Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

O centenário do "Barriga Preta" (Final)

O onze campeão de 1962, treinado por Carlos Coelho, ficou conhecido como “Time de Heróis". A equipe foi amontoando vitórias, até chegar a final contra o Nacional, disputada em 12 de Janeiro de 1963.

Naquele tempo era norma o título de um ano ser decidido no outro. O Rio Negro ganhou e sua torcida festejou ruidosamente, com os jogadores sendo carregados até a sede do clube, na Praça da Saudade, onde já eram aguardados por uma enorme multidão.

O time campeão formava com Chicão - Bololô e Mário – Fernando - Catita e Eudóxio – Horácio – Thomaz – Airton - Dermílson e Orlando Rabelo. Os principais jogadores eram Horácio, Catita, Dermílson e Orlando. Em 1962 o Rio Negro realizou uma excursão pelos Estados do Pará e Maranhão, quando disputou seis jogos, voltando invicto.

Em 1966 representou o Estado na “Taça Brasil de Futebol”. O clube enfrentou dificuldades até para às viagens, resultado da falta de experiência, pois recém o Amazonas havia saído do amadorismo para ingressar no profissionalismo.

Campeão Amazonense em 18 oportunidades, com destaque para o tetracampeonato conquistado entre os anos de 1987 e 1990: (1921, 1927, 1931/32, 1938, 1940, 1943, 1962, 1963, 1975, 1982, 1987/88/89/90 e 2001); Campeão do Torneio Início Amazonense: (2001).

E tem no histórico uma conquista internacional, a “Taça Guiana Inglesa”, disputada na cidade de Georgetown. E ainda foi campeão da “Taça Amazônica” de 1928, disputada entre times do Amazonas e do Pará, “Taça Norte” de 1986 e “Copa Norte-Nordeste” de 1975.

A mascote é o “Galo”, e também, por isso é conhecido como “Galo Gigante do Norte". Por muitos anos entrava em campo acompanhado de crianças, que deveriam ter boas notas na escola. Hoje em dia não é mais possível encontrá-lo em jogos do clube.

A sua torcida é chamada de “Fiel”, pois nunca abandona o clube, nem nos momentos de grandes crises. O seu principal rival no futebol do Amazonas é o Nacional. O “Rio-Nal” por muito tempo concorreu com o “Re-Pa”, do Pará, como o maior clássico d futebol do Norte do país.

O Rio Negro é um dos três clubes do Estado a participar da “Série A” do Campeonato Brasileiro. Nas seis vezes que disputou o Torneio, enfrentou grandes clubes do futebol brasileiro, entre eles Flamengo, Corinthians, Santos e Fluminense.

Em 1973, sua estréia na competição, o clube enfrentou 28 adversários, obtendo 7 vitórias, 10 empates e 11 derrotas, marcando 20 gols e sofrendo 2. As vitórias foram estas: Rio Negro 1 X 0 Santa Cruz (PE); Rio Negro 1 X 0 Desportiva (ES); Rio Negro 1 x 0 Goiás ; Rio Negro 1 X 0 Ceará; Rio Negro 1 X 0 Náutico (PE); Rio Negro 5 X 0 Sergipe e Rio Negro 1 X 0 Sergipe.

O clube jogou uma competição nacional pela última vez em 2006, a “Série C” do “Brasileirão”, quando foi 16º colocado. Ainda assim, é a segunda equipe amazonense que mais disputou certames nacionais, independente de divisão, perdendo somente para o Nacional.

O profissionalismo no futebol amazonense foi introduzido em 1964. Naquele ano o Rio Negro não passou de um quinto lugar no campeonato estadual, que foi conquistado pelo Nacional. Em 1965, já com um elenco mais qualificado, o Rio Negro chegou ao título, tendo como destaque a goleada de 7 X 2 imposta ao Nacional, perante cerca de 10 mil torcedores.

No jogo final, nova goleada frente o eterno rival, dessa feita por 4 X 1. Ainda em 1965 o Rio Negro excursionou pelo Acre, Rondônia e Roraima, tendo vencido de goleada a maioria dos jogos, retornando invicto.

