Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 4 de março de 2008

A bonita história do futebol de Votorantim

Este artigo eu escrevo mais a título de curiosidade, depois de receber de um freqüentador deste blog trechos do livro “Votorantim - História e Iconografia de uma cidade”, de autoria do historiador João dos Santos Júnior, de Votorantin (SP). A obra relata a trajetória de ingleses na cidade, que teriam fundado dois times de futebol, que no seu ponto de vista seriam os primeiros que surgiram no Brasil, específicos para a prática do futebol.

Em 1890 o Banco União de São Paulo S/A comprou terras no distrito de Votorantim, margeado pela Estrada de Ferro Sorocabana, e começou a contruir uma fábrica de tecidos. Em 1891, o Banco contratou engenheiros e operários ingleses vindos da região de Manchester para construção da fábrica, além da montagem e operação do maquinário. Entre os engenheiros encontravam-se os irmãos John e Willian Snapp, que se tornaram gerentes no empreendimento.

O Votorantin Athletic Club, segundo Santos Júnior teria sido fundado pelos irmãos Snapp em 1891, mas a data oficial da fundação do clube, 1º de janeiro de 1900, não combina com suas pesquisas. O Sport Club Savóia, também nasceu em 1º de janeiro de 1900, fundado por italianos. O nome do clube foi uma homenagem ao rei Humberto I, da Itália, assassinado em Monza, no dia 28 de Julho de 1900, pelo anarquista Gaetano Bresci. Votorantim (SP) era distrito de Sorocaba (SP) e ganhou autonomia política e administrativa somente em 1965.

A chegada em 1898, de imigrantes italianos, quase todos vindos da região do Piemonte deu aos operários ingleses que, nas folgas jogavam futebol nos pátios da fábrica, o incentivo que faltava para a organização de clubes representativos. Dessa combinação perfeita foi que surgiram as duas agremiações.

De qualquer maneira o livro parece ser bastante interessante. Também traz em suas páginas revelações extra futebol. Agora eu sei, por exemplo, que o empresário José Ermírio de Moraes deu o pontapé inicial em seu “império”, ao receber de herança as Indústrias Votorantim, que pertenciam ao sogro Antônio Pereira Inácio, falecido em 1951. Mas essa é outra história.

Continuo com o que interessa. O Votorantim passou a ser o clube oficial da fábrica, enquanto o Savóia jogava na várzea. Em 1901 o distrito já contava com mais dois times, o Sport Club Colonial e o Sport Club Germânia, também varzeanos. Em dezembro de 1902 foi fundada outra agremiação histórica, o Club Athlético Sorocabano.

Em 1905, um surto de febre amarela na região fez com que os ingleses começassem a debandada de volta ao seu país. Com isso o Votorantim Athletic Clube amargou a decadência e quase fechou. Ao contrário, o Savóia não parava de crescer. Os próprios irmãos Snapp lideraram uma comissão para que o time fosse guindado a condição de equipe principal da fábrica.

Em 1910, o Savóia participou de um torneio seletivo para uma vaga na elite do futebol paulista. Os adversários foram o Vila Buarque Futebol Clube e o Clube Atlético Ypiranga, que tinha em seu quadro um garoto de 18 anos chamado Arthur Friedenreich, que acabaria se tornando um dos maiores craques da história do futebol brasileiro. O Ypiranga é claro, derrotou o Savóia por 4 a 2, na final e ganhou a vaga.

Uma curiosidade: em janeiro de 1915 o recém-fundado Palestra itália, atual Sociedade Esportiva Palmeiras, escolheu para padrinho justamente o Sport Club Savóia. O jogo foi realizado no centenário Estádio Municipal Castelões, hoje denominado Domênico Paolo Metidieri, em Votorantim e os dois times ostentaram em suas camisas a Cruz de Savóia, símbolo da Itália unificada, como escudo. O Palmeiras venceu por 2 X 0, gols de Bianco cobrando falta e Alegretti, de pênalti e ganhou seu primeiro troféu, a “Taça Savóia”.

