Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Os 100 anos do “Tricolor do Alto”


O Teresópolis Futebol Clube, da cidade de Teresópolis (RJ), completou 100 anos de fundação no último dia 4 de abril. Embora não se encontre nenhum histórico mais completo do clube, sabe-se que nasceu da fusão de equipes amadores existentes na cidade, na época.

Inicialmente chamava-se Terezópolis Football Club. Somente em 15 de novembro de 1969 passou a atual denominação de Teresópolis Futebol Clube. Suas cores são verde, vermelho e branco e a mascote é a “Coruja”.

Sua estreia no profissionalismo foi em 1989 na “Terceira Divisão de Profissionais”, do Rio de Janeiro. Nesse certame, o clube perdeu cinco pontos pela utilização de jogadores em condições irregulares e acabou ficando em último no seu grupo, não passando da primeira fase. Depois disso, o Teresópolis entrou num período de longa inatividade, assolado por dívidas trabalhistas.

Retornou ao profissionalismo somente em 2001, quando disputou novamente o “Campeonato da Terceira Divisão de Profissionais do Estado do Rio de Janeiro”. A campanha foi apenas regular, com o ficando na quarta posição da classificação final, entre seis participantes. No ano seguinte oTeresópolis se licenciou das competições profissionais, retornando somente em 2003.

Novamente não foi bem, parando na primeira fase do campeonato, na quarta posição no grupo, que classificou os dois primeiros para a fase seguinte.

Em 2004, com um estrutura bem melhor, conseguiu finalmente passar da primeira fase, tendo inclusive superado o seu rival e quase homônimo Teresópolis Esporte Clube, que não se classificou. Na etapa seguinte da competição, por pouco não foi adiante, acabando eliminado.

Em 2005, a campanha foi fraca, não passando de um sexto lugar na primeira fase, e ainda com o agravante de ter pedido seis pontos pela escalação irregular de jogadores. Em 2006, os times da Terceira Divisão foram convidados a tomar parte em uma fase preliminar da Segunda Divisão.

Os que conseguissem superar esse desafio, seriam automaticamente promovidos para o ano seguinte. Os outros, por sua vez, poderiam jogar a Terceira Divisão do mesmo ano de 2006 e ainda obter vaga.

O “Tricolor do Alto” aproveitou bem a oportunidade e conseguiu a vaga, ficando em primeiro lugar no seu grupo. Na fase seguinte acabou eliminado.

Mas a Federação não reconhece o direito do clube de estar na Segunda Divisão e o caso foi parar na Justiça Desportiva. Apenas o pior clube dos oito que vieram da fase preliminar poderia ser rebaixado à Terceira Divisão de 2007, no caso o Rubro Social Esporte Clube.

Em 2007, a contragosto, o time teve de disputar a Terceira Divisão, quando passou da primeira fase, ficando em segundo. Na fase seguinte logrou classificação novamente, alcançando a segunda posição.

E na terceira fase foi outra vez segundo, classificando-se para a “Copa Rio de 2008”, cujo campeão teria vaga garantida na Copa do Brasil. Na fase final, contudo, foi eliminado e não conseguiu disputar as duas primeiras posições que lhe garantiriam o acesso.

Em 2008, finalmente teve reconhecido o direito de disputar a Segunda Divisão. Na primeira fase se classificou em segundo lugar. Mas na segunda fase foi eliminado, permanecendo na mesma divisão em 2009, mas pediu licenciamento do campeonato, o que se repetiu em 2010.

Já em 2011, sob a direção do presidente Frederico Menezes, o Teresópolis Futebol Clube conseguiu classificação à segunda fase do Campeonato Estadual da Série B, do Rio de Janeiro.

Em 2012 desistiu novamente do carioca da Série B, alegando falta de condições financeiras. O clube foi penalizado com o rebaixamento automático para a Série C do ano seguinte e perdeu todos os seus jogos por 3 X 0 (W.O).

Em 2013 e 2014, contando com o apoio da Prefeitura Municipal, o clube voltou as atividades, disputando os certames da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, nas categorias Sub-15, Sub-17, Sub-20 e profissional, na Série C.

O seu estádio é o Antônio Savatonne, com capacidade para 8 mil pessoas, localizado no Bairro do Alto, próximo a Delegacia de Polícia da cidade.  Foi inaugurado em 21 de março de 1998.Ali o Teresópolis F.C. realiza seus jogos e treinamentos das categorias profissional e de base.

O Estádio não tem tanta história assim, pois o clube nunca viveu bons anos e nem ganhou acesso a elite do Carioca. No entanto, foi ali que em 1966 a Seleção Brasileira de Futebol realizou os treinamentos para a Copa do Mundo da Inglaterra.

A equipe “Canarinho” ficou hospedada no Hotel Pinheiros e treinou no Estádio Antônio Savattone. Pelo seu gramado desfilaram craques como Pelé, Garrincha, Tostão e Gérson. Na ocasião o técnico Vicente Feola havia convocado 44 jogadores, que disputariam o direito de participarem daquele Mundial.

Isso mostra que a história da Seleção Brasileira com Teresópolis é muito anterior a 1987 quando foi inaugurada a concentração da CBF na Granja Comary.

Em 1966 antigos funcionários do hotel contaram que Garrincha escolheu uma suíte próxima ao bar do hotel, e que era extremamente generoso com as gorjetas para manter o fornecimento regular de bebidas alcoólicas.

A atual arquibancada do estádio do Teresópolis F.C. foi construída para os treinos da Seleção em 1966. O ano passado, o estádio passou por uma série de adaptações, com rampas de acesso e melhorias nos banheiros e vestiários.

Tem condição de alojar até 82 atletas simultaneamente, com o suporte de consultório de fisioterapia e de odontologia, para que os jogadores se dediquem com tranqüilidade aos treinamentos para alcançar o melhor resultado em campo.

O clube recebeu a doação de cadeiras e catracas do Maracanã, que foi reformado e modernizado para a Copa do Mundo, realizada no Brasil. (Pesquisa: Nilo Dias)

Time do Teresópiolis F.C., em 2011. (Foto: Divulgação)