Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

108 anos de futebol (2)

O Andarahy Athletico Club foi fundado no dia 9 de novembro de 1909. Localizava-se na Rua Barão de São Francisco, no Bairro de Vila Isabel, na Zona Norte da cidade.

O Estádio era chamado de “Barão de São Francisco”, e pertenceu ao clube até 1962, quando foi vendido ao América por CR$ 60 milhões, passando a chamar-se Wolney Braune. Nos anos 90, o América vendeu o estádio que atualmente é o Shopping Iguatemi, em Vila Isabel.

O uniforme do Andarahy tinha às cores verde e branco. Durante a história, o clube alternou dois modelos de uniformes: camisa inteiramente verde e calções brancos e camisa listrada na vertical alviverde e calções brancos.

O alviverde disputou 20 campeonatos estaduais, sendo o último em 1937. A sua melhor colocação no certame Carioca ocorreu em 1924, quando foi o quarto colocado, atrás de Vasco da Gama, Engenho de Dentro e Bonsucesso.

O Confiança Athletico Club foi fundado em 26 de abril de 1915. Era um clube do Andaraí, bairro da Zona Norte. Sua sede ficava na Rua Silva Teles, que pertenceu à antiga fábrica de tecidos de mesmo nome. O quadricolor - verde, preto, vermelho e amarelo, disputou dois campeonatos cariocas, em 1924 e 1933.

Apesar de ter disputados dois Estaduais, em ambos, terminou na 5ª posição. Na primeira, a equipe obteve cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Na segunda, foram cinco vitórias, sete empates e seis derrotas.

Nos anos 60 e 70 passou a disputar o campeonato amador do Departamento Autônomo da Federação de Futebol do Rio de Janeiro. Em 1990, passou para a terceira divisão de profissionais e no ano seguinte disputou a segunda divisão, porque a verdadeira segundona passou a se chamar "Intermediária", e, portanto, a terceira virou segunda.

Em 1993, o seu registro na Federação deu lugar ao Barra da Tijuca Futebol Clube, numa fusão articulada para que este entrasse direto na segunda divisão, sem precisar disputar a terceira. 

Durante a década de 90, o clube se extinguiu e parte da sua sede foi incorporada à quadra da “Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro”, e o restante ao “Boulevard Shopping”, lateral à Rua Maxwell.

O Carioca Football Club foi fundado em 16 de março de 1907, com o nome de Club Sportivo Victorioso. Depois mudou de nome para Carioca Football Club. Na década de 30, fundiu-se com o Gávea Sport Club e ficou com o nome definitivo de Carioca Esporte Clube. Seu Estádio, da Estrada Dona Castorina ficava no Bairro do Jardim Botânico.

O Mavílis Football Club foi fundado no dia 23 de setembro de 1915. Era um clube do Caju, bairro da Zona Norte da cidade. O clube disputou os campeonatos de 1933 e 1934, e extinguiu-se na década de 70. O rubro-anil do Caju mandava os seus jogos no “Estádio Praia do Retiro Saudoso”, na Rua Carlos Seidl, no Bairro do Caju.

O maior momento da história do Mavílis aconteceu em 1934, quando terminou como vice-campeão do Campeonato Carioca da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA). O Mavílis, inclusive, venceu o Botafogo, que foi o campeão, por 2 X 0.

O uniforme constava de camisa vermelha, com gola azul, calção branco e meias azuis. Sendo que o segundo uniforme trazia a camisa branca com duas listras em horizontal, uma azul e outra vermelha. A cor branca não fazia parte das cores do clube.

Um fato curioso é que o nome Mavílis vem das iniciais de Manuel Vicente Lisboa, um dos diretores da Companhia América Fabril e grande incentivador do esporte entre os funcionários da fábrica, que resolveram homenageá-lo no nome do clube.

O Villa Isabel Football Club foi fundado em 2 de maio de 1912, como um time da classe operária. Suas cores eram preto e branco. Era sediado no bairro homônimo, na Zona Norte da cidade. Usou a Praça 7 de março, hoje Praça Barão de Drummond em alguns jogos e durante a disputa da elite carioca, o Jardim Zoológico de Vila Isabel, hoje “Recanto do Trovador”, a 800 metros da Praça 7 de março.

