Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

O goleiro que virou humorista

O ex-goleiro de Internacional e Grêmio, Luiz Fernando Perez Bento, conhecido como “Marraspodi”, aos 80 anos de idade virou humorista. Desde criança ele gostava de imitar personagens e de fazer caricaturas no quadro negro e ainda de tirar sarro da professora no colégio.

Depois de aposentado, seguiu sua vocação para o humor e hoje faz shows por onde é chamado, inclusive, em outros Estados. Nos shows, faz imitações de Roberto Carlos, dança tango com uma boneca de pano e conta piadas apimentadas. E não aceita pagamento em troca de sua arte. Garante que faz por amor. E até já gravou um CD de piadas.

“Marraspodi” é gaúcho de Porto Alegre. O apelido se deve a sua semelhança com um famoso atleta argentino dos anos 50. Antes de ser qualquer outra coisa na vida, foi jogador de futebol. Começou a carreira em 1952, no time de Infantis do S.C. Internacional, que o descobriu jogando na várzea da Capital.

Sagrou-se campeão Juvenil pelo clube colorado em 1952. Depois foi para o Renner, também de Porto Alegre, onde foi campeão Juvenil em 1953/1954. Em 1955/1956 defendeu os Juvenis do Cruzeiro, da Capital, com algumas participações no time principal. Lembra que num “Torneio Início” defendeu quatro pênaltis.

Chegou às categorias de Base do Grêmio em 1957, sendo mais uma vez campeão de juvenis. No ano seguinte fez parte do grupo titular campeão do Estado. E nesse mesmo ano jogou profissionalmente no Cachoeira, da cidade de igual nome, e em 1959 foi para o Juventude, de Caxias do Sul, sendo considerado o melhor goleiro do Campeonato Estadual de 1960.

No seu tempo os goleiros ainda não usavam luvas. E por não ter essa proteção, guarda até hoje uma herança da carreira no futebol, ficou com um dedo torto, resultado de uma fratura em campo.

Em 1961, “Marraspodi” deixou os gramados com apenas 23 anos de idade. O motivo para isso foi um pedido do seu pai. Na época o jogador de futebol não era valorizado como agora. E ele havia passado em um concurso público para a Caixa Econômica Federal, preferindo a garantia de um emprego fixo.

No banco foi avaliador de joias, função que exerceu por 26 anos. Hoje, “Marraspodi” está aposentado. Mas garante que não totalmente, pois é formado em Educação Física desde 1974. 

E também é proprietário da “Academia Marras”, de Ginástica, onde atua até hoje. Deu aulas de “jump”, alongamento e musculação até os 78 anos. Garante ser um dos profissionais mais antigos em atividade na cidade, com mais de 40 anos de trabalho.

Na sua avaliação Osvaldo Rola, o “Foguinho”, do Grêmio, Lauro Só, do Cruzeiro e João Batista Grossi, o “Pastelão”, do Juventude de Caxias do Sul, foram os melhores técnicos que conheceu.

O lance que mais marcou sua carreira aconteceu num clássico Grenal, pelo campeonato Juvenil de 1957. O Grêmio estava ganhando, quando quase no final o Internacional empatou. Ao sofrer o gol, “Marraspodi” ficou deitado no gramado, parecendo não acreditar. 

Foi quando um zagueiro de seu time, indignado lhe falou: levanta de uma vez e vai pegar a bola. Logicamente para ser reiniciado o jogo. E o goleiro respondeu: “agora não adianta pegar, eu deveria ter pego antes". Até o juiz do jogo começou a rir. (Pesquisa: Nilo Dias)