Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 11 de junho de 2019

Ourinhense agora é centenário

O Clube Atlético Ourinhense, da cidade paulista de Ourinhos é mais um clube a se tornar centenário no futebol brasileiro. Chegou a disputar uma edição do “Campeonato Paulista da Segunda Divisão” e seis edições do “Campeonato Paulista da Terceira Divisão”. Atualmente disputa apenas competições amadoras.

No inicio do povoamento, a pequena estação ferroviária era o marco divisor de duas áreas bastante distintas da povoação que se chamaria Ourinhos.

Inicialmente foram abertas três ruas ao norte da estação – as atuais Avenida Jacinto Sá que permitia o acesso à rodovia Raposo Tavares, a rua Amazonas e a rua Pará.

Na parte sul abriu-se o caminho para o rio Paranapanema onde uma balsa permitia a travessia do rio e o conseqüente acesso ao estado do Paraná. Até 1910 já eram abertas mais duas ruas – as atuais ruas São Paulo e 9 de julho, antes, Minas Gerais.

Ainda na parte sul, um espaço utilizado pelos primeiros moradores como campo de futebol.

Ao redor desse espaço foram se fixando novos imigrantes e a própria elite agrária da região. Até 1918 quando a povoação foi elevada a município, uma nova elite havia se formado. A cidade havia aumentado até a altura da atual rua Paulo Sá.

Ao redor do que antes fora um campo – reservado para uma praça (praça Melo Peixoto) fixaram-se lojas como a Buri, Riachuelo, Pernambucanas, Renner, a casa Amaral, a Singer, a pensão central, dois bancos, o bar central. 

Souza Soutelo construiu varias casas de madeira depois substituídas por de alvenaria, levantou-se uma Igreja, os metodistas chegaram à nova cidade. Instalou-se uma prefeitura, uma câmara municipal e uma serraria.

Os Cury se estabeleceram com uma agencia de automóveis e eletrodomésticos. Mais ao sul se fixaram os Mori. Depois vieram outros.

Instalou-se uma agencia de telefonia (Companhia Telefônica de Ourinhos). Ao longo da hoje rua São Paulo havia uma cocheira de aluguel (atual posto São José), uma pensão, mais tarde uma rádio clube e na esquina surgiria ainda um cinema  – o Cine Casino.

Em 1919 essa nova elite formada nessa área fundava o Clube Atlético Ourinhense, liderada pelos Cury e pelos Ferrari. O salão foi instalado inicialmente em um barracão dos Ferrari na avenida Jacinto Sá e depois no antigo caminho do Paraná (hoje Loja Nova Nunes).

No inicio não era um clube fundado para a prática do futebol considerado já um esporte muito popular. Os membros estavam preocupados em estabelecer um local apropriado para suas reuniões, seus saraus, seus bailes (bastante elitista, por sinal), seus jogos de salão. O basquete, o vôlei, o tênis e a natação eram bem vistos e o clube chegou a ter uma excelente equipe de basquete.

O futebol, no entanto parecia estar no sangue dos Cury e logo também se formava uma equipe na qual os principais jogadores eram membros dessa nova elite formada na cidade.

Entre os jogadores podemos citar as figuras de Alberto Braz, Esperidião Cury, Hermínio Vidal, Santo Perino, Daniel Leirião,Mario Cury, Bento Perino e até o cabo Arlindo Gomes. 

O time foi eleito em 1937 como o clube mais popular da cidade numa enquete do jornal "A Voz do Povo". Daniel Leirião, por sua vez, foi eleito o jogador mais popular. Por essa época o futebol já era um esporte bastante popular.

Em terrenos adquiridos pelo Cury e Ferrari ao lado da estrada que levava até as terras de Benicio do Espírito Santo, ao norte, construíram um campo de futebol, bem ao lado do construído pelo seu maior rival, o Esporte Clube Operário fundado já em 16 de junho de 1920.

O campo do Operário aliás já era um campo de futebol do extinto Aurora F.C. adquirido em 1933 por influencia do próprio C.A. Ourinhense.

Bem administrado o novo clube, logo os Cury compraram da família Mano uma extensa área de terra bem na nascente de um riacho e ali construiriam um centro social e esportivo com piscinas, salão social e um estádio de futebol.

A elite do Ourinhense nos anos 30, 40, 50 e 60 contava com a união de diversas famílias, como a de João Batista Crivelari, Aristides Viana, Antonio Carlos Mori, Benedito Monteiro, Edison Leonis, Carlos Eduardo Devienne, Vasco Fernandes Grilo, Humberto Mori, Miguel Cury, Julio Mori, Ítalo Ferrari, Antonio Saladini e Antonio Dias Ferraz

Em 1933 houve a extinção do Aurora, outro clube da cidade, que provavelmente se fundiu com o Ourinhense, que mudou sua sede para a rua São Paulo e já tinha o seu próprio campo construído em terras dos Cury e Ferrari.

Em 1938 o clube ganhou o “Torneio Primeiro de Maio”, vencendo a final contra o Platinense, de Santo Antônio da Platina, em jogo realizado dia 29 de maio.

O Ourinhense foi campeão jogando com Nelito - Sebastião e Geto. Caetano - Amador e José. Alfredo – Edgar – Antoninho - Hermínio e Luis. O juiz da partida foi Arnaldo Pocay.

Em 1942, pela primeira vez a recém criada Federação Paulista de Futebol realizou um campeonato amador a nível estadual e lá estava o Clube Atlético Ourinhense participando como integrante da 14ª região.

Vencedor na região acabou sendo desclassificado logo em seguida pela associação Ferroviária de Botucatu. Perdeu por 4 X 1, em jogo realizado no dia 4 de outubro de 1942.

Em 1949 o Ourinhense não conseguiu a classificação para a disputa do regional. Em 1950 e 1951 tornou-se o campeão da cidade e da 14ª Região. E depois participou do "Campeonato da Divisão de Acesso".

A partir de 1959 já existia uma Liga Ourinhense de Futebol responsável em apurar o campeão da cidade para a disputa do regional e o Ourinhense perdeu na final para o recém surgido Sociedade Esportiva Palmeira.

Em 1961, 62, 63, 64, 65 e 1966 disputou a “Terceira Divisão” - havia uma divisão intermediária entre a segunda e a “Primeira divisão”, daí, a “Terceira Divisão”.

Após a morte de Carlos Cury, no entanto, o clube foi se popularizando cada vez mais e a direção passou para outras mãos e ao que sabe também já envolvido em dívidas, principalmente as trabalhistas, o que indica que vinha sendo mal administrado

O clube fica localizado à beira da “Rodovia Raposo Tavares” e a sua entrada principal está localizada numa travessa. Suas dependências são simples, porém muito bem conservadas, permitindo que os seus 2.800 associados possam usufruir de um conforto bastante razoável, num ambiente aconchegante.

Com relação a possível volta ao futebol profissional, não está descartada e, para isso, basta aparecer alguma parceria para que o CAO possa voltar aos gramados.

Isso esteve perto de acontecer em 2006, quando o Guarani, de Campinas acenou com a possibilidade de uma parceria nos mesmos moldes que o São Caetano fez com a Santacruzense, porém acabou não dando certo.

Participações em estaduais. Segunda Divisão - atual A2 (1952; Terceira Divisão - atual A3 (1961 - 1962 - 1963 - 1964 - 1965 e 1966)

Títulos regionais e municipais, Campeão do município (1942, 1943, 1948, 1950 e 1951); Campeão da Liga Ourinhense de Futebol (1990 e 2002) e Campeão regional (2004 e 2005). (Pesquisa: Nilo Dias)