Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

O primeiro negro a jogar no futebol brasileiro

O primeiro negro a jogar futebol por um clube brasileiro foi Jorge Araújo Miguel do Carmo, pela Associação Atlética Ponte Preta, time de Campinas, no interior de São Paulo. Não só foi jogador (posição centre-half), como fundador e diretor do cube. Seu nome está na ata de fundação. Essa história de pioneirismo começou em 11 de agosto de 1900.

Miguel do Carmo, apelidado de “Migué“,  nasceu em 10 de abril de 1885 em Jundiaí, também no interior paulista, três anos antes da abolição oficial da escravatura no Brasil, com a Lei Áurea, em 1888. Aos 15 anos de idade, junto com outros garotos e rapazes do bairro da Ponte Preta, fundou o clube com o mesmo nome.

O batismo do clube não tem relação com os negros presentes em sua criação, mas sim com o bairro onde o time nasceu, chamado Ponte Preta graças à ponte da linha férrea, de madeira escura, que cortava o local.

A linha do trem, propositadamente, separava os bairros operários como o da Ponte Preta, do centro e da elite. A maioria dos moradores negros da vila eram funcionários da ferrovia. Foi por ali que o futebol chegou à cidade, por meio de um imigrante escocês chamado Thomaz Scott, engenheiro da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

A proximidade com os imigrantes permitiu aos negros da região que o preconceito fosse deixado de lado no momento de participarem das partidas disputadas nos campos improvisados.

O bairro da Ponte Preta era na época morada de população operária, formada basicamente por chacareiros, artesãos e ferroviários. Era natural, então, que a maior parte dos entusiastas que participaram das primeiras atividades da agremiação estivesse nessa camada de trabalhadores braçais.

Miguel era ferroviário, trabalhava como segundo fiscal de linha da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, em Campinas, e seria só mais um dos que se empolgaram com o futebol, esporte que havia chegado recentemente ao país, não fosse pela cor da sua pele.

A situação era impensável naquele fim de século. Os times que jogavam futebol no Brasil eram de clubes da elite branca. Alguns deles, inclusive, tinham regras que proibiam explicitamente a presença de negros em seus quadros. Arthur Friedenreich, um dos maiores atletas da era amadora do futebol, era filho de pai alemão e mãe negra, alisava os cabelos crespos antes de entrar em campo.

O berço pontepretano foi decisivo para que jogadores negros tivessem oportunidade de defender as cores do time de Campinas logo nos primeiros anos de sua existência, quando essa interação racial era proibida em outras associações esportivas.

Miguel do Carmo se casou, teve 10 filhos, mas morreu jovem, aos 47 anos, em 1932, depois de passar por uma cirurgia no estômago. Além disso, pouco se sabe a respeito dele.  

Por muito tempo acreditou-se que Francisco Carregal havia sido o primeiro negro a atuar em um time do futebol nacional, ao defender o Bangu em 1905. 

Porém, o historiador e professor da PUC-Campinas José Moraes do Santos Neto defende que o pioneirismo é de Miguel do Carmo, da Ponte Preta. Até hoje, o Vasco da Gama e Bangu, times do Rio de Janeiro, disputam o pioneirismo da democracia racial no futebol que, de fato, é da Ponte Preta.

De acordo com o livro "O Negro no Futebol Brasileiro", do jornalista Mário Filho, publicado em 1947, em 1923, o Vasco chocou o Rio ao vencer Flamengo, Botafogo e Fluminense, clubes da elite carioca, e conquistar o campeonato local com um time formado, principalmente, por negros e mulatos.

Mas, antes disso, em 1905, o Bangu foi o primeiro clube a aceitar um jogador negro, o apoiador Francisco Carregal.

Miguel do Carmo, entretanto, jogou pela Ponte Preta até 1904, quando foi transferido pela Companhia Paulista para Jundiaí, como conta o historiador José Moraes dos Santos Neto, responsável pela pesquisa que pretende realinhar a cronologia da participação de negros no futebol.

Quando começou busca documental dos primeiros tempos da Ponte Preta, se sabia das escalações dos times, mas ninguém tinha conhecimento de quais os atletas eram brancos ou negros.

Houve então, uma verdadeira investigação, família por família. Mas foi encontrado apenas um documento de Miguel do Carmo: uma carteira de registro, com foto, de seu emprego como ferroviário.

Além dessas, há poucas informações sobre o meio-campista. A notícia de que seria o primeiro negro do futebol brasileiro mexeu com os fanáticos ponte-pretanos, que passaram a vasculhar publicações antigas à procura de novos dados sobre o jogador.

Existe, inclusive, a suspeita de que outros jogadores daquele time de 1900 fossem descendentes de africanos. Caso de Alberto Aranha. Haviam duas famílias Aranha em Campinas, uma no bairro Ponte Preta, de negros, e outra no Cambuí, região nobre.

Ele pode ter sido parente de Benedicto Aranha, um contador negro que atuou no clube a partir de 1908.

A falta de certeza se dá pela pouca documentação encontrada. Os jornais ignoravam o novo esporte. A imprensa só começou a cobrir o futebol em 1908, quando houve uma tentativa frustrada de criação de uma liga competitiva.

Relegado até agora, Miguel do Carmo não muda o meio ou fim de uma história que inclui Leônidas e Pelé. Mas dá a ela um novo início.

Em Campinas não havia uma sociedade tão elitista e fechada como nos clubes sociais de São Paulo e do Rio, conta o diretor e curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo. “A cidade tinha uma comunidade negra muito grande", contou.

