Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Avaí, enfim o retorno a Série A

O atacante Evando que marcou o gol da vitória do Avaí sobre o Brasiliense na noite da última terça-feira (11), no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, entrou definitivamente para a história do clube do coração do ex-tenista Gustavo Kuerten, o Guga. Depois de 29 anos o alvi-azul catarinense volta a Divisão Principal do futebol brasileiro. A última vez que o clube participou da Série A foi no distante ano de 1979 quando Guga, nascido em 1976 tinha apenas três anos de idade. Ates disso, o clube havia participado do principal campeonato do país em 1974, 1976 e 1977.

O clube começou a nascer na casa do comerciante Amadeu Horn, um desportista que ainda sentia saudade do Club de Remo Riachuelo, seu time de coração que não existia mais. Foi em homenagem ao extinto alvi-azul, que ele doou um jogo de camisetas listradas em azul e branco, calções e meias azuis, uma bola e chuteiras para que um grupo de garotos que jogavam futebol em um campo improvisado e esburacado na rua Frei Caneca, no bairro Pedra Grande (atual Agronômica), pudessem se organizar melhor.

Interessado em ajudar a garotada, Amadeu resolveu entrar de corpo e alma na empreitada. Convocou uma reunião para a manhã de 1º de setembro de 1923, um sábado, em sua própria casa, para fundar de maneira oficial o Independência Foot-Ball Club, nome já usado pelos garotos em dois jogos disputados. Como não poderia ser diferente, Amadeu foi escolhido para primeiro presidente. Quando a reunião se encaminhava para o final chegou o jovem Arnaldo Pinto de Oliveira que sugeriu a imediata troca de nome do time, pois achava que Independência seria um nome complicado para a torcida gritar em apoio ao time.

E o próprio Arnaldo, que estava lendo um livro sobre a história do Brasil foi quem sugeriu o nome Avahy, em referência à Batalha do Avahy, que foi aceito por unanimidade. Na reunião ainda ficou decidido que cada um dos atletas iria colaborar mensalmente com a quantia de 10 tostões. Começava aí a bonita história do então Avahy Foot-ball Club. Em 1937 a grafia foi mudada para Avaí Futebol Clube, que permanece até hoje.

O primeiro jogo do hoje Avaí aconteceu poucos dias antes da fundação oficial, no campo do Baú, e com o nome provisório de Independência. Pena é que os detalhes desse histórico acontecimento tenham se perdido no tempo. Do jogo se sabe apenas que o adversário foi o Humaitá, da localidade de Pedra Grande, precursor do Figueirense, e o Avaí o vencedor. Mas o escore e goleadores ninguém sabe, por isso permanece uma lamentável lacuna na história do clube, o desconhecimento do autor do primeiro gol.

Dias depois os dois times se enfrentaram novamente e o Avaí ganhou de novo, mas também não se tem detalhes do jogo. Foi a partir desses jogos que tomou força a idéia de ser fundado um clube realmente organizado.

Já consolidado como clube de futebol e contando com muitos torcedores, o Avahy juntou-se a outros clubes do Estado e foi um dos fundadores em 12 de abril de 1924 da Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres (LSCDT), antecessora da atual Federação Catarinense de Futebol (FCF). Nesse mesmo ano a Liga promoveu o 1º Campeonato Catarinense de Futebol, com o Avahy conquistando o título e se tornando o primeiro clube campeão estadual de Santa Catarina. O time base era: Boos – Loureiro e Zequinha – Zanzibar - Waldemar e Joel – Acioly – Maciel – Mambrini - Aroldo e Carlos Pires.

Os jogos dos primeiros campeonatos foram disputados no campo do Gymnásio Catharinense (atual Colégio Catarinense). A partir de 1937, os times de Florianópolis passaram a mandar seus jogos no Estádio Adolfo Konder, adquirido pelo governo do Estado, na gestão do governador Nereu Ramos, e doado a LSCDT. Em 1973, graças a um projeto de lei do então deputado Fernando José Caldeira Bastos (que presidiu o Avaí por duas vezes) e que foi sancionado pelo governador Colombo Salles, o estádio passou a ser propriedade do Avai.

