Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

A morte de Carlos Alberto Silva

Morreu hoje aos 77 anos de idade Carlos Alberto Silva, ex-técnico campeão brasileiro pelo Guarani, de Campinas em 1978, quando venceu o Palmeiras no jogo final, com um elenco que contava com craques como Zenon, Careca, Capitão, Mauro e Miranda.

E foi vice-campeão Olímpico pela Seleção Brasileira, em Seul, e campeão nos Jogos Pan-americanos de 1987 em Indianapolis, Estados Unidos. O Guarani publicou mensagem em sua rede social oficial agradecendo o treinador. “Obrigado por tudo, mestre”, escreveu.

Há cerca de um mês, o ex-treinador da seleção brasileira foi submetido a uma cirurgia no coração e vinha se recuperando bem. Ele morreu enquanto dormia em casa. Carlos Alberto Silva já tinha abandonado o futebol há alguns anos e mantinha em Minas Gerais, sua terra natal, alguns negócios pessoais, sendo dono da Ibiza Turismo.

O velório está previsto para ter início às 19 horas de hoje, e o sepultamento acontecerá amanhã, sábado, às 11 horas, no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte.

Carlos Alberto era natural de Bom Jardim de Minas (MG), onde nasceu em 14 de agosto de 1939. Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, além do Guarani dirigiu o São Paulo, Atlético Mineiro, Palmeiras, Santa Cruz (PE), Sport  (PE), Cruzeiro (MG), Corinthians, Goiás e Santos, ao longo de em carreira de mais de 20 anos.

Treinou também clubes do exterior como o La Coruña, da Espanha, Porto, de Portugal, onde ganhou dois Campeonatos Nacionais e uma Supercopa , no Japão, onde comandou o campeão japonês Yomiuri Kawasaki, em 1991 e no Santa Clara, de Portugal entre 2202 e 2004.

Já na Seleção Brasileira, Carlos Alberto Silva conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, perdendo a final para a União Soviética, na prorrogação, por 2 x 1. Além do ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianópolis, nos Estados Unidos.

No Brasil foi também bicampeão paulista pelo São Paulo, em 1980 e 1989. Conquistou ainda o Mineiro, com o Atlético Mineiro e o Pernambucano, com o Santa Cruz. Ocupou o cargo de diretor de futebol do Atlético Mineiro e se aposentou do futebol como técnico em 2005. Morava em Belo Horizonte. Seu último trabalho no futebol foi como vice-presidente no Villa Nova. 

Foi Carlos Alberto Silva quem lançou Ronaldo Fenômeno no time profissional do Cruzeiro. Em 1993, o treinador relacionou o atacante, então com 16 anos, para uma excursão do time mineiro à Portugal. Ronaldo marcou gols contra Belenenses-POR e Peñarol-URU, e assim assumiu a titularidade do time cruzeirense.

Títulos conquistados. Campeão Paulista da Série a-2, pela Catanduvense (1974). Campeão Brasileiro pelo Guarani, de Campinas (1978); Campeão Paulista pelo São Paulo (1980); Campeão Mineiro pelo Alético (1981); Campeão do Torneio de Paris pelo Atlético Mineiro (1982); Campeão Pernambucano pelo Santa Cruz (1983); Campeão da Taça Stanley Rous pela Seleção Brasileira (1987); Medalha de Ouro nos jogos Pan-Americanos pela Seleção Brasileira, nos Estados Unidos (1987); Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Seul, pela Seleção Brasileira (1988); Campeão do Torneio Bicentenário de Independência da Austrália pela Seleção Brasileira (1988); Campeão Paulista pelo São Paulo (1989); Campeão Japonês Pelo Yomiuri Kawasaki (1991); Campeão Português pelo Porto (1992/1993); Campeão da Súper Taça de Portugal pelo Porto (1992) e Campeão da Copa Master da Súper Copa pelo Cruzeiro (1995).

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamentou a morte:

Com profundo pesar, a Confederação Brasileira de Futebol lamenta o falecimento do ex-treinador da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Silva, aos 77 anos. Profissional inspirador de gerações, Carlos Alberto fez história em seus trabalhos por dezenas de clubes brasileiros e pelo selecionado nacional, que dirigiu em 46 partidas.

Pela Seleção Brasileira, foi campeão do Pan-Americano (1987), da Taça Stanley Rous (1987), do Torneio Bicentenário de Independência da Austrália (1988) e do Torneio Pré-Olímpico de 1987, que classificou o Brasil para as Olimpíadas de Seul de 1988, onde ficou com a medalha de prata. Lançou na Seleção jogadores como Taffarel, Jorginho, Raí, entre outros, que depois formariam a base tetracampeã do Mundo.

Ganhou fama nacional ao conquistar o título brasileiro de 1978, com o Guarani de Campinas. Também foi campeão paulista, pelo São Paulo, mineiro, pelo Atlético Mineiro, e pernambucano, pelo Santa Cruz. No exterior, ganhou campeonatos nacionais em Portugal, com o Porto, e no Japão, com o Yomiuri Kawasaki.

A Diretoria da CBF e seus funcionários desejam força aos familiares, com a certeza de que Carlos Alberto Silva deixa um grande legado ao futebol brasileiro.

Marco Polo Del Nero - Presidente (Pesquisa: Nilo Dias)