Isso, porém, não evitou que a equipe da Ponte Preta fosse hostilizada por conta da grande presença de negros e mulatos no time e entre os torcedores. Nos estádios em que o time se apresentava como visitante pelo interior do Estado, era comum ser recebida com os gritos de "macacos" e "macacada".

A torcida, entretanto, preferiu transformar as ofensas em apelido e adotou a macaca como mascote do clube. Entre os torcedores da Ponte existe de tudo: mulheres, crianças, negros e mulatos.

Houve uma mistura entre a elite e o povão, uma quebra da hierarquia social. Na hora do gol, o médico abraça o cara que construiu o consultório dele, diz o historiador. "Essa é uma característica do futebol que é ainda mais marcante na Ponte."

A Ponte Preta pretende capitalizar com o reconhecimento do que chama de "primeira democracia racial", por aceitar jogadores negros em seus quadros desde os jogos iniciais de sua história de 119 anos.

Em 2003 foi enviada uma carta à Fifa, informando a entidade sobre a participação de Miguel do Carmo no time formado após a fundação da equipe, em 1900.

Em um dos trechos do dossiê enviado à Fifa, Santos Neto cita o time formado no Bairro da Ponte Preta, em Campinas. Leia trecho abaixo:

“(…) Os meninos e rapazes jogadores de futebol eram brancos, negros e mulatos. Entre os jovens tínhamos quatro negros e dois mulatos, mas um deles se tornou jogador do primeiro time da Ponte Preta após sua fundação em 1900, seu nome era Miguel do Carmo.

Em 1900 esses rapazes resolveram fundar um time de futebol, para tanto contaram com o apoio do alemão Theodor Kutter, do austríaco Nicolau Burghi, do brasileiro descendente de alemães Hermenegildo Wadt e do brasileiro Capitão João Vieira da Silva.

O objetivo era fundar uma associação sem preconceito de raça ou religião para praticar o futebol . Em 11 de agosto de 1900 é fundada a Associação Atlética Ponte Preta (…)”.

A entidade respondeu com carta assinada pelo então chefe de relações públicas Federico Addiechi, mas reconhecendo a Ponte Preta apenas como “um exemplo de igualdade, fraternidade e não-discriminação, através de seu time de futebol por mais de um século”.

O clube voltou a procurar a entidade que comanda o futebol mundial em busca do reconhecimento oficial e foi instruído a montar um dossiê completo sobre o jogador para que os documentos pudessem ser avaliados.

O clube tenta viabilizar isso financeiramente. Uma das ideias é que um livro seja escrito sobre a história, o que facilitaria o financiamento através de lei de incentivo à cultura. Os dirigentes acham importante ser reconhecido por isso, pois beneficiaria muito a marca Ponte Preta.

A justa homenagem ao primeiro negro do Brasil a jogar num time de futebol, inaugurando assim a primeira Democracia Racial, está também cristalizada na venda de camisas personalizadas com o nome de Miguel do Carmo.  

Em 2014, em comemoração aos 114 anos da Ponte Preta, Geraldo do Carmo, filho de Miguel do Carmo, recebeu o título de “Cidadão Pontepretano”, em nome do pai, que tem o rosto estampando em selo.

No Jardim Garcia tem uma escolinha que leva o nome de Geraldo do Carmo, que foi zagueiro do Guarani, nos anos 50. Ele foi o único dos filhos de Miguel que jogaram futebol profissionalmente. Seus netos, Gabriel e Lucas tentaram seguir a carreira do avô e do bisavô, mas não tiveram êxito.

Geraldo ficou marcado pela sua passagem pelo Guarani, nos anos 50. Ele contou que havia acertado, em uma sexta-feira, com o Moyses Lucarelli, então homem forte do clube, para jogar pela Ponte Preta.

Mas no dia seguinte, o Guarani apareceu na sua casa e o contratou para resolver os problemas defensivos. No domingo, entrou em campo. Mas na estreia seu time perdeu por 10 X 0.

A mãe de Gabriel e Lucas, a jornalista Raquel do Carmo, acompanha a luta do filho e do sobrinho, enquanto busca resgatar a memória do avô, que ela nem chegou a conhecer – Miguel do Carmo morreu quando Geraldo, pai de Raquel, tinha apenas 5.

Um grupo de torcedores costuma levar faixas ao estádio Moisés Lucarelli com o inscrito: “Primeira democracia racial no futebol brasileiro – Miguel do Carmo – Ponte Preta”. Até música o jogador ganhou, um lundu com baião composto por Jorge Araújo: “Sem preconceito a Ponte iniciava / Em sua camisa já brilhava / O preto e o branco com amor”.

O título de time mais antigo é polêmico. O clube, fundado em 11 de agosto de 1900, intitula-se o mais antigo do Brasil. Considera o fato de nunca ter paralisado o futebol, o que diz ter acontecido com o Rio Grande, criado 23 dias antes. Os gaúchos negam a interrupção do esporte, e isso é verdade, o clube nunca deixou de praticar o esporte.

Em seus 119 anos de história, a Ponte Preta nunca conquistou um título importante. Mesmo assim, mantém uma das mais apaixonadas torcidas de São Paulo. E, hoje, seus seguidores exaltam, orgulhosos, o fato de o clube ter sido o primeiro a romper com o racismo no futebol brasileiro. “Esse troféu ninguém nos tira”, afirma o fonoaudiólogo Carlos Burghi, descendente de fundadores da Ponte.

A partir de meados da década de 10, a Ponte passou a ser denominada a “Veterana”, porque, entre os muitos clubes que surgiram na virada do novo século em Campinas, foi o único que sobreviveu e, até por isso, acabou sendo o mais antigo. (Pesquisa: Nilo Dias)