Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

O primeiro jogo oficial de futebol no Rio de Janeiro

Nenhum dos chamados grandes clubes do Rio de Janeiro teve participação direta no começo da história do futebol no Estado. Flamengo, Vasco e Botafogo já existiam, mas nenhum se dedicava ao futebol. O Fluminense ainda não havia sido fundado, o que só ocorreu em 1902.

Foi á 117 anos atrás, mais precisamente no dia 22 de setembro de 1901 que se enfrentaram os times do Paissandu, fundado em 1892 e do Rio Cricket and Athletic Association, criado em 1896, e até hoje ativo em Niterói, em jogo que teve a duração de 40 minutos e terminou empatado em 1 X 1. 

A partida foi organizada por Oscar Cox em Icaraí, Niterói. Como o esporte não era muito popular na época, o clássico não lotou o estádio e contou com a presença de apenas 15 pessoas: 11 tenistas que estavam por lá e quatro parentes dos futebolistas. Cox não foi apenas o organizador do jogo, mas também o treinador das duas equipes.

As roupas eram parecidas com as do críquete e os times só se diferenciavam pelas bermudas. O árbitro, por sua vez, usava a mesma vestimenta dos atletas e só se distinguia por causa de um blazer preto.

Nesse dia e com essas equipes teve início a história do futebol no Rio de Janeiro. O gol a favor do Rio Cricket não se sabe quem fez, não ficou registrado. Mas o dos cariocas foi marcado por Júlio de Moraes, tempos depois um dos fundadores do Fluminense Futebol Clube. 

Os jornalistas da época, ainda não acostumados com o novo esporte, lamentaram o resultado do jogo, dizendo que se tratava de um absurdo.

O escritor Leonardo Affonso de Miranda Pereira, carioca radicado em São Paulo, autor do livro "Footballmania – uma história social do futebol no Rio de Janeiro", da editora Nova Fronteira, foi quem descobriu a data verdadeira desse jogo. Até então se pensava ter sido ele disputado no dia 1 de agosto. A verdadeira data foi achada em um exemplar antigo do jornal “Correio da Manhã. 

Esse é oficialmente considerado o primeiro jogo de futebol organizado no Rio de Janeiro, como times uniformizados, bola padronizada e campo oficial. Mas antes ocorreram outras manifestações desse esporte, como por exemplo, a presença de marinheiros ingleses, em 1874, jogando futebol na praia da Glória.

E em 1882 no antigo Colégio Paixão, do professor José Ferreira Paixão, na rua do Palatinato, em Petrópolis, jogava-se futebol por iniciativa de um dos educadores, senhor Alexandre, velho professor de inglês.

Graças a feliz iniciativa do "Mister Alexander" o Brasil eventualmente pode ter sido o terceiro país no mundo, atrás apenas da Inglaterra e dos Estados Unidos, a praticar esse esporte.

Existem indícios de que a cidade de Petrópolis, consequentemente o Estado do Rio de Janeiro, poderia ter sido o primeiro local na América Latina onde ocorreu uma partida de futebol envolvendo latino-americanos, ainda em 1882, segundo o prestigioso jornal carioca “Correio da Noite”, que existiu até 1953.

Há registros sobre a possibilidade de ter havido partidas com bola no Colégio Anchieta, em Nova Friburgo, nos primórdios do futebol, em 1883.

Na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1893, ingleses que trabalhavam na Leopoldina Railway e em bancos do Reino Unido, disputavam jogos de futebol em um capinzal que se localizava na rua Paissandu, no bairro de Laranjeiras.

Há relatos de partidas com bola no bairro carioca de Bangu, desde 1894, promovidas por um escocês, Tomas Donohoe.

Em 1896, o padre Gonzales, vindo da Europa, teria trazido consigo as regras do futebol, ministrando aos alunos do Colégio São Vicente de Paula, na então Westphália (atual região da avenida Barão do Rio Branco em Petrópolis). (Pesquisa: Nilo Dias)

Oscar Cox, o introdutor do futebol no Rio de Janeiro, (Foto: Divulgação)