Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

domingo, 19 de agosto de 2012

Nos primórdios do futebol

O estádio de futebol mais antigo do mundo encontra-se na cidade inglesa de Sheffield, localizada no Condado de South Yorkshire, centro-norte da Inglaterra. É o “Sandygate Road”, pertencente ao Hallam Football Club, o segundo clube mais antigo da história, fundado em 4 de setembro de 1860. O Hallam joga desde sua fundação nesse campo, que fica num subúrbio de Sheffield.

O “Sandygate Road” existe desde 1804. Inicialmente era utilizado como campo de cricket, o desporto mais popular do século XIX na Inglaterra. Só a partir de meados de 1850 começaram a disputar-se os primeiros encontros não oficiais de futebol. Em 1860 fundou-se num "pub próximo" o Hallam F.C., clube amador que ainda hoje subsiste. Nesse mesmo ano o clube decidiu organizar com os rivais locais o primeiro jogo oficial entre clubes.

A partir daí o recinto passou a ser a base de desenvolvimento do futebol na cidade. Durante dois anos foi o único local onde se realizaram encontros oficiais entre um número, cada vez mais crescente, de clubes na cidade. O primeiro jogo de futebol que se tem notícia, aconteceu no dia 26 de dezembro de 1860, no Estádio “Sandygate Road”, em Sheffield, entre Nort Counts Club X Hallam F.C., com resultado desconhecido.

Em 1862, quando o “Bramall Lane” – atual estádio do Sheffield United – deixou de receber jogos de cricket para dedicar-se ao futebol, já havia 15 clubes na cidade e a utilização de “Sandygate Road” tinha atingido o seu auge de popularidade.

O “Bramall Lane” foi inaugurado em 30 de abril de 1885, inicialmente para a prática do críquete, outro tradicional esporte bretão. Mas sete anos depois passou a ser utilizado para o futebol, quando o Sheffield F.C. e o Sheffield Wednesday, times da cidade, passaram a mandar seus jogos por lá. Em 1889, o Sheffield United, outro clube local, passou a administrar e realizar suas partidas no estádio. O projeto inicial deu condições para abrigar quase 70 mil pessoas, em pé e sentadas.

Apesar de seus 127 anos de existência, a primeira partida de futebol apenas aconteceu em “Bramall Lane” em 29 de dezembro de 1862 entre Sheffield F.C. X Hallam F.C., em prol de um fundo de auxílio a pessoas necessitadas e terminou empatada em 0 X 0.

Chegaram a disputar-se, no mesmo dia, quatro jogos distintos no velho “Sandygate Road”. A popularidade do futebol em Sheffield era tal que se chegou a criar um conjunto de regras exclusivas para os clubes da cidade, conhecidas mais tarde como “Sheffield Rules”, um dos elementos fundamentais no que viria mais tarde a ser a base do "Football Association".

Até ao final do século XIX, “Sandygate Road” continuou a ser utilizado entre Hallam, Sheffield FC, Sheffield United e Sheffield Wednesday, os times da cidade. Mas a crescente popularidade do jogo e a maior capacidade do “Bramall Lane”, construído em 1855 e do “Hillsborough”, inaugurado em 1899, levaram progressivamente a que o pequeno recinto se dedicasse exclusivamente a torneios para clubes amadores na cidade, funcionando como sede regular do Hallam FC. Tal e qual como hoje em dia, mais de um século depois.

O "clássico" ou "derby" mais antigo da história do futebol é jogado até os dias atuais entre o Hallam FC X Sheffield Football Club, fundado em 1857 e reconhecido pela FIFA como o clube de futebol mais antigo do mundo, em atividade.

Em 1855, membros do clube de críquete de Sheffield começaram a realizar partidas informais de futebol, sem nenhum tipo de uso de regras formais, até que os membros Nathaniel Creswick e William Prest decidiram fundar o Sheffield Football Club. A reunião inaugural do Sheffield FC aconteceu em 24 de Outubro de 1857, em Parkfield House, nos subúrbios de Highfield.

A sede original era uma estufa abandonada na "East Bank Road", emprestada por Thomas Asline Ward, pai de Frederick Ward, o primeiro presidente do Sheffield F.C. O espaço ao redor da estufa se tornou o primeiro campo de treino do time.

Nos primeiros tempos o Sheffield F.C. promovia partidas entre seus associados, do tipo “Casados X Solteiros”, ou "Profissionais contra o Resto". Os desportistas Creswick e Prest conceberam às regras de jogo do clube, que foram estabelecidas em 21 de Outubro de 1858, dando origem ao que se achou por bem chamar de “Às Regras de Sheffield”.

Até então, antes da formação da "Football Association", a entidade que controla o futebol na Inglaterra, muitos tipos diferentes de futebol eram praticados no país. Os colégios públicos, por exemplo, realizavam partidas de futebol de acordo com regras próprias, que variavam muito.

