Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

O Palmeiras agora é centenário

A Sociedade Esportiva Palmeiras, clube dos italianos e seus descedentes, em São Paulo, completa hoje 100 anos de fundação. Fundado no distante dia 26 de agosto de 1914, chamou-se inicialmente de Societa Sportiva Palestra Italia.

O primeiro jogo disputado pela nova equipe, que se tem notícia, foi realizado em 24 de janeiro de 1915 frente a equipe do Savóia, do atual município de Votorantim, à época distrito de Sorocaba, no interior paulista. O Palerstra venceu por 2 X 0 com gols de Bianco e Alegretti.


O primeiro goleiro do Palestra Itália disputou apenas um jogo e não sofreu nenhum gol e, assim como Savóia, também era sorocabano: seu nome José Stilitano, o primeiro de uma lendária escola de arqueiros.

Nas décadas de 1920 e 1930 colecionou muitos títulos e conquistou grande número de torcedores. Mas quando da Segunda Guerra Mundial, por ordem governamental, foi obrigado a mudar de nome. Decreto do então presidente Getúlio Vargas, proibiu qualquer referência que lembrasse os países em guerra com os Aliados, casos de Alemanha, Itália e Japão.

A escolha do nome Palmeiras deu-se para aproveitar o “P” no uniforme e lembrar a extinta Associação Atlética das Palmeiras, onde alguns jogadores do extinto Palestra haviam jogado. Em homenagem ao antigo Palestra Itália, alguns clubes, principalmente do interior paulista, também foram chamados de Palestra.

Ccasos de Palestra Esporte Clube, de São José do Rio Preto e Palestra, de São Bernardo. Outros foram extintos, como o Palestra Itália, de São Carlos, Palestra Itália, de Rio Claro e Palestra Futebol Clube, de Ribeirão Preto.

Em Belo Horizonte o atual Cruzeiro Esporte Clube, foi fundado como Palestra Itália. E pelo mesmo motivo que o clube paulista, teve de mudar a denominação, quando do evento da Segunda Guerra Mundial.

No Paraná houve um Palestra Itália Futebol Clube, fundado em 1921, que fundiu-se com o Britânia Sport Club e com o Clube Atlético Ferroviário em 1971 para dar origem ao Colorado Esporte Clube. O Colorado, por sua vez, fundiu-se ao Esporte Clube Pinheiros, formando o Paraná Clube em 1989.

Interessante notar ainda que houve um clube denominado Palestra Itália, que não praticava futebol, na cidade de Nova Iorque, onde a imigração italiana também deixou influências socioculturais muito fortes.

Em 20 de setembro de 1942 o antigo Palestra Itália disputou a primeira partida com o novo nome de Palmeiras, quando levantou o título paulista frente o São Paulo F.C., no Estádio Municipal do Pacaembu, no episódio histórico que ficou conhecido como “Arrancada Heróica”.

Grandes jogadores do futebol brasileiro já vestiram a camisa verde e branca do Palmeiras, casos de Oberdan Cattani, recentemente falecido, Waldemar Fiúme, Villadoniga, Jair da Rosa Pinto, Liminha, Rodrigues, Ademir da Guia, Dudu, Julinho Botelho, Djalma Santos, Servílio, Humberto, Mazzola, Tupanzinho, Luis Pereira, Leivinha, César, Leão, Evair, Edmundo, Roberto Carlos, César Sampaio, Mazinho, Edilson, Zinho, Arce, Aléx, Cléber, Oséas, Paulo Nunes, Júnior, Euller e os goleiros Velloso e Marcos, entre outros.

Conhecido como "Divino" por conta da grande classe no trato da bola e pela eficiência, Ademir da Guia é considerado o maior jogador da história do alviverde, com a impressionante marca de 901 jogos, 153 gols marcados e dezenas de títulos conquistados, entre campeonatos oficiais e torneios amistosos nacionais e internacionais.

