Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

A morte de Tadeu Bauru

Morreu no sábado, 31, em Montenegro, sua cidade natal, o ex-jogador de futebol Luiz Tadeu Santos, mais conhecido por “Tadeu Bauru”, aos 64 anos de idade. Ele lutava contra uma doença degenerativa.

Tadeu começou sua carreira pela equipe do Gaúcho, de Passo Fundo, em 1970. Com a idade de 16 anos ele foi para as categorias de base do Internacional, de Porto Alegre.

Como profissional, integrou o time colorado nos anos 1970, tendo integrado o grupo de jogadores campeões brasileiros de 1975 e 1976 e do octacampeonato gaúcho, tendo jogado ao lado de craques como Falcão, Batista, Caçapava, Valdomiro e Manga.

Nos anos de 1976 e 1977 jogou no Operário, de Campo Grande (MS), que era treinado pelo ex-goleiro do Fluminense, do Rio de Janeiro, Carlos Castilho e tinha como grande destaque o goleiroManga.

Foi uma época em que os mato-grossenses tiveram destacada atuação no Campeonato Brasileiro, derrotaram equipes tradicionais como Coritiba, Fluminense, Santa Cruz , Remo e Palmeiras, chegando à semifinal, contra o São Paulo, e conquistando o terceiro lugar na competição.

No primeiro jogo, o Operário perdeu por 3 X 0 no Morumbi. Na segunda partida, no Morenão, em Campo Grande,  o Operário ganhou por 1 X 0, gol de Tadeu Bauru.

O presidente do Operário Futebol Clube, Estevão Petrallas, lamentou a morte do ídolo do clube. Segundo Petrallas, Tadeu faz parte da história do Operário, pois fez parte de uma geração que marcou o futebol local.

Depois, o jogador passou por outras equipes como Bahia, Cascavel, Caxias, São Paulo, de Rio Grande, Estrela e São José, sendo os quatro últimos do Rio Grande do Sul.

Tadeu já estava aposentado dos gramados, mas ainda chegou a trabalhar na formação de jogadores em Porto Alegre, antes de radicar-se em Montenegro, cidade a 55 quilômetros da Capital.

Em maio deste ano, ele recebeu da Câmara de Vereadores a “Honra ao Mérito Legislativo”, durante sessão solene que integrou a programação comemorativa do aniversário de 144 anos do município.

Em 2015 o ex-atleta também foi homenageado pelo Consulado do Internacional em Montenegro e a Associação dos Colorados de Montenegro (ASCOM), que colocou uma placa em seu estádio denominando-o de Luiz Tadeu Santos.

Depois foi realizado um jogo entre atletas veteranos da região, seguido de um almoço, quando foi apresentado um vídeo com depoimento de familiares e amigos do ex-atacante colorado.

O Internacional esteve representado no evento através de seu diretor de Relacionamento Social, Álvaro Bueno e do conselheiro Remy Suzin.

E, abrilhantando o almoço, estava presente o ex-companheiro de Tadeu no Inter, o saudoso Caçapava, que foi lá para abraçar e saudar o ex-companheiro. Outro ex-atleta que participou da homenagem foi Bibiano Pontes.

Além do cônsul colorado em Montenegro, José Airton Kerber, também participaram da cerimônia o prefeito municipal, Luiz Américo Aldana e o presidente da ASCOM, Valdoir Ramos Oliveira.

O corpo de Tadeu foi velado na Capela São João, e o enterro aconteceu no Cemitério Municipal do município de Montenegro. (Pesquisa: Nilo Dias)