Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

O folclórico “Marcha-ré”

O ex-árbitro Antônio Gomes de Oliveira, o “Marcha-ré”, foi um personagem folclórico do futebol de Minas Gerais. Ele apitava desde a inauguração do “Mineirão”, em 1965. Depois de largar o apito trabalhou como delegado de pista. Com o fechamento do “Mineirão” para a Copa, ele passou a se dedicar aos projetos pessoais. Era torcedor do Villa Nova, de Nova Lima.

O ex-árbitro recebeu esse apelido porque gostava de correr de costas para acompanhar as jogadas de perto. O filho de Antônio Gomes conta que ele tinha facilidade de correr dessa maneira.

Personagem de muitos casos folclóricos no futebol, “Marcha-ré” gostava de contar para a família sobre uma briga em Uberlândia, envolvendo Edmundo, à época no Flamengo, e Zandoná, defensor do Vélez.

“Meu pai adorava contar o dia em que ele entrou no campo do “Parque do Sabiá” para separar a briga do Edmundo. O vídeo saiu na Internet e ele disse que a confusão poderia ter sido pior”, disse Danilo.

“Marcha-ré” faleceu no dia 27 de julho do ano passado, em consequência de problemas no coração e nos rins. Ele havia completado 80 anos em abril e dedicou 30 deles à arbitragem. (Pesquisa: Nilo Dias)