Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 8 de março de 2016

O assassinato de Édson Piauí

Mortes violentas de jogadores de futebol é coisa mais comum do que parece. A grande imprensa muitas vezes não publica, mas acontece com muita frequência, principalmente em pequenas cidades, com maior incidência no futebol amador.

O assassinato do jogador Edson Décimo Alves de Araújo, de 27 anos, conhecido por “Edson Piauí”, ocorrido em 1 de novembro de 2014, um sábado, até que ganhou bons espaços em jornais de quase todo o país, o que se explica pelo fato dele ter jogado no Boa Esporte, de Varginha, Minas Gerais, no Campeonato Brasileiro da Série B e ter assinado contrato para defender o Rio Claro no “Paulistão 2015”.

O lateral esquerdo, nascido em 2 de dezembro de 1986, estava em Floriano, sua terra natal, 244 km de Teresina, na região Sul do Piauí, passando férias com a família, quando foi com seu irmão, o cabo PM Eurival Araújo, em uma casa de show da cidade.

Lá teve um desentendimento com um sujeito de nome Emanuel Ribeiro Soares, o “Manoelzinho”, dono de um bar na região. Para evitar maior confusão, o atleta e seu irmão deixaram o local

Na noite seguinte os dois foram a uma churrascaria da cidade. Ao estacionarem o carro foram abordados por “Manoelzinho”, que armado de um revólver atirou cinco vezes sobre os dois irmãos, que não tiveram tempo nem de saírem do veículo. 

Edson morreu no local. Dois dos tiros acertaram o seu queixo e o abdômen. Eurival, baleado com três tiros foi paciente de cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã de domingo, 3/11.

A morte do lateral-esquerdo provocou comoção dentro e fora dos gramados. Enquanto a família velava o corpo do atleta, os ex-companheiros do Boa Esporte lhe prestaram uma homenagem num jogo da Série B.

Na vitória por 3 X 1 sobre o Ceará no mesmo dia do crime, o atacante Diego foi às lágrimas na comemoração do terceiro gol do clube tricolor e precisou do consolo dos amigos para voltar à partida. Os atletas atuaram com uma faixa preta no braço em símbolo do luto do clube.

Meses depois, em 16 de agosto de 2015, o assassino foi preso em um condomínio de luxo em Nova Veneza (GO), cidade da Região Metropolitana de Goiânia e recambiado para Floriano.

Emanuel Ribeiro Soares já tinha passagem pela polícia por tráfico de entorpecentes e estava com mandado de prisão em aberto.

A Diretoria do Rio Claro F.C., onde jogaria em 2015, expressou os sentimentos aos familiares do jogador.

Veja a nota na íntegra

“A Diretoria do Rio Claro FC e através do Presidente Luiz Balbo, expressa os sentimentos aos familiares do lateral esquerdo “Edson Piauí”, assassinado na madrugada deste sábado na cidade de Floriano no interior do Piauí.

O jogador estava feliz por ter acertado com o Galo Azul para a disputa do Campeonato Paulista, e a negociação para sua chegada foi bem tranquila.

Edson Décimo Alves de Araújo tinha 27 anos, iniciou a carreira no Atlético PR e passou a ficar conhecido quando se destacou pelo Salgueiro em 2011. Em 2012 disputou o Paulistão pelo Mogi Mirim, atuou pelo Oeste no primeiro semestre deste ano e seu último clube foi o Boa Esporte na Série B do Campeonato Brasileiro.”

“Édson Piauí” jogou por vários clubes, podendo ser considerado um “cigano” do futebol. Começou no Santa Cruz, de Recife, em 2006. Depois jogou no Atlético Paranaense, Náutico, do Recife, ABC, de Natal, Campinense, de Campina grande (PB), Culatrense, de Portugal, River Plate, de Sergipe, Asa, de Arapiraca (AL), Salgueiro, de Pernambuco, Mogi Mirim e Oeste, ambos de São Paulo e Boa Esporte, de Minas Gerais. (Pesquisa: Nilo Dias)

Édson Piauí, jogou no Atlético Paranaense. (Foto: Divulgação)