Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sábado, 7 de junho de 2014

O futebol está de luto

O Ex-jogador do Internacional, de Porto Alegre, Fernando Lúcio da Costa, o “Fernandão”, de 36 anos de idade, morreu por volta de 1h30min da madrugada de hoje, na queda de um helicóptero “Esquilo”, na cidade goiana de Aruanã, próximo ao rio Araguaia.

As outras quatro pessoas que estavam a bordo da aeronave, também morreram: Edmílson de Sousa Leme, vereador de Palmeiras de Goiás, Bidó Antônio de Pádua, Lindomar Mendes Vieira, funcionário da fazenda e o piloto Milton Ananias, coronel da Polícia Militar de Goiás.

De acordo com dados da Polícia Civil, o helicóptero, que partiu da fazenda de Fernandão, foi encontrado em um banco de areia, aproximadamente às 4 horas da manhã, às margens do Rio Araguaia.

A área da tragédia fica 15 quilômetros do centro de Aruanã. A queda aconteceu no momento em que o helicóptero estava levantando voo e não chegou a explodir.

O Corpo dos Bombeiros não demorou a chegar ao local do acidente, de difícil acesso. O sargento Cristiano Oliveira notou que um dos passageiros, justamente Fernandão, apesar de muito ferido e inconsciente, ainda respirava com dificuldades. O ex-jogador foi o único a ser retirado do aparelho com vida, mas ao chegar no hospital não resistiu e morreu.

A Polícia Militar de Aruanã informou que o helicóptero atingiu o solo a cerca de 150 metros de uma praia de água doce, localizada a 20 quilômetros da cidade. Algumas pessoas estavam acampadas nas proximidades, visto que o local é um ponto turístico frequentado por moradores da região, a partir de junho, quando o nível de água do Araguaia diminui.

Fernandão nasceu em Goiânia e foi revelado pelo Goiás, mas foi no Internacional, de Porto Alegre que conheceu suas maiores glórias, ganhando títulos importantes como a Copa Libertadores da América e o Mundial Interclubes. Era o capitão e homem de confiança do técnico da equipe comandada por Abel Braga.

Ele defendeu o clube gaúcho por quase cinco anos e marcou gols importantes, como no jogo de sua estréia no “colorado”, no Gre-Nal do gol 1.000, de sua autoria. Fernandão esteve presente na festa de reabertura do Estádio Beira Rio, dia 5 de abril deste ano. Em 2006, ele e o então goleiro Clemer comandaram a festa do Mundial, cantando junto com um Beira-Rio lotado.

O último time em que jogou foi o São Paulo, em 2011. Ainda atuou pelo Olympique, de Marselha e Toulouse, na França, e o Al-Gharafa, no Catar. Também treinou o Internacional em 2012, e agora se preparava para comentar a Copa do Mundo pelo SporTV. Com a mulher Fernanda, o jogador teve dois filhos, Enzo e Eloá. Também é pai de Thayná, do primeiro casamento. (Pesquisa: Nilo Dias)

Saibam mais sobre Fernandão, acessando os endereços:

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1656799841567369036#editor/target=post;postID=8066194564628967959;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=6;src=postname

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1656799841567369036#editor/target=post;postID=2460073080498515320;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=5;src=postname

Fernandão, com o troféu de campeão mundial de clubes, pelo Internacional. (Foto: Divulgação)