Às primeiras regras eram constitutivas e não previam o impedimento, mas introduziram os tiros livre após uma jogada faltosa. As regras do futebol australiano, que viriam algum tempo depois, eram bastante parecidas com “Às Regras de Sheffield”. Sabe-se que em 1862, quando já existiam 15 clubes em Sheffield, essas regras foram adotadas pela "Associação de Futebol " da cidade, criada em 1867.

Até então o Sheffield F.C. só realizava partidas com equipes de fora da região, buscando um desafio maior. Em 30 de Novembro de 1863, o clube se associou à "Football Association", apesar de continuar a seguir suas próprias regras, adotando as regras nacionais apenas em 1878.

O melhor momento do Sheffield F.C. se deu em 1904, quando foi campeão da "FA Amateur Cup", competição criada por sugestão do próprio clube. Também foi vice-campeão na "FA Vase", em 1977, competição exclusive para os times menores do futebol inglês. O clube foi agraciado pela FIFA com a "Ordem de Mérito", recebendo a honraria de estar no "Hall da Fama", por seu papel importante na história do futebol mundial.

Atualmente o clube disputa a "Northern Premier League Division One South", afundado nas complexas castas de divisões amadoras do futebol britânico. Já o clube de futebol mais antigo de todos os tempos é o Foot-Ball Club, fundado na cidade de Edinburgh, na Escócia, em 1824.

O Notts County Football Club, fundado em 28 de novembro de 1862, na cidade de Nottinghan é o clube de futebol profissional mais antigo do mundo, perdendo para o Sheffield, que foi fundado cinco anos antes. Foi um dos fundadores da Liga inglesa.

O futebol no Nottingham Football Club começou nos Jardins de "Cremorne Gardens", quando W. Arkwright e Chas Deakin chutavam uma bola, um contra o outro, terminando empatados em 2 X 2. A Sua definição oficial como clube se deu em 1864 com o nome de Notts Football Club. No período entre 1864 e 1888, foram realizadas partidas amistosas com outros clubes da Inglaterra e Escócia. Neste período o clube chegou a ter oito atletas relacionados na seleção nacional.

O primeiro campeonato oficial disputado pelo Notts foi em 1877, quando participou da Copa da Inglaterra. Com boas apresentações, o time conseguiu chegar as semifinais em 1883 e 1884. De 1883 à 1910 o Notts mandava seus jogos na "Trent Bridge" e ocasionalmente em "Castle Cricket Ground" e na "Floresta de Town Ground", na cidade de Nottingham. Em 1910 passou a sediar seus jogos em "Meadow Lane".

Na temporada de 1890/1891 o Notts terminou em terceiro na Liga Inglesa e foi finalista na Copa, sendo derrotado por 3 X 1 pelo Blackburn Rovers. Já sua primeira conquista se deu em 1894, um ano após seu rebaixamento à segunda divisão, quando um público de 37 mil torcedores assistiu sua vitória na final da "FA Cup" (Copa da Inglaterra), frente ao Bolton pelo placar de 4 X 1, tornando-se o primeiro clube de uma Segunda Divisão a ganhar o torneio.

Em março de 1867 ocorreu o primeiro torneio de clubes: a "Youdan Cup", vencida pelo Hallam F.C.. Lá também ocorreu a primeira partida entre duas seleções fora de Londres e Glasgow: em 10 de março de 1883 se enfrentaram Inglaterra X Escócia. Por fim, foi palco das semifinais da "FA Cup" (Copa da Inglaterra) entre 1889 e 1938.

O Sheffield Wednesday, outro clube antigo de Sheffield foi fundado em 4 de setembro de 1867. Sedia seus jogos no atual "Hillsborough",que até 1914 se chamava "Owlerton Stadium". Possui capacidade para 39.859 pessoas. Nesse estádio foram disputadas partidas da Copa do Mundo de 1966, entre as seleções da Alemanha Oriental, Argentina, Suiça e Espanha, bem como o jogo das quartas de final entre Alemanha Oriental 4 X 0 Uruguai.

Em 15 de abril de 1989 nesse estádio faleceram 96 pessoas na chamada "Tragédia de Hillsborough", que aconteceu durante a partida de futebol entre o Liverpool F.C. X Nottingham Forest F.C., pelas semi-finais da Copa da Associação da Inglaterra. As 96 pessoas falecidas eram torcedoras do Liverpool FC, que acabaram sufocadas (esmagadas) pela grade que separava os torcedores do campo.

O acontecimento serviu para expressivas mudanças no futebol da Inglaterra, que até então sofria com a ação dos "Hooligans", torcedores que cometiam atos violentos durante os jogos de futebol. Depois da tragédia os clubes ingleses foram banidos de competições continentais pela UEFA, entidade máxima do futebol europeu.

Entre as principais mudanças após a tragédia, foram proibidas grades ou alambrados de separação, disponibilidade de cadeiras numeradas para acompanhar as partidas, além da abolição das "gerais", espaço onde os espectadores ficavam em pé. (Pesquisa: Nilo Dias)

"Sandygate Road", o estádio de futebol mais antigo do mundo.