O maior artilheiro da história palmeirense foi Heitor Marcelino, que atuou pelo Plestra Itália nas décadas de 1920 e 1930. Marcou 327 gols e quebrou diversos recordes, como por exemplo, mais gols em uma só partida. Seguem-se, César Maluco, com 180 gols, Ademir da Guia, 153, Lima 149 e Servilio, 140.

Em 7 de setembro de 1965, quando da inauguração do Estádio Magalhães Pinto, o “Mineirão”, em Belo Horizonte, o Palmeiras foi o primeiro clube a representar a Seleção Brasileira, em jogo contra o Uruguai, vencido por 3 X 0.  
A S.E. Palmeiras, embora não atravesse um bom momento, já tendo caido para a Série B do Campeonato Brasileiro por duas vezes, é um dos times mais vencedores e de maior torcida do País. As cores do Palmeiras são o verde e branco.

O vermelho, presente desde a fundação em 1914, foi excluído durante a Segunda Guerra Mundial, quando da reunião que formalizou a mudança de nome de Palestra Itália para Palmeiras.

Seus títulos mais importantes conquistados no futebol são a Copa do Brasil, a Copa Mercosul e a Copa Libertadores da América, todos em 1998, e a Copa Rio de 1951, reconhecida recentemente pela FIFA como o primeiro Campeonato Mundial de Clubes.

Nessa competição o clube paulista derrotou no jogo final a Juventus, da Itália, perante 100 mil pessoas no Maracanã. E ainda a Copa do Brasil de 2009

O Palmeiras possui ainda 8 títulos nacionais, 4 do Campeonato Brasileiro (1972, 1973, 1993 e 1994), principal disputa do País desde 1971 e mais 2 da Taça Brasil (1960 e 1967) e 2 do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 1969), principais disputas brasileiras entre 1959 e 1970, que foram oficializadas pela CBF em 2010 também como Campeonatos Brasileiros.

Além destes campeonatos, o Palmeiras já venceu no País as Copas do Brasil de 1998 e de 2012 e a Copa dos Campeões de 2000, competições também organizadas pela entidade máxima do futebol brasileiro.

No Estado de São Paulo, o Palmeiras também é um dos principais vencedores, com 22 conquistas do Campeonato Paulista de Futebol e mais dois títulos extras da mesma competição.

Em 2005, no dia 11 de outubro, foi sancionada na cidade de São Paulo a Lei n.º 14.060, que definiu o dia 20 de setembro como o "Dia da Sociedade Esportiva Palmeiras", que passou a ser lembrado anualmente na capital paulista, já que passou a integrar o Calendário Oficial do Município.

O Palmeiras conta atualmente com 15 mil associados. O clube é dono do Estádio Palestra Itália, no bairro de Água Branca, onde se encontra toda a parte social do clube, que envolve o Conjunto Aquático, ginásio de esportes, Centro de Convivência Social, que abriga bares, lanchonetes, solarium, academia de ginástica e musculação, além de Departamentos Esportivos, Centro de Recreação Infantil, quadras poliesportivas e a sala de troféus.

A agremiação também conta com um Clube de Campo, no Bairro de Parelheiros, com 138 mil m2, com piscinas, dois cmpos de futebol, quatro quadras de tênis, duas quadras de bochas, salão de jogos, sala de TV, berçário, enfermaria, dus lanchonetes, um restaurante, uma área para churrasco com 52 quiosques, dois lagos e um playground completo.

O velho Estádio Palestra Itália, localizado entre os distritos da Barra e Funda e Perdizes, na Zona oeste da cidade, foi adquirido pelo clube em 1920, com o apoio da Companhia Matarazzo.

Em julho de 2010, deixou de receber partidas de futebol e demais eventos, em virtude do início das reformas para transformar o local em uma moderna arena multiuso, o “Allianz Parque”. Antes da reforma, possuía capacidade para 27.650 pessoas. Após ficar pronto, poderá receber até 46.700 pessoas. (Pesquisa: Nilo Dias)

Palestra Itália, campeão paulista de 1933. (Foto: Acervo fotográfico da S.E. Palmeiras)