Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Outros pioneiros do futebol brasileiro

Depois do jogo entre o "Team do Gaz" e a "The São Paulo Railway", o futebol encontrou dificuldades para se desenvolver, porque apenas o São Paulo Athletic Club, fundado por britânicos em 13 de maio de 1888 praticava a nova modalidade esportiva, resumida aos seus sócios. O alto custo dos uniformes, bolas e equipamentos, tudo importado, inibia a formação de novos clubes de futebol.

Essa situação começou a mudar somente a partir de 1897, com a chegada ao Brasil do imigrante alemão Hans Nobiling, ex-jogador do Germânia, da Alemanha, e apaixonado por futebol, que veio se estabelecer em São Paulo. Ele é reconhecido como o segundo incentivador do futebol no Brasil. O alemão trouxe em sua bagagem uma bola de futebol da marca “Fussball” e os estatutos do Deutschland S. V., de Hamburgo, sua cidade.

Logo que pisou em solo brasileiro, Nobiling já pensava em fundar um time e organizar campeonatos. Naqueles tempos pioneiros o esporte era privilégio de ingleses e dos alunos do Colégio Mackenzie, que fundaram em 1898 a Associação Atlética Mackenzie College.

O professor Augusto Shaw retornara de uma viagem aos Estados Unidos, em 1896 trazendo duas bolas, uma de basquete e outra de rugby. Certo de que seus alunos ficariam encantados com um dos dois esportes, Shaw tomou um susto ao ver que a moçada, em vez de usar as mãos para jogar basquete, chutava a bola. Mas não repreendeu os pupilos. Ao contrário, começou a jogar futebol com a própria bola de basquete. Daí, até o surgimento da Associação Atlética Mackenzie College, foi um passo. O Mackenzie foi o primeiro clube de brasileiros e para brasileiros. Apesar de vitórias esporádicas, nunca foi campeão de nada. O uniforme do time era camisas vermelhas, calções e gravatas brancos.

Tempos depois Nobiling conseguiu montar um time avulso, que passou a ocupar o campo da Companhia Paulista de Transportes, na Chácara Dulley, onde inicialmente o São Paulo Athletic Club fazia seus jogos, antes de fechar seu próprio campo no mesmo local. Era muito comum a invasão do campo pelos cavalos e burros que puxavam os bondes que circulavam pela capital paulista na época.

Esse time passou a ser chamado de “Nobilings Team”, ou time do Nobiling que, ao desaparecer, levou à fundação em 1899 do S.C. Germânia, atual Pinheiros. Também fundou o Sport Club Internacional. Esses clubes seriam mais tarde grandes forças do futebol brasileiro.

A Chácara Dulley, no bairro do Bom Retiro foi o primeiro campo demarcado no Brasil, com as medidas oficiais idênticas às dos gramados da Inglaterra e foi usado pelo São Paulo Athletic Club. Existiam outros campos na cidade, mas a maioria deles não respeitava as marcações oficiais.

Nos primeiros tempos o time de Nobiling, formado na maioria por descendentes de alemães, teve dificuldades para conseguir adversários. Mas, dobrou as resistências ao marcar o primeiro amistoso contra o Mackenzie, em março de 1899, jogo que terminou empatado em zero a zero. Esse amistoso pode ser considerado como o primeiro clássico da história do futebol brasileiro. Depois, o time de Nobiling venceu a Companhia de Gás por 1 x 0, com a presença recorde de 60 expectadores.

Não demorou muito e Nobiling resolveu fundar um clube de verdade. Na primeira reunião não houve consenso para escolha do nome. Cinco votos para Sport Club Germânia, 15 para Sport Club Internacional. Tratava-se de um clube cosmopolita, que reuniria brasileiros, alemães, franceses, portugueses e ingleses.

Os dissidentes germânicos, entre eles Hans Nobiling, dezoito dias depois, a 7 de setembro, fundariam o Sport Club Germania, que tinha como campo a área que ficava na Chácara Witte, atrás da antiga cadeia, onde mais tarde seria construída a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

O Germânia não chegou a disputar nenhuma divisão das diversas versões do Campeonato Paulista, mas merece registro por ter sido uma das primeiras equipes do nosso futebol, e por haver participado das primeiras partidas em nosso país. O Germânia participou, em 1899, do primeiro torneio de futebol que se tem notícia no Brasil, lançando assim as sementes para fazer surgir a Liga Paulista de Futebol e toda a história a partir dela.

Depois de Charles Miller e Hans Nobiling, apareceu Antônio Casemiro da Costa, um brasileiro, que até então morava na Suíça, e veio para São Paulo. Casemiro ajudou Charles Miller a fundar a primeira Liga, a Liga Paulista de Futebol, no dia 14 de dezembro de 1901, na Rua São Bento, n° 03, sala 1, sendo consagrado como seu primeiro presidente.

Tornou-se, ainda, o primeiro grande capitão de um time, o Sport Club Internacional. E, foi o idealizador da entrega de uma taça aos clubes campeões. Fora do campo foi um grande defensor da disciplina, das leis e regulamentos. Dentro do campo, um atleta leal e respeitador. (Texto e pesquisa: Nilo Dias)
Ilustração de J.C. Lobo publicada em "A Tribuna, de Santos": A. A. Mackenzie College, primeiro clube de brasileiros.

Rodrigo Bauer disse...
Nilo, meus parabéns pelo Blog! Está muito bom, com muito conteúdo interessante para os amantes da história do futebol! Sucesso nesta empreitada!!
3 de março de 2008 13:01

Horácio disse...
Olá meu mestre. Tudo bem? Estou feliz em poder compartilhar comentários com o teu Blog. Felicidades!
3 de março de 2008 14:51