Todo jogador almeja sucesso na carreira. O sonho é defender um grande clube da Itália ou Espanha, onde aparentemente há menos aceitação. O medo de que isso atrapalhe a carreira, faz com que todos permaneçam sem assumir que são gays.

Ter Haar tem consciência de que a homossexualidade no futebol por enquanto é terreno proibido. Para ele o ideal seria que o público, os clubes e os jogadores aceitassem as qualidades de um jogador, sem levar em consideração se ele sente atração por homens.

A Associação Gay e Lésbica Italiana (Arcigay), publicou nota em jornais italianos, repudiando a declaração do técnico da seleção da Itália na Copa da Áfica, Marcello Lippi, que disse não aceitaria dois jogadores da “Azurra”, caso declarassem publicamente que mantinham uma relação entre eles.

Lippi disse que a repercussão de um fato como esse, num país que tem quatro jornais esportivos especializados, poderia ter conseqüências catastróficas para a equipe. O técnico garantiu que a imprensa teria em mãos um prato sensacionalista sem tamanho, relatando o romance de um casal de homossexuais que jogam futebol.

A declaração de Lippi não foi a primeira no meio da seleção italiana a irritar as organizações dos homossexuais. O zagueiro Fabio Cannavaro, capitão da “Azzurra”, já havia declarado ser contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, quando de sua passagem pelo Real Madrid, na Espanha, onde a união homossexual é legalizada.

O site www.gaygamer.net, direcionado aos jogadores homossexuais, já foi alvo de ataques de hackers preconceituosos, que floodaram os fóruns do site e acabaram por tirá-lo do ar. Os ataques foram anunciados, e vieram acompanhados de mensagens ameaçadoras, devido á “orientação sexual” do site. Mas ele já está no ar novamente.

O pior foi a entrevista ao canal de TV “La 7″, de um jogador de futebol que atua em um time da Terceira Divisão italiana. Ele revelou que recebe dinheiro de craques conhecidos de equipes de ponta do país, para fazer sexo. Identificado apenas como “Victory”, o atleta garantiu que já fez programas com jogadores da seleção italiana, alguns que são até casados. Ele contou ter começado a fazer programas para melhorar sua renda mensal.

“VictorY”, cobra € 1,5 mil por programa, e os jogadores pagam sem problemas. Quase todos os encontros acontecem em hotéis, principalmente após os jogos, que é quando eles têm tempo livre. A maioria desses jogadores diz que só quer relaxar e não vê problemas em beijar na boca. Mas todos eles tremem de medo, com a possibilidade de serem descobertos.

“Victory”disse que cerca de 30 atletas são seus clientes fiéis. Muitos deles são bissexuais, têm esposas ou namoradas, uma imagem respeitável e jamais admitiriam que são gays.

Verdadeiro escândalo, que ganhou páginas dos jornais e da Internet, envolveu os jogadores Zlatan Ibrahimovic e Gerard Piqué, quando os dois jogavam no Barcelona. Tudo porque eles foram flagrados de mãos dadas na frente de um carro. A imagem correu o mundo inteiro com piadas sobre a sexualidade de ambos.

O programa de TV “Esporte Espetacular” exibiu tempos atrás a história de Vilson Zwirtes, ex-jogador do Lajeadense, de Lajeado (RS), que assumiu ser homossexual. Ele contou os problemas que enfrentou por causa de sua preferência sexual. Garantiu que muitos clubes deixaram de contratá-lo, por ser gay.

Outro atleta que abriu o jogo e revelou ser homossexual foi o goleiro Jamerson, mais conhecido como “Messi”, que joga no Palmeira, time da 2ª divisão do Rio Grande do Norte. Ele começou a carreira no time amador do Estrela do Norte, da cidade de Passagem, aos 19 anos, mesma época em que assumiu a homossexualidade. Depois disso, se transferiu para o Palmeira onde virou ídolo da torcida.

O presidente do clube, Cláudio José Freire, afirmou que o fato do goleiro ser homossexual contribuiu para que ele se transformasse em uma espécie de xodó dos torcedores de Goianinha, cidade de 21 mil habitantes a 54 km de Natal. (Pesquisa: Nilo Dias)

Esta foto do atacante Zlatan Ibrahimovic, com o zagueiro Gerard Piqué, causou polêmica na Espanha.