Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

domingo, 2 de junho de 2019

Os 100 anos do Almirante Barroso

O Clube Náutico Almirante Barroso é um clube brasileiro da cidade de Itajaí, litoral do Estado de Santa Catarina. Está licenciado na Federação Catarinense de Futebol desde 1971, porém, por meio de uma parceria, desde 2016 cede seu nome, marca e estádio ao Navegantes Esporte Clube Ltda, agremiação que atualmente disputa o Campeonato Catarinense da Série B.

A fundação do Clube Náutico Almirante Barroso, originou-se de um descontentamento de cerca de 40 membros da diretoria do Clube Náutico Marcílio Dias, que não concordaram com a eleição da madrinha dos dois primeiros barcos adquiridos pelo Marcílio Dias.

Este grupo de descontentes se reuniu em um dos salões do então Grande Hotel, e acabaram fundando o Barroso. Esta reunião aconteceu no dia 11 de maio de 1919.

Neste mesmo dia foi homologada sua primeira diretoria oficial tendo como Presidente de Honra: Comandante Carlos N. Abreu Presidente: Eugênio Muller Filho. Vice Presidente: José Alves Pereira Tesoureiro: Bruno Malburg Secretario: Augusto Woigt. Orador: Marcos Konder Conselho Fiscal: Tiburcio Gonçalves, Euclides Dutra e Albano Ferreira Costa.

No dia 29 de junho de 1919, foi feito o lançamento da pedra fundamental para a construção da sede social, localizada na rua Pedro Ferreira, o batismo da pedra foi realizado pelo Padre Antônio Matias. A sede foi construída em 1920.

Em 1956, na administração do presidente Camilo Mussi foi inaugurado o Estádio no terreno adquirido no período da gestão do Dr. Camilo (Hoje denominado Estádio Camilo Mussi, popularmente conhecido como Campo de ET). Onde foi construída a nova sede social.

Desde a fundação do clube até 1940, a atividade principal da entidade era o remo, que teve uma trajetória brilhante, obtendo expressivas conquistas, dentre elas os campeonatos estaduais de 1920, 1921, 1927 e 1928.

O futebol entrou na história do clube por volta de 1949, quando foi feita uma fusão com o time do Lauro Müller (que havia sido campeão estadual em 1931). O Barroso sagrou-se campeão municipal em 1959 e vice-campeão estadual em 1963, tendo encerrado suas atividades no futebol profissional em 1971.

No dia 3 de março de 2016, as diretorias do Almirante Barroso junto ao Sport Clube Litoral (Navegantes Esporte Clube Ltda) confirmaram uma parceria, onde o Litoral assumiria a parte administrativa do clube e usaria o nome do Clube Náutico Almirante Barroso, para jogar a Série B do Campeonato Catarinense de 2016, já que pretende atrair mais torcida, coisa que não conseguiria se jogasse como Litoral. Adotando o nome do Barroso, o Litoral/Navegantes conquistou a Série B do Campeonato Catarinense em 2016.

O Clube Social, fundado em 1919, tem a administração inteiramente realizada por seus sócios que, a cada 3 anos formam chapas que se colocam à disposição dos sócios adimplentes para votação. A chapa eleita é composta pela Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal.

O presidente atual, eleito em fev/2017 é o Sr. Helio Orsi e está em sua segunda gestão eleito pela maioria de votos dos sócios. Dentre as atividades do Clube estão a administração da estrutura como os salões de festas, administração e manutenção do campo para os sócios, administração da piscina, academia, bem como de todo o patrimônio do Barroso, organização dos campeonatos internos e demais atividades voltadas para os sócios e a comunidade.

Desde 2016, o Barroso retornou ao futebol profissional através de uma parceria realizada com o Sport Club Litoral (Navegantes Esporte Clube Ltda). Desde então a administração do time profissional do Barroso é realizada sob a gestão do Navegantes Esporte Clube Ltda no formato de clube empresa. 

A parceria oferece ao time profissional o compartilhamento do espaço físico com os sócios mediante melhorias que beneficiam as duas partes, representando este clube que está próximo de completar seu centenário e já faz parte da história dos itajaienses.

Títulos. Estaduais: Campeonato Catarinense - Série B (2016). O título foi conquistado através da parceria com o Litoral/Navegantes, uma vez que o Almirante Barroso encontra-se licenciado desde 1971.  Municipais: Campeonato Itajaiense de Futebol (1959); Torneio início da LID (1960, 1961 e 1963)
O Clube Náutico Marcílio Dias é seu maior rival, seguido do Clube Atlético Itajaí, ambos são da mesma cidade. (Fonte: Wikipedia)


Clube Náutico Almirante Barroso, em 1959.