Foi o Villa Isabel que realizou o primeiro jogo noturno da América Latina, em 1914. O jogador mais famoso de Vila Isabel foi Amarildo, que também jogou por Botafogo e Flamengo e por alguns clubes da Europa. Ele foi até campeão mundial em 1962, como suplente de Pelé.

Títulos: Campeão Carioca da Série B, 1ª Divisão (1921 e 1923); Campeão Carioca da 2ª Divisão (1915, 1916, 1922 e 1925); Campeão Carioca da 3ª Divisão (1914); Campeão Carioca de 2°s quadros da Terceira Divisão (1914) e Campeão Carioca de 3°s quadros (1924).

O Villa Isabel usou dois uniformes distintos em sua história. O primeiro, todo branco, tinha uma bola de futebol com as iniciais V.I.F.C. no centro da camisa, com raios negros saindo desta e, por conta disso, o clube era conhecido como o "Raio de Sol". Na década de 20, o clube alterou seu uniforme para camisa preta com finas listras verticais brancas, calções brancos e meias pretas.

Existe atualmente um clube social chamado Associação Atlética Vila Isabel, com escudo muito similiar ao do Villa Isabel Football Club, apenas com cores diferentes. Tal clube, porém, não guarda relação alguma com o extinto Villa Isabel F.C.

O Hellênico Athletico Club foi fundado em 25 de setembro de 1916, no centro do Rio de Janeiro. Não possui relação alguma com o clube atual homônimo, Helênico Atlético Clube, existente no mesmo bairro do Rio Comprido.

Em 1918 se transferiu-se para o Bairro de Rio Comprido. Disputou os Campeonatos Cariocas de 1924 e 1925. O clube extinguiu-se na década de 30.

Títulos estaduais: Campeão Carioca da Segunda Divisão (1923); Campeão Carioca da Terceira Divisão (1919); Campeão Carioca de 2°s quadros da Terceira Divisão (1919).

O Germânia Football Club localizava-se na Rua da Escola, no Bairro de Jardim Botânico. Foi fundado em 1910. Era um clube que jogava no campo Público da Quinta da Boa Vista em São Cristovão, em 1912/1913, pois não tinha campo próprio.

O clube disputou o Campeonato Carioca da AFRJ em 1912 e foi campeão dos segundos quadros. O campeão dos primeiros quadros foi o Botafogo Football Club, atual Botafogo F.R. Em 14 de junho de 1917, o Germânia fez uma união com o Jardim F.C., sendo absorvido pelo mesmo.

O clube é erroneamente citado em várias fontes como Sport Club Germânia, nome este de uma agremiação paulista, atual Esporte Clube Pinheiros.

O Cattete Football Club, equipe extinta do Bairro do Catete, Zona Sul da cidade, foi fundado em 30 de maio de 1909. Tinha as cores azul e branco. Disputou uma edição do Campeonato Carioca principal, em 1912. Em 1917, conquistou seu único título, o Campeonato Carioca da Segunda Divisão.

Foi absorvido pelo Engenho de Dentro Atlético Clube em 1919. Alguns sócios, não satisfeitos, fundaram o Sport Club Cattete. O Cattete F.C. da década de 30 não era o mesmo clube que foi fundado em 1909, tampouco o S.C. Cattete

O Internacional Football Club, fundado em 3 de outubro de 1904, em Botafogo, bairro da Zona Sul da cidade. Quando fundado as suas cores eram vermelho e branco, posteriormente, a partir de 17 de junho de 1905, verde e branco. O clube disputou um Campeonato Carioca em 1912, extinguindo-se anos depois.

Muita confusão é feita pelos leigos entre este clube e a Associação Athletica Internacional, antigo Football and Athletic Club, do bairro da Tijuca, participante do Carioca de 1907.

O Palmeiras Athletico Club foi fundado em 23 de março de 1911. Sua sede estava localizada no Bairro de São Cristóvão, na Zona Norte da cidade. Suas cores eram azul e preto. Sua camisa era azul com finas listras verticais negras e calções pretos.

Títulos. Tricampeão Carioca de 2°s quadros da Segunda Divisão (1917, 1918 e 1919); Campeão Carioca da Segunda Divisão (1919); Campeão Carioca da Terceira Divisão (1915); Campeão do Torneio Início (1921) e Campeão Carioca de 2°s quadros da Terceira Divisão (1915).

O Sport Club Brasil foi fundado em 18 de novembro de 1912, e tinha as cores branca e vermelha. Era do Bairro da Urca, Zona Sul da cidad. Disputou os Campeonatos Cariocas de 1923 e 1934. Ainda na década de 30, o clube extinguiu-se.

Seu uniforme era composto por uma camisa branca com uma faixa horizontal vermelha, calções brancos e meias brancas contendo o monograma S.C.B. em vermelho no peito. Por conta de seus trajes, era conhecido como o "Clube da Faixa Rubra".

Seus títulos no futebol foram o Campeonato Carioca de Juvenis, atual Juniores, de 1932 e o Campeonato Carioca de 2º Quadros da 3ª Divisão de 1916.

Os maiores ídolos do clube foram Nilo Murtinho Braga, que depois disputou o Campeonato Carioca de 1923 pelo Botafogo Futebol Clube e Leônidas da Silva, que atuou pelo S.C. Brasil no 1° semestre de 1935. Posteriormente, em junho do mesmo ano, ingressou no Botafogo e foi tetracampeão carioca (1935).

O S.C. Brasil ganhou o campeonato estadual de basquete em 1928. Participou no campeonato até 1937.

O Syrio e Libanez Atlético Clube era um clube da Tijuca, bairro da Zona Norte tinha as cores vermelho, preto e branco. Seu uniforme era em estilo cobra-coral, ou seja, listrado na horizontal em vermelho e preto separado por linhas brancas mais finas.

Disputou campeonatos cariocas na década de 20, e na década de 30 extinguiu-se. Atualmente existe um clube social chamado Clube Sírio e Libanês do Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo, inclusive com as mesmas cores, o que leva muitos a confundirem esses dois clubes. No entanto, não há nada em comum entre eles.

O Engenho de Dentro Atlético Clube foi fundado em 3 de novembro de 1912. Era conhecido pelo apelido de “Fantasmas Azuis”, em razão de suas cores, azul e branca. Foi criado como Engenho de Dentro Football Club. Assustava seus adversários com estupendas vitórias e títulos nas décadas de 20 e 30.

Disputou os Campeonatos Cariocas de 1924, 1933, 1934, além dos Campeonatos Cariocas promovidos pela LMDT de 1925 a 1927. Em 30 de setembro de 1950, participou como convidado do Primeiro Torneio Início do Campeonato Carioca, ocorrido no estádio do Maracanã. Foi eliminado pelo Olaria após derrota de 1 X 0.

Sua praça de esportes localizava-se na antiga Rua Engenho de Dentro, atual Adolfo Bergamini, entre os números 151 e 155. No local existe hoje a Escola Municipal Rio Grande do Sul. 

Em 1946, o campo passou para a Rua Henrique Scheid. A inauguração ocorreu em 7 de setembro daquele ano, com vitória do Vasco da Gama por 4 X 2 sobre o Flamengo, em um duelo de equipes mistas. O campo existe até hoje, como local de peladas.

Nos ultimos anos, vinha disputando a "Copa Carioca de Futsal", sendo em 2002, campeão na categoria fraldinha. Atualmente, suas dependências se restringem a um ginásio localizado à rua Monsenhor Jerônimo, no bairro de mesmo nome.

Títulos. Campeão Carioca da Segunda Divisão (1932); Campeao da Liga Suburbana de Futebol (1916, 1917 e 1918); Campeão da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (1925). (Pesquisa: Nilo Dias)


Time do Andarahy que disputou o Campeonato Carioca de 1916. (Foto: Divulgação)