Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Gum, o "Guerreiro", deixa o Fluminense

Depois de nove anos vestindo a camisa do Fluminense, do Rio de Janeiro, o zagueiro Gum, o grande "guerreiro", deixa o clube e se aproxima da Chapecoense ou do CSA, para o ano de 2019. Trata-se do atleta que mais defendeu o tricolor carioca neste século: foram 414 partidas disputadas.

O Fluminense não mostrou interesse na renovação do contrato, embora o jogador fizesse de tudo para permanecer nas Laranjeiras, que considerava a sua casa. Mas antes de acertar o seu futuro, o jogador escreveu um emocionante texto para agradecer o seu período na rua Álvaro Chaves.

O jogador de 32 anos chegou a aceitar uma redução salarial, mas queria um vínculo de dois anos enquanto o clube só ofereceu contrato de uma temporada.

“Neste dia 31 de dezembro de 2018 chega ao fim essa história com as três cores que traduzem tradição. Posso afirmar com toda a minha sinceridade que não faltaram esforços da minha parte para permanecer.

Mas Deus sabe de todas as coisas. Saio de cabeça erguida, com a consciência de que dei tudo o que podia e não podia a essa torcida. Estarei com vocês sempre no meu coração”, diz parte do texto.

O Fluminense também agradeceu ao jogador, em mensagem colocada em seu site oficial: “Foram nove anos de dedicação, lutas e conquistas. Um símbolo do “Time de Guerreiros” e nosso grande capitão tricolor. Obrigado Gum”.

Gum é o oitavo jogador que mais vezes atuou na história do Fluminense. Com a camisa do tricolor foi bicampeão brasileiro (2010 e 2012) e estadual (2012), Duas Taças Guanabara (2012 e 2017), campeão da Primeira Liga (2016) e uma Taça Rio (2018)..

A ligação entre o zagueiro e o Tricolor é tão forte que muitos acreditam que ele foi revelado pela equipe. Mas a história de Gum começa muito antes da chegada às Laranjeiras, em 2009. Revelado pelo Marília, em 2004, o zagueiro ainda passou, sem sucesso, pelo Internacional, de Porto Alegre, até chegar à Ponte Preta, em 2008.

Então, com 22 anos, Gum foi um dos destaques da Ponte Preta, que ficou em 5º lugar na Série B de 2008. Após boas atuações também em 2009, o zagueiro começou a chamar a atenção de clubes da primeira divisão e acabou assinando com o Fluminense, em agosto daquele ano.

Tendo que assumir a responsabilidade de substituir o ídolo Thiago Silva, Gum chegou ao clube em meio à briga contra o rebaixamento.

O zagueiro Gum foi um dos jogadores mais vitoriosos da história recente do Fluminense.

Chegou ao clube em uma época que o Tricolor vivia uma situação conturbada e lutava contra o rebaixamento. Com apenas 23 anos, o zagueiro assumiu a responsabilidade e foi um dos líderes da equipe, que conseguiu a permanência e chegou nas finais da Copa Sul-Americana, no fim daquela temporada.

Nos anos seguintes, Gum viu a idolatria da torcida tricolor por ele crescer. Afinal, com o zagueiro no time titular, o Fluminense foi campeão brasileiro em 2010 e 2012.

De quebra, a equipe ainda garantiu o título carioca na temporada do tetra nacional. Entretanto, o desmanche do elenco por pouco não significou o fim da passagem do defensor pelo Flu.

O fim do contrato com a Unimed fez com que jogadores como Thiago Neves, Fred e Rafael Sóbis saíssem do clube. Além disso, Gum recebeu proposta do Corinthians de Tite para deixar o Tricolor em 2015. Entretanto, o zagueiro bateu o pé e preferiu permanecer na equipe carioca.

Sofrendo com os problemas financeiros vividos pelo Fluminense, Gum viu a equipe passar por desmanches e problemas salariais. Além disso, o Tricolor lutou contra o rebaixamento até o fim do Campeonato Brasileiro de 2018.

Em meio a tudo isso, o zagueiro preferiu deixar as conversas pela renovação de contrato para o fim do Brasileirão, visando focar na luta pela permanência na elite.

Mas, Gum parecia convicto da decisão antes mesmo de voltar a conversar com a diretoria do Fluminense. No fim do jogo contra o América-MG, que definiu a permanência do Tricolor na Série A do Campeonato Brasileiro, o zagueiro falou em tom de despedida. Com mais de nove anos de serviços prestados, a era de Gum no Tricolor parecia ter chegado ao fim.

“Amei essa camisa, me entreguei mais do que eu poderia, no limite físico e mental. Guardei fé, esperança e caráter, e hoje talvez seja meu último jogo. Já me emocionei, já chorei. Saio hoje com sentimento de amor ao clube e dever cumprido”, disse Gum, logo depois do fim do jogo contra o Coelho.

Sem Gum, o Fluminense tem Nathan Ribeiro, Ibañez e Higor Oliveira como zagueiros confirmados para a próxima temporada. Além disso, Matheus Ferraz, ex-América-MG está praticamente fechado com o Tricolor em 2019. A equipe carioca tanta a contratação de Nino, do Criciúma, e ainda acredita numa possível renovação de empréstimo de Digão, que pertence ao Cruzeiro. (Pesquisa: Nilo Dias)