O grande craque Pelé jogou uma única partida no antigo Estádio Adolfo Konder. Foi no dia 31 de março de 1971, num amistoso contra o Avaí. O jogo, que registrou o recorde de público do estádio com 19.985 pessoas, terminou com a vitória do time paulista por 2 X 1.

O Estádio Adolfo Konder serviu ao Avaí até o ano de 1983, quando foi aposentado. O novo Estádio Aderbal Ramos da Silva, popularmente chamado de Ressacada, foi inaugurado no dia 15 de novembro de 1983, num jogo em que o Avaí levou 6 X 1 do Vasco da Gama do Rio de Janeiro. O jogador vascaíno Wilson Tadei entrou para a história ao marcar o primeiro gol no novo estádio.

O Avaí é detentor de um feito histórico nacionalmente e registrado no Guiness Book, o livro dos recordes: é o responsável pela segunda maior goleada em jogos oficiais ocorrida no futebol brasileiro em todos os tempos, recorde que depois foi igualado pelo Náutico de Pernambuco. A maior foi Botafogo 24 X 0 Mangueira, pelo campeonato carioca de 1909. Na década de 40 o Avaí montou uma das melhores equipes que o futebol catarinense conheceu e que a imprensa do Estado chamava de “Esquadrão Azurra”, uma referência à seleção italiana, bicampeã do mundo, 1934 e 1938.

O time era realmente fantástico: Adolfinho – Fateco e Tavinho – Felipinho – Chocolate e Aldo Nunes – Zachi – Nizeta – Bráulio - Tião e Saul. A torcida exigia que além de ganhar, o time tinha que dar espetáculo e golear os adversários. No dia 13 de maio de 1945 o Avaí aplicou incríveis 21 X 3 no Paula Ramos. No dia 1º de julho de 1945 o Náutico aplicou o mesmo placar no Flamengo pernambucano, igualando a marca do Avaí.

A maior goleada no clássico contra o Figueirense aconteceu no dia 20 de fevereiro de 1938, quando o Avaí aplicou 11 X 2 no tradicional adversário. Esse jogo também marcou a estréia de Saul, atacante alvi-azul, que até hoje é o maior artilheiro do clássico, com 41 gols em 45 jogos, atuando sempre pelo Avaí. O primeiro jogo entre os dois rivais foi um amistoso disputado em 13 de Abril de 1924, no Estádio Adolpho Konder, vencido pelo Figueirense por 4 X 3.

Em 1973 o Avaí fez sua primeira excursão internacional com jogos no Uruguai e Argentina: 3 X 3, contra o Peñarol, novo 3 X 3 com o Velez Sarsfield e 2 X 2 com o Argentino Juniors. Em 1974, o Avaí voltou à Argentina para disputar a “Taça Atlântida”, em Rosário, quando perdeu para o Newll's Old Boys por 3 X 0. Em 1976, o Avaí realizou a sua maior excursão internacional, jogando em quatro países: México, El Salvador, Costa Rica e Chile, contabilizando três vitórias, quatro empates e uma derrota.

O mascote do clube é um leão, oficiliazado depois de uma enquete realizada entre os associados e torcedores. Quem redesenhou o personagem foi o cartunista Alexandre Beck, em parceria com o Departamento de Marketing do clube. Foram apresentadas cinco opções de mascotes para a torcida e o leão vencedor foi aprovado com 28% dos votos. O leão será utilizado nas campanhas oficiais do clube e também nos produtos licenciados. O próximo passo será a realização de um concurso para definir o nome do Leão, que futuramente estará nos gramados da Ressacada para animar os torcedores. (Pesquisa: Nilo Dias)
Torcida do Avai fez merecida festa para saudar retorno a Série A do Brasileirão (Foto: site oficial do Avai F.C.)