Em 1917 o Banco União foi à falência. O imigrante português Antônio Pereira Inácio e o seu amigo italiano Francisco Scarpa, patriarca de tradicional familia paulistana, arrendaram as instalações da fábrica de tecidos e criaram as Indústrias Votorantim. Esta continuou dando apoio a equipe de futebol do Savóia, inclusive trazendo jogadores que eram registrados como funcionários da fábrica, num procedimento que se tornaria comum na fase pré-profissional do futebol.

Com fartura de recursos não foi difícil ao clube construir seu estádio, que foi inaugurado em 28 de setembro de 1924. Numa demonstração de força trouxe para a festa inaugural as equipes do Sport Club Germânia e Club Athlético Paulistano, este tendo em seu elenco o então já consagrado Arthur Friedenreich. Nesse mesmo ano, José Ermírio de Moraes assumiu cargo diretivo na Indústria.

Em 1930 a equipe passou a ser conhecida como Esquadrão de Ferro, e conquistou vários títulos, entre eles o Campeonato Amador do Interior. Em 1942 a segunda guerra mundial ocasionou um forte abalo no clube, que foi obrigado a mudar de nome. O Brasil entrara no conflito e um decreto presidencial obrigava as agremiações que lembrassem Itália, Alemanha e Japão a mudarem de nome. Em 21 de dezembro de 1942 o Savóia passou a chamar-se Clube Atlético Votorantim. A antiga camisa azul, com gola branca deu lugar a um uniforme grená.

Mesmo assim o clube seguiu seu destino. Em 1947 conquistou o título da Liga Sorocabana de Futebol. De 1948 a 1952 disputou a Segunda Divisão do Campeonato Paulista de Futebol. Com a ascensão de José Ermirio de Morais a direção da empresa, ao final de 1952, foi retirado o apoio ao Savóia, que em conseqüência desativou o departamento de futebol profissional.

O Clube Atlético Votorantim, ex-Sport Club Savóia, fundado no dia 1 de janeiro de 1900 continua ativo. Não pratica mais o futebol profissional, mas é um dos principais clubes sociais da região. Esportivamente mantém apenas atividades amadoras. A cidade já tem um novo time profissional. É o Votoraty Futebol Clube, fundado em 12 de maio de 2005, que disputa o campeonato paulista da Série A3. Em Votorantim também é realizada a Copa Brasil de Futebol Infantil, evento de grande repercussão nacional e que reúne equipes de todo o país.

Para concluir. O S.C. Rio Grande, da cidade portuária de Rio Grande (RS) é oficialmente o clube mais velho do futebol brasileiro em atividade. Antes dele já existiam o C.R. Flamengo (1895), C.R. Vasco da Gama (1898) e E.C. Vitória (1899), mas só incorporaram o futebol em suas atividades já no século XX.

Os quatro primeiros clubes de futebol fundados no Brasil foram: São Paulo Athletic Club (1894), que mais tarde incluiu o futebol a seus esportes (o principal era o críquete). Mackenzie College (1898). Sport Club Internacional (1899) e Sport Club Germânia (1899). Porém, até a década de 1930, todos les já haviam sido extintos ou abandonado o futebol profissional. A eles, juntou-se o Clube Atlético Votorantim (1900). Dessa forma, o S.C. Rio Grande, na realidade o sexto clube de futebol mais antigo do Brasil, se tornou o primeiro. (Texto e pesquisa: Nilo Dias)

No dia 24 de janeiro de 1915 a Societá Sportiva Palestra Itália, atual S.E. Palmeiras realizou o primeiro jogo de sua história, contra o Sport Club Savóia. Na foto a delegação “palestrina” frente o pavilhão do centenário Estádio Castelões, hoje denominado Domenico Paolo Mitidieri, em Votorantim. (Foto: Arquivo da S.E. Palmeiras)