Em 1975 o Rio negro completou exatos 10 anos sem conquistar o Campeonato Amazonense. Chegou a decisão contra o Nacional. No primeiro jogo uma goleada de 4 X 1, deu animo ao time “Barriga Preta”, que se igualou ao adversário, que tinha uma vitória a mais. No segundo jogo houve empate em 1 X 1. Na prorrogação 0 X 0, e na decisão por pênaltis, vitória do Rio Negro por 3 X 2 e a conquista do título máximo daquele ano.

O ano de 1977 foi bastante conturbado em Manaus. O time do Rodoviária abandonou o futebol, ficando apenas na razão social. Como se tratava de um time pequeno, ninguém deu muita bola. Dias depois foi a vez do Rio Negro retirar-se do Campeonato, embora tivesse garantido a participação no Campeonato Brasileiro da Divisão Principal daquele ano.

E o conflito foi criado. Sem a participação de Rio Negro e Rodoviária, sobraram apenas cinco clubes. Como na época existia uma regra que não permitia a realização de campeonatos com menos de seis equipes, a solução foi profissionalizar o Libermorro, então campeão amador amazonense, que entrou como bônus e levou goleadas de quase todos os adversários.

O Rio Negro, que ia novamente parar com o futebol, encontrou reação contrária do milionário José Sabóia do Nascimento, que em reunião com cerca de 45 pessoas falou: “Chamei-os aqui porque foi minha família que fundou o Rio Negro. E o futebol sempre foi uma tradição do clube. Por isso não quero o Rio Negro fora do futebol".

Com isso Nascimento foi eleito um dos diretores do clube. Mas não ficou muito tempo, sendo demitido após desentendimentos com outros dirigentes. O Rio Negro estava então fora do futebol pela segunda vez desde a sua fundação.

Em 1979, cerca de 20 homens, entre eles Arnaldo Santos e o famoso ex-presidente da FAF e nacionalino Flaviano Limongi resolveram assumir o Departamento Autônomo de Futebol do clube, arcando com todas as despesas de futebol. O Conselho Deliberativo só concordou depois que um documento foi assinado e registrado em cartório.

A década de 1980 foi talvez a melhor da história do Rio Negro, que disputou nove de 10 finais do campeonato estadual, conquistando quatro títulos, no inédito tetracampeonato amazonense. O ruim foi só o ano de 1981, em que viu o Nacional sagrar-se hexa-campeão. Ainda naquele ano o Rio Negro disputou o Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B, ficando em último lugar no seu grupo e em 40º na classificação geral.

Em 1982 o clube passou por profundas reformulações, tendo revelado o atacante Berg, que mais tarde foi para o Botafogo, do Rio de Janeiro, onde alcançou fama. O Rio Negro foi campeão amazonense daquele ano.

De 1983 a 1986 foi apenas vice-campeão. De 1987 a 1990 o Rio Negro foi tetra-campeão estadual. No elenco jogadores importantes como Tojal, Paulo Galvão, Marinho Macapá e Luís Florêncio, todos vindos do Nacional, e também Luís Roberto, Kleber Brito, Bismar, Fernandinho, Jason e João Carlos Cavalo.

Neste período ainda tomou parte na Série B de 1989, tendo sido eliminado da competição por ter escalado um jogador irregular num jogo frente a Anapolina. Depois da conquista estadual de 1990, o clube passou a disputar as divisões inferiores do Campeonato Brasileiro com frequência, ausentando-se dos estaduais de 1991, 1994 e 1997.

Em 1992 o Rio Negro perdeu o Estadual para o modesto Sul América. Nesse mesmo ano disputou o Campeonato Brasileiro da “Série C”, sendo eliminado ainda na primeira fase. Em 1993 o Sul América foi campeão outra vez e o Rio Negro apenas terceiro colocado. Em 1994 não disputou. Em 1995 foi lanterna e em 1996, terceiro classificado.

Sem jogar em 1997, foi vice-campeão em 1998, perdendo a final para o São Raimundo, que repetiu o feito em 1999. O Rio Negro jogou a Série C de 1999, com boa campanha. Foi campeão estadual em 2001 e depois viveu uma grande crise, que culminou com o rebaixamente para a 2ª Divisão do Campeonato Amazonense em 2008, na pior campanha de sua história.

Não demorou na condição de inferioridade, retornando no ano seguinte a elite estadual, após conquistar o campeonato da “Segundona”. Em 2009 um novo rebaixamento. Subiu de novo para sofrer nova queda neste ano de 2013.

A causa principal do fraco rendimento do clube nos últimos anos tem origem na dívida de cerca de R$ 4 milhões com a receita Federal e causas trabalhistas. O presidente atual garante já ter quitado mais ou menos R$ 400 mil desse montante.

Contando apenas jogos a partir de 1964, ano do profissionalismo no futebol amazonense, incluindo-se jogos do campeonato estadual, taças estaduais oficias, campeonato brasileiro das Series A, B e C, Copa do Brasil e jogos amistosos datados, a estatística do clássico Rio-Nal mostra os seguinte números:

Jogos realizados, 179; vitórias do Nacional, 69; vitórias do Rio Negro, 44; empates, 62; número de gols marcados, 370; gols feitos pelo Nacional, 216; gols feitos pelo Rio Negro, 154. O último jogo entre os dois rivais foi disputado no dia 16 de fevereiro deste ano, no “Estádio Roberto Simonsen", em Manaus, com vitória do Nacional por 2 X 0. A última vitória do Rio Negro em jogos oficiais contra o Nacional foi em 22 de Janeiro de 2006.

Algumas curiosidades: o maior artilheiro em uma temporada pelo Rio Negro foi Lívio, com 22 gols em 29 partidas disputadas, no ano de 1976. O recordista de gols em uma única partida foi o jogador Índio, que marcou 5 gols na vitória do Rio Negro de 6 X 1 frente ao Penarol, no dia 12 de Maio de 1984.

O gol mais rápido feito por um jogador do Rio Negro foi também o mais rápido da história do futebol amazonense. O gol foi marcado por Carlos Alberto Silva, que estreava no time, aos 10 segundos de jogo, no empate de 2 X 2 contra o São Raimundo, no dia 22 de Junho de 1989.

O goleiro com mais tempo sem tomar gols vestindo a camisa “Barriga Preta” foi Luís Roberto, que passou 802 minutos sem buscar a bola na rede, sequência quebrada por Cido, atacante do “Princesa do Solimões”, no jogo Rio Negro 2 X 1, ocorrido em 29 de Julho de 1987.

O atacante Roberto “Dinamite”, grande ídolo do Vasco da Gama, do Rio de janeiro, jogou uma vez pelo Rio Negro, em 12 de Dezembro de 1990, contra o Flamengo carioca, que venceu por 3 X 2. Os dois gols do time amazonense foram marcados por “Dinamite”.

A “Miss Amazonas”, Terezinha Morango, que foi eleita “Miss Brasil 1957”, representou além do Estado, também o Atlético Rio Negro Clube. Ela nasceu em São Paulo de Olivença, no interior paulista. Foi segunda colocada no concurso “Miss Universo”, perdendo o título para a peruana Gladys Zender.

Além do futebol, o Rio Negro também tem presença em vários esportes como handebol, voleibol, futsal, natação, basquetebol e judô, entre outros. O clube foi responsável pela introdução de praticamente todos os esportes não profissionais no Estado do Amazonas.

Foi o Rio Negro também a primeira entidade a permitir que mulheres praticassem atividades esportivas. É algo extremamente comum nos dias de hoje, mas foi uma verdadeira revolução para a  época.

O clube tem um ginásio com capacidade para 2 mil pessoas e conta com uma ótima estrutura, com uma sede social localizada na “Praça da Saudade”, próximo ao Centro Antigo de Manaus, onde funciona o seu centro Administrativo e  um parque aquático com duas piscinas.

O “Palácio” tem um estilo de arquitetura dórica (arquitetura grega) e o Rio Negro é o único clube que preservou suas tradições. Ele pretende estar presente na festa de inauguração da “Arena da Amazônia”, em jogo contra o Nacional. E a intenção da atual direção é a volta com tudo em 2014. Os dirigentes prometem voltar a “Série A” e nunca mais cair para a “Série B”.

Os principais jogadores que vestiram a camisa preta e branca do Rio Negro em toda a sua história foram: Denilson, que jogou no Fluminense, do Rio de Janeiro; Silva, que foi artilheiro do Campeonato Argentino, pelo Racing; Bezerrinha, que fez parte do ataque chamado de "Os granadeiros"; Catita, considerado o jogador mais violento e temido de seu tempo; Clóvis, o “Aranha Negra”, goleiro que jogava com uniforme todo preto. Clóvis Amaral Machado, o seu nome, nasceu na cidade de Parintins, a 20 de outubro de 1943 e veio para Manaus ainda garoto, onde começou a se interessar pelo futebol. Em 1959 já estava no time juvenil do Auto Esporte comandado por Cláudio Coelho. 

Começou a jogar bola como zagueiro do "Nazaré", um time suburbano organizado pela rapaziada residente no final da Avenida Joaquim Nabuco, para os mais antigos, do “Alto de Nazaré”, término da linha de bonde, cuja placa de fundo amarelo tinha o nome de Nazaré em vermelho. O futebol amazonense ainda era amador. Clóvis trocou o Auto Esporte pelo Rio Negro em 1963, mas teve que cumprir um estágio exigido pela lei de transferência.

Mas o jogador mais conhecido da história do clube foi Gilmar Silva Oliveira, o “Popoca”, embora tenha saído muito cedo para integrar as categorias de base do Flamengo, do Rio de janeiro. “Popoca” fez tanto sucesso, inclusive na Seleção Brasileira Sub-20, que chegou a ser apontado como sucessor de Zico. Infelizmente, o temperamento do jogador e suas queixas contra dirigentes prejudicaram a carreira, que foi muito aquém do que poderia ter sido. 

Quando completa o seu “Centenário” o Rio Negro vive um drama, com a possibilidade de ver sua sede social, que se encontra penhorada desde 2009, ir a leilão judicial para pagamento de uma dívida de R$ 36 mil com a Receita Federal e INSS.

Segundo a atual direção do clube, esse compromisso já podia ter sido pago, mas a Diretoria da época não constituiu advogado e a execução aconteceu, com o juiz determinando que a sede fosse a leilão. Antes, a dívida foi parcelada, mas o clube não cumpriu o acordo.

Um levantamento recente feito pela atual direção mostrou que a dívida global do Rio Negro é gigantesca. O clube deve hoje aproximadamente R$ 3,4 milhões e tenta se reerguer com a realização de festas temáticas, feijoadas, além do aluguel da sede para casamentos, formaturas, aniversários e outros eventos.

Existe ainda outra dívida de R$ 56 mil que igualmente ameaça a sede de ir a leilão. O clube escapou por pouco no dia 30 de agosto deste ano, quando o presidente Thales Verçosa conseguiu parcelá-la em 10 vezes.

Recentemente, em 6 de novembro, a Câmara Municipal de Manaus aprovou lei que prevê o tombamento da sede social do Rio Negro. A proposta não livra o clube da dívida, mas impede que o novo proprietário faça qualquer alteração arquitetônica no prédio. A proposta tem como principal finalidade preservar o valor histórico e cultural de Manaus.

O Rio Negro comemorou seus 100 anos com uma festa diferente do tradicional “Porto de Honra”. Os torcedores se reuniram em frente à sede do clube para uma queima de fogos, na virada da data do aniversário, que se estendeu noite adentro.

Também os integrantes da torcida organizada “Império Alvinegro”, fizeram uma campanha nas redes sociais em comemoração ao centenário. Cada torcedor passou a usar fotos do escudo do clube. (Pesquisa: Nilo Dias)

Sede do clube por pouco não foi leiloada, para pagamento de dívidas. (Foto:Acervo fotográfico do Atlético Rio Negro Clube)