Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

A.A. Francana, a "Veterana"

Os desportistas David Carneiro Ewbank, Homero Pacheco Alves e Beneglides Saraiva foram os responsáveis pela fundação da Associação Atlética Francana, no distante dia 12 de outubro de 1912. Apelidada de “Veterana” a agremiação centenária, cujas cores são o verde e branco, se constitui em um verdadeiro patrimônio social, cultural e esportivo da cidade de Franca, interior de São Paulo.

Em 1910 o clube ganhou do coronel Francisco de Andrade Junqueira, o “Nhô Chico”, a área onde até hoje se localiza a sede social. O “Estádio da Bela Vista” foi inaugurado em 1922 e ali a Francana sediou seus jogos até 1969, quando foi construído o “Estádio Municipal José Lancha Filho”, com capacidade para 15.100 expectadores. O nome do estádio, que foi inaugurado em 9 de julho de 1969, é uma homenagem ao então prefeito de Franca, que em 2005 chegou a presidir o clube.

O “Estádio da Bela Vista”, também conhecido por "Nhô Chico", teve as suas arquibancadas inauguradas em 21 de abril de 1947, em jogo amistoso contra o São Paulo, vencido pelo clube da Capital por 5 X 4. Atualmente o “Nho Chico” não recebe mais jogos da Francana, em razão da sua estrutura arcaica. No local são realizados treinos das categorias de base. A fachada do estádio faz parte do patrimônio histórico da cidade de Franca e não pode ser modificada.

O primeiro título conquistado pela Francana foi em 1923, quando ganhou o "Torneio Alta Mogiana", vencendo ao Botafogo, de Ribeirão Preto, nos dois jogos finais, 2 X 1 em Franca e 3 X 2 em pleno Estádio Luis Pereira, casa do adversário.

O time de Franca aderiu ao profissionalismo em 1948, quando disputou o primeiro campeonato da “Divisão de Acesso”, organizado pela Federação Paulista de Futebol, ficando na terceira posição. O time tinha Marreco – Antero e Amauri – Tutti – Gonçalves e Eca – Tim – Tidão - Tonho Rosa – Luisinho e Canhotinho. O campeão foi o XV de Piracicaba.

Em 1977, depois de várias tentativas sem êxito, finalmente o time chegou a chamada “elite” do futebol paulista. No dia 4 de dezembro daquele ano, derrotou o Araçatuba no jogo final por 2 X 0, gols de Zé Antônio e Antenor. O time campeão formou com Geninho – Gasparzinho – Boca - Zé Mauro e Eraldo - Renê - Zé Antônio e Marinho – Antenor - Assis e Delém.

O grande feito da equipe esmeraldina foi muito festejado pela população de Franca. O prefeito da época, Mauricio Sandoval Ribeiro chegou a decretar feriado municipal no dia seguinte ao acesso a Divisão principal do futebol paulista, para que a população pudesse comemorar a inédita conquista.

A Francana se manteve na “elite” até 1982, quando conheceu o rebaixamento. No período em que esteve no principal campeonato da Federação Paulista de Futebol, conseguiu alguns resultados importantes, como uma vitória de 2 X 0 sobre o São Paulo, em pleno Pacaembu, em 1978.

Em 22 de agosto de 1979, diante de mais de 40 mil torcedores que lotaram o Pacaembu, a “Veterana” derrotou o Corinthians por 1 X 0. No dia 8 de dezembro de 1982, na sua última participação no “Paulistão”, venceu ao Santos por 3 X 1, em plena Vila Belmiro.

Depois de rebaixada, a Francana se licenciou em 1983, só voltando a campo em 1984 participando da Série A2 até 2005, quando caiu para a Série A3, onde se encontra até hoje. Longe daquela equipe que disputou a “elite”, não consegue fazer boas campanhas. Tanto é verdade que seu melhor desempenho foi em 2009, quando chegou ao quadrangular semifinal. Nas Copas Paulistas de 2010 e 2011 apenas passou da primeira fase.

Em competições nacionais o melhor desempenho da Francana foi em 1997, quando disputou a Série C do Campeonato Brasileiro, terminando em terceiro lugar. Perdeu o acesso para a Série B do ano seguinte na última rodada, quando foi derrotada pelo Sampaio Corrêa, do Maranhão, por 3 X 1. Antes, já havia participado do “Brasileirão” da Série C, em 1979, quando foi eliminada na primeira fase.

O jogador Tonho Rosa, que participou em 1948 da primeira disputa profissional da Francana é considerado o maior ídolo da história do clube. Pelo time alviverde passaram outros bons jogadores, casos de Assis, que brilhou no Fluminense, do Rio de Janeiro, William, ex-zagueiro do Corinthians Paulista e Geninho, ex-goleiro e atual técnico de futebol.

Títulos conquistados. Torneio Alta Mogiana (1923); Campeonato Paulista - Série A2 (1977); Vice-Campeonato Paulista A2 (2002) e Vice-Campeonato Paulista A3 (1996).

A mascote da A.A. Francana é a “Feiticeira”. Ela surgiu depois de uma vitória contra a equipe rival da Catanduvense, da cidade de Catanduva, que é conhecida como “Cidade Feitiço”. O resultado do marcou tanto que a mascote do clube passou a ser uma “Feiticeira”. (Pesquisa: Nilo Dias)

Time da Francana, em 1925. (Foto: Acervo fotográfico da A